Páginas

sábado, outubro 16, 2010

Cachorros - Cálcio.


Cachorros - Cálcio: O cálcio juntamente com o fósforo são minerais fundamentais e indispensáveis na dieta dos cachorros, e são essenciais para o pleno desenvolvimento de sua massa óssea. Estes minerais proporcionam aos ossos densidade e rigidez, auxiliam na coagulação sanguínea e na monitoração da passagem dos fluidos para as paredes das células, e tambem são necessários para a estimulação dos nervos. Uma carência de cálcio e fósforo, principalmente no decorrer do primeiro ano da vida de um cachorro filhote, terá como consequencia uma má formação e fragilidade ósseas e tambem  raquitismo. 


Anteriormente quando não existia ainda no mercado a possibilidade e a disponibilidade de se adquirir rações para cachorros com todos os nutrientes necessários completas e balanceadas, o raquitismo era normalmente observado em cachorros filhotes e jovens em fase de crescimento. Esta deficiência ósseo está relacionada a uma carência de cálcio, fósforo e tambem vitamina D e acarreta em ossos porosos, sem densidade, e mal formados, pois não se calcificam e nem adquirem rigidez e originando doenças como osteoporose e ostro-distrofia. Atualmente, com uma ampla quantidade de rações disponíveis no mercado com preços acessíveis e que proporcionam tambem uma maior praticidade para se alimentar os cachorros, a ocorrência de raquitismo e rara. 


Após o desmame os cachorros necessitam se alimentar com uma ração balanceada com vitaminas e minerais. A ausência de alguns nutrientes pode prejudicar a sua formação óssea de maneira irreverssivel. O cálcio é um dos principais minerais e micro-nutrientes que precisam estar presentes na ração a ser fornecidos aos cachorros filhotes, por ser este um período de desenvolvimento muito rápido.  Pois o cálcio é utilizado pelo organismo do cachorro filhote para impedir a ocorrência de doenças como raquitismo, osteoporose e osteo-distrofia, para proporcionar solidez e densidade aos ossos, sendo fundamental no processo de coagulação do sangue e atuando tambem no sistema nervoso.  
                                                     

3 comentários:

Anônimo disse...

Deveria existir uma lei para acabar com o abandono de cães é muito triste.Os cães deveria ser registrado no nome do dono. Caso encontrasse na rua multas neles. Acho que iria diminuir.

Anônimo disse...

raquitismo tem cura? uma vez que a doença já existe? obrigada

Junior Vinicius. disse...

Olá anonima, o raquitismo é uma doença que se traduz por uma fragilidade dos ossos do esqueleto na fase do crescimento do cachorro, ou seja na Infância, e é causado por uma deficiencia de absorvição do organismo ou por uma carência alimentar de Cálcio, Fósforo e Vitamina D. Com os ossos se formando de forma inconsistente e frágil, com possibilidades decorrentes de fraturas até mesmo por esforço natural, além de terem seu crescimento alterado, principalmente nos ossos longos como o fêmur, tíbia, úmero e costelas, que são facilmente observados, e mesmo nos ossos do crânio. Os ossos longos das extremidades, como aqueles das pernas, tendem a se arquearem ocasionando defeitos de postura nestes cachorros, devido a fragilidade com conseqüente flexibilidade maior desses próprios ossos. Por ser de ocorrência na fase do crescimento do filhote, tais defeitos de postura e arqueamento dos ossos, são sequelas da doença que são insanáveis na vida adulta.

Postar um comentário