Páginas

quinta-feira, outubro 14, 2010

Cachorros - Unhas.




Cachorros - Unhas: As unhas dos cachorros são naturalmente desgastadas pela própria movimentação destes no piso do seu ambiente, principalmente se o piso for de cimento ou terra, ou tambem por passeios na rua e com o consequente atrito de suas unhas com o asfalto, calçada de cimento ou terra. A exceção são os cachorros que vivem de forma sedentária, devido a estarem presos por correntes, ou os que vivem em locais que tenham piso liso como cerâmica, madeiras ou azulejos e também apartamentos. Estes cachorros devido a estas condições ambientais, onde há pouco atrito das unhas com o solo, não conseguem desgastar naturalmente as suas unhas. E as unhas ao crescerem excessivamente, causam ferimentos nos cachorros e até dores com o próprio movimento natural de suas patas, sendo necessário então que se apare as mesmas, e de preferência com uma lixa especifica para unhas de cachorros.


Deve-se lixar as unhas no sentido diagonal, desgastando-as o suficiente apenas para que não incomodem ou machuquem o cachorro em sua movimentação, entretanto tendo todo cuidado para não atingir a parte da unha que tem vasos sanguíneos e terminações nervosas, o que pode causar uma grande dor e um grande sangramento nos cachorros. Pois as unhas dos cachorros, possuem em seu interior a partir da base até a metade de seu comprimento tecido vivo, que é chamado de leito da unha ou vulgarmente de sabugo. E por isto também que não é recomendável a utilização de cortadores específicos tipo guilhotina ou alicate, pois há um risco muito grande de atingir-se o leito da unha (tecido vivo) causando muita dor e hemorragia no cachorro, estes instrumentos devem ser preferencialmente utilizados por profissionais da área. Em alguns cachorros, há ainda a existência do quinto dedo que se denomina ergot, e que se localiza na parte interna das patas anteriores e posteriores, podendo ser duplos ou unitários. E estes dedos tambem possuem unhas, e que devido a sua localização não sofrem atrito, e consequentemente crescem ilimitadamente, podendo causar lesões no corpo do cachorro, sendo então, necessario tambem lixa-las. 


4 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de ver os creditos dos seus artigos, alguns são ótimos, outros tem informações que questiono veracidade

Junior Vinicius. disse...

Olá anonimo, agradeçe-mos a sua participação e fique a vontade para dar sugestões, opinar ou criticar. Estamos trabalhando para alcançar-mos um nivel de excelência, entretanto no momento ainda há muitos erros e tambem falta muita coisa. Inclusive muitos artigos precisam ser revisados, mas aos poucos vamos acertando estas questões, e aprimorando cada vez mais a qualidade do CachorrosBlogs. Abraços de toda equipe.

Thalison_Silva disse...

quantas unhas tem uma cachorrinha filhote

Thalison_Silva disse...

quantas unhas tem uma cachorrinha filhote

Postar um comentário