.

sábado, fevereiro 24, 2018

Tecnologia para Dormir.

Tecnologias para Dormir.

O sono é essencial ao ser humano. É importante para manter o equilíbrio de suas atividades metabólicas e lhe permitir desfrutar de mais um dia produtivo. Aliás, isso tem sido tão discutido que a tecnologia para dormir é a mais nova tendência do mercado.

Se você tem dificuldades de alcançar uma boa noite de sono e já está sentindo os reflexos desse problema em sua saúde e disposição para as tarefas do dia a dia, não pode deixar de conferir este post!

A seguir falaremos sobre a importância de dormir bem e apresentaremos as consequências negativas da insônia. Veja também as inovações tecnológicas para resolver o problema e, ainda, dicas incríveis para você dormir melhor.

Ficou interessado? Continue com a leitura e transforme suas noites!

O valor de uma boa noite de sono
Você sabia que um ser humano normal passa um terço de sua vida dormindo? Esse dado demonstra que o sono não está relacionado à preguiça ou falta de disposição. Mas sim a uma necessidade básica de nosso organismo.

Apesar disso, boa parte das pessoas não possuem um sono de qualidade e dormem menos que o necessário. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos concluiu que 33% da população adulta não dorme bem. Isso acaba se tornando um problema de saúde pública.

Em resumo, o sono funciona como um remédio para o corpo que foi desgastado ao longo do dia. Além disso, fortalece o sistema imunológico, regula a taxa hormonal, ativa a memória, melhora a pele e, claro, relaxa e reconstrói a musculatura.

Por esse e outro motivos, não há como negar que dormir bem traz benefícios inimagináveis. Mais do que isso, é possível afirmar que o indivíduo que não consegue se desligar e entrar em sono profundo está exposto a problemas de saúde e precisa buscar auxílio médico.

As consequências negativas da insônia
Tão relevante quanto falar sobre a importância do sono, é ressaltar os problemas causados pela insônia. Com uma vida atarefada e estressante, as pessoas estão dormindo cada vez menos e com menor qualidade.

Ocorre que dormir menos de 8 horas por dia, cedo ou tarde, gera impactos negativos no organismo. Confira os principais problemas causados pela falta de sono:

Reduz o vigor físico
Se você já vivenciou uma noite de sono ruim, sabe que o dia seguinte pareceu muito mais desgastante que o normal. Isso ocorre porque uma noite mal dormida reduz o nosso vigor físico, deixando-nos mais cansados ao longo do dia.

Se o problema já é prejudicial quando ocorre esporadicamente, imagina para quem sofre com isso diariamente. Pessoas com dificuldades para dormir tendem a render menos no trabalho, no estudo e em seus afazeres diários, simplesmente porque há um déficit de energia.

Causa prejuízos ao equilíbrio, atenção e à memória
Já se sentiu um pouco aéreo, com tonturas e dificuldade para absorver um conteúdo depois de algumas noites sem conseguir dormir bem? Esses sintomas são comuns e possuem uma relação direta com a qualidade do sono.

A sensação é bem ruim e pode afetar seu rendimento pessoal e profissional. Estudantes, empreendedores e profissionais que lidam com atividades que exigem concentração são os maiores prejudicados e, muitas vezes, precisam de ajuda para superar o problema.

Gera alterações no humor
Não há dúvidas de que a dificuldade de desfrutar de um sono intenso e estável transforma o humor de uma pessoa. O organismo está cansado e, naturalmente, isso conduz a uma irritação.

Perceba que estamos diante de um ciclo: o homem moderno trabalha muito e isso o deixa estressado. Ao tentar dormir, acaba tendo dificuldades. No dia seguinte, o resultado é a falta de equilíbrio emocional ainda mais acentuada.

Portanto, podemos afirmar que o problema exige uma atitude proativa desse indivíduo, seja para reduzir o ritmo de trabalho ou mesmo para buscar maneiras de melhorar e estimular seu sono.

Expõe o organismo a problemas de saúde graves
Por último, é relevante destacar que essa alteração na programação fisiológica do corpo pode provocar sérios problemas de saúde.

Como o sono é fundamental para a restauração dos neurônios e do sistema vascular, estudos comprovam que noites mal dormidas podem ocasionar problemas que vão da depressão ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares são mais alguns exemplos de como dormir mal pode prejudicar a saúde e qualidade de vida das pessoas. Por isso, fique atento e não deixe que esse problema se torne parte de seu cotidiano.

Tecnologia para dormir: as novidades do mercado para combater um problema mundial
A qualidade do sono da população mundial é assunto sério. Tão sério que a indústria começou a concentrar seus esforços em volta desse problema, buscando estudar e desenvolver produtos e ferramentas que possam minimizar seus impactos.

Já pensou que uma máquina pode ajudá-lo a dormir mais? Pode parecer um sonho, mas isso já uma realidade nos dias de hoje. Por isso, se você está em busca de uma solução para suas noites mal dormidas, vai gostar das novidades que selecionamos.

Continue lendo e conheça as formas de trazer a tecnologia, literalmente, para dentro do quarto!

Reguladores de ambiente
Para que o nosso corpo consiga desfrutar de uma noite agradável de sono é imprescindível que o ambiente esteja preparado para isso. Por esse motivo, dormir em um quarto com muita iluminação, quente ou frio demais e sem isolamento acústico, certamente, comprometerá seu sono.

A tecnologia, no entanto, tem evoluído bastante nesse aspecto. Atualmente, existem aparelhos que regulam a temperatura do ambiente e inúmeros materiais e recursos que impedem a passagem de som e luminosidade pelas janelas dos prédios.

Robô que ajuda a dormir
Algumas máquinas podem tirar o sono de uma pessoa, como os smartphones e computadores. Mas o que dizer de um robô que ajuda a dormir? Ele existe e recebe o nome de Somnox, um travesseiro inovador que promete melhorar suas noites.

Em formato de amendoim, o travesseiro se encaixa perfeitamente em um abraço e possui funções que podem estimular o organismo a entrar em repouso.

Dentre as funções, podemos destacar o módulo com canções de ninar e a possibilidade de equilibrar-se com a respiração do usuário. Tudo isso, leva a um estado de meditação que induz ao sono. Além disso, ele foi desenvolvido com um tecido confortável, de fabricação natural e lavável. A ideia era proporcionar a melhor experiência de tato possível.

Segundo os inventores, o travesseiro foi desenvolvido para aqueles indivíduos que passam as noites preocupados, possuem dificuldade de adormecer, sofrem de ansiedade e vivem uma vida estressada. Portanto, se você se encaixa na descrição, que tal experimentar?

SmartSleep: a faixa que melhora sua experiência na hora de dormir
Se você é daquelas pessoas que sofrem para conseguir pegar no sono e desfrutar de uma noite de descanso, a SmartSleep foi feita para você! Desenvolvida pela Philips, essa é mais nova tecnologia do mercado.

A faixa é equipada com inúmeros sensores que detectam que você entrou na fase do sono profundo e, então, começa a emitir um ruído branco em um padrão repetitivo. Segundo a fabricante, esse barulho ajuda a relaxar e ainda ativa a memória.

Projetado para quem tem um estilo de vida intenso, ele promete trazer mais disposição durante o dia e transformar suas noites em momentos revigorantes.

Dreamlight: a máscara inteligente
A Dreamlight é uma máscara inteligente que possui inúmeras funcionalidades, capaz de isolar o usuário do mundo externo e proporcionar mais concentração e relaxamento na hora de dormir.

A ferramenta possui um conjunto de LEDs que emitem luzes em tons laranja — que acalmam e estimulam o corpo para o sono. Além disso, no horário certo, a máscara muda a tonalidade da luz para verde, o que promove um despertar mais tranquilo do que o famoso despertador.

E mais: a máscara se apresenta como um tratamento para a pele. Em resumo, a emissão de uma luz infravermelha enquanto você dorme, favorece a beleza, elasticidade e regeneração da pele.

Nokia Sleep: para noites mais tranquilas
Por último, trouxemos uma novidade que foi apresentada recentemente ao mercado. O Nokia Sleep é um sensor que analisa os padrões de sono de seus usuários e busca entender as razões para suas dificuldades de dormir.

O sistema é bem inovador e pode dizer, por exemplo, os motivos para que uma pessoa ronque. Além de interagir com outros dispositivos da casa por meio da internet. Assim, é possível programar o aparelho para reduzir a temperatura do quarto quando você começar a dormir.

As melhores dicas para dormir bem
Quem não deseja dormir bem, não é mesmo? Uma noite proveitosa é fundamental para o empreendedor se sentir motivado a trabalhar mais e alcançar suas metas. Além das tecnologias apresentadas, existem alguns métodos e boas práticas que podem ajudá-lo a dormir melhor, como:

tenha uma alimentação saudável e balanceada;
não faça refeições pesadas antes de dormir;
não utilize o smartphone ou computador uma hora antes de se deitar;
mantenha o seu quarto escuro durante a noite;
faça atividades físicas;
escolha um bom colchão e um travesseiro confortável;
evite a cafeína no período da noite.
Como você viu, a tecnologia para dormir existe e já faz parte do nosso cotidiano. Na era do mundo digital, não há nada melhor do que contar com o apoio de pesquisas e avanços tecnológicos para nos auxiliar a dormir melhor.

O sono é um alimento para o corpo e, por isso, não podemos ignorar as consequências que uma noite mal dormida pode nos causar. Agora que você já entendeu a importância de relaxar e descansar, basta colocar em prática tudo o que aprendeu!

Gostou deste material? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a dormirem melhor!







Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado