.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Cachorros - Tosa.


Cachorros-Tosa: Existem dois tipos de tosa, a tosa do tipo trimming que é especial e destinada a cachorros para exposição, e a toso do tipo grooming, que é a utilizada na tosa de cachorros de estimação domésticos. E o desenvolvimento do mercado de estética canina levou a ampliação e disseminação de profissionais especializados e a sofisticação no tratamento estético dos cachorros. Inclusive com a organização de varias feiras e exposições de cachorros, produtos e equipamentos específicos do ramo, principalmente equipamentos de tosa.


Atualmente, existem disponíveis no mercado um grande numero de maquinas de tosa, e com um número de lâminas muito variado, existindo tipos de lâminas para os mais diversos tipos de cortes, e sendo geralmente os equipamentos importados superiores aos similares nacionais, principalmente em seu material e acabamento. Inclusive nos Estados Unidos, o nível de especialização e tratamento estético voltado para os cachorros já atingiu um nível de sofisticação que pode ser equiparado em termos de equipamentos, materias e produtos a um salão de cabeleireiro. 


E em relação a utilização das maquinas de tosquiar os cachorros, deve-se dar vital importância a desinfecção dos equipamentos e acessórios utilizados neste processo, para a devida eliminação dos germes, evitando assim a transmissão e a disseminação de eventuais doenças que possam vir a contaminar os cachorros, pois diversas doenças podem ser contraídas num estabelecimento de banho e tosa com condições higiênicas inadequadas. Entre elas, destacam-se as dermatofitoses (enfermidades de pele produzidas por fungos) e as parasitoses cutâneas (sarnas), que podem surgir se os instrumentos e materiais utilizados não estiverem limpos e desinfetados. E além dessas doenças, outros problemas também podem surgir como as ulcerações, processos inflamatórios, entre outros.


Inclusive o uso de produtos errados num procedimento como o banho e tosa também pode provocar danos à saúde do cachorro, e também não se recomenda cortar o pêlo de cachorros sujos, pois todo cachorro deve passar anteriormente por um banho, seguido da secagem, para depois passar pelo processo de tosqueamento. E também caso o cachorro esteja com os pêlos embaraçados, deve-se primeiro desembaraçar os pelos para somente depois se fazer a tosa, pois as máquinas de tosa não foram projetadas para desembaraçar pelos, e podem nestas situações ferir seriamente os cachorros, os cuidados devem também ser redobrados para não se encostar a máquina quente nos cachorros, o que pode ocasionar graves queimaduras.


Portanto, todos os estabelecimentos que manipulam ou executam serviços de banho e tosa em cachorros e outros animais devem ter por lei, um médico veterinário responsável. Deve-se também ficar atento aos procedimentos utilizados durante o processo de banho e tosa, não é permitido por exemplo, dopar o cachorro somente porque ele irá tomar banho e fazer a tosa, a não ser em casos extremos em que o cachorro seja agressivo, e mesmo assim somente com a previa autorização do responsável pelo cachorro.


E caso a clínica ou o estabelecimento faça o uso de anestesia sem o seu conhecimento e consentimento será passível de uma ação penal, pois dependendo da substância utilizada na anestesia, o cachorro pode ter uma abrupta queda de pressão e chegar a óbito, e há o risco também do cachorro sofrer ferimentos e escoriações diversas provocadas por profissionais que não tem o mínimo de cuidado e atenção com os cachorros e só pensam em lucros.


Entretanto o recomendável e o melhor a se fazer é acompanhar o cachorro durante todo o processo de banho e tosa, e evitar deixa-lo sozinho, dando preferência a estabelecimentos que permitam que se fique observando todo o processo de banho e tosa no cachorro, estes lugares geralmente possuem uma janela de vidro, o que evita-ra sofrimentos e riscos a integridade física e a saúde do cachorro, e problemas, aborrecimentos e surpresas desagradáveis e tristes aos responsáveis pelo cachorro.







COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado