Pinsher Miniatura - Cachorros: O Pinscher Miniatura, também chamado de Zwergpinscher e Miniature Pinscher, é uma raça de cachorros de pequeno porte, originaria da Alemanha, Sabe-se que o Pinscher era encontrado nas florestas da Alemanha, há séculos, onde passou a ser criado. O verdadeiro movimento deu-se em 1895, com a fundação do Pinscher Clube Alemão, que redigiu o primeiro padrão da raça. Porem, há especulações de que o Pinscher tenha se originado do cruzamento do Italian Greyhound, com o pequeno Techel (o nosso conhecido "Salsichinha"). O Pinscher Miniatura possui uma pelagem curta e densa, e suas cores são sólidas e em várias tonalidades que vão do vermelho-acastanhado até vermelho cor de cervo, do preto com marcas vermelho-acastanhadas, marrom e preto com marcas marrons bem nítidas nas maçãs do rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e garganta, nos dois lados do antepeito, metatarso, pernas dianteiras, patas, face interna das pernas traseiras.
Morfologicamente, são cachorros semelhantes ao Doberman, tendo ancestrais em comum, mas não sendo uma miniatura desta raça, como muitos pensam. O Pinscher tem somente um padrão de tamanho médio definido oficialmente que é de 25 a 30 cm de altura, da cernelha (região onde as espáduas se encontram) ao chão. Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que pode desclassificá-lo para competições. A cabeça do Pinscher também é menos alongada, e as orelhas são proporcionalmente maiores. É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional. Na Alemanha é encontrado com dois tipos de tamanho, o médio e o miniatura, porem no Brasil só existem os Pinscher Miniaturas. Há ainda outros tipos de Pinscher na Alemanha e nos Estados Unidos, o Afghan Pinscher, que surgiu do cruzamento do Griffon e Schauzer, que são conhecidos como grandes caçadores de ratos, e o Pinscher Manchester, de tamanho maior, que foi usado na criação da raça Dobermann.
E apesar do tamanho reduzido o Pinscher Miniatura é classificado pela Federação Cinológica Internacional como um cão de guarda. Em exposição neste tipo de segmento ele desfila ao lado de Dobermans, Rottweillers, Boxers, etc. e uma curiosidade a respeito do Pinscher, é a de ser conhecida como a raça que inspirou o lobisomem do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam. Alguns criadores optam por cortar parte das orelhas e o rabo dos Pinscher Miniatura ainda filhotes, prática cada vez mais condenada em todo o mundo, exceto Estados Unidos. inclusive a cirurgia estética em cachorros, que realmente é uma pratica condenável , que causa muita dor e sofrimento aos cachorros submetidos a mesma, é proibida em muitos países. Em boas condições de criação, com trato correto na sua saúde, higiene e alimentação, são bastante longe-vos, não raro ultrapassando os 15 anos de vida, e as crias normalmente variam de 3 a 6 filhotes.
Os Pinschers Miniaturas, por serem pequenos, são uma boa opção para pessoas que moram em apartamentos. São inteligentes e leais, embora tenham o instinto de cão de guarda e apresentem a tendência a latir para estranhos. É necessário o cuidado na convivência com crianças, pelo tamanho reduzido do dos Pinschers, acidentes podem acontecer pelo contato brusco ou brincadeiras não super-visionadas. Os Pinschers, caso tenham que conviver com outros cachorros, precisam ser acostumados gradualmente para se evitar brigas, pois não obstante o seu tamanho reduzido e sua pouca força física, podem atacar cachorros muito maiores. Eles têm também, uma certa tendência a obesidade, e precisam de alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a sua propensão a acidentes, devido a sua ousadia combinada ao tamanho reduzido,. de maneira geral a raça é dotada de uma boa saúde e inteligência notável.
E é um cachorro de grande mobilidade, ágil, de aspectos muito elegante. temerário e alerta, embora de caráter dócil, revela- se um ótimo guardião da casa, sendo muito desconfiado com estranhos. É um cachorro muito fiel ao dono, porem pouco sociável e agressivo com estranhos, e é destemido, não tendo medo de nada, nem de ninguém, apesar de seu diminuto tamanho. E por seu pequeno porte, e também por suas qualidade de guardião , é um cachorro que se adapta muito bem a apartamentos. Possuem uma audição bastante aguçada, podendo perceber com facilidade a aproximação de estranhos. Por esta razão é considerada excelente cão de guarda, pois apesar do seu tamanho, seu latido alerta o dono e consequentemente afugenta os estranhos. E além dessa qualidade é um cachorro fácil de se cuidar, e a pelagem lustrosa e curta dispensa maiores cuidados.
Pois um banho mensal e duas vezes escovações semanais, já são o suficiente para mante-lo limpo e higienizado. No inverno, devido a seus pelos curtos, o Pinscher Miniatura sente muito frio. É aconselhável então deixa-lo dormir em lugares abrigados e com cobertores. Como ele é um cachorro, que tem como caracteristica ser destemido e agitado, comportamentos estes que podem aumentar muito seus batimentos cardíacos, deve-se evitar que ele fique muito agitado, pois tais atitudes, podem levá-lo a ter problemas cardíacos. E é de fundamental importantancia também, a aplicação de vacinas e vermifugos, que os protegera de varias doenças infecto-contagiosas, e são imprenscindiveis para manutenção de uma boa saúde. No mais, é uma raça muito fácil de ser criada, e devido a sua rusticidade e resistência, dificilmente fica doente.
24 comentários:
Ameeeeeeeeei!
Tenho um pretinho, coisa mais linda!
É o amor da minha vida!!!!
De fato são muito inteligentes e extremamente engraçados!
Meu cachorro faz coisas que ninguém acredita!
aHUAhuahuAHUahuAHUahuahuAHUhuaAHUahuAHUahUHA.
Parabéns pelo post!
=*
ELAINE S.C
TENHO UM MUITO PARECIDO COM A FOTO EU AMO MUUITO É MEU AMOR ELE VIVE PERTO DE MIM ME PEDINDO CARINHOS.
tenho uma cachorrinha e como se fose da familia
velho, eu tenho uma pinscher que ta completando hj 60 dias, e ultimamente ta aparecendo carocinhos na cabeça, perto das oerelhas e no pescoço dele, com maior concentraçao na cabeça, alguem sabe de falar oq e isso? qual tipo de remedio devo usar? fico grato!
Olá Anônomo, seria irresponsabilidade fazer qualquer diagnostico sem observar e examinar o cachorro. Pode ser uma deficiência nutricional, imunológica, ou algum tipo de alergia alimentar, cutanea etc... Procure urgentemente um veterinario, pois o tratamento quando no inicio do problema, é mais facil e rapido a cura, e tambem menos dispendioso financeiramente. Abraços da equipe do CachorrosBlogs.
olá, eu tenho um pinscher , vai fazer quatro meses (13/11) e ainda não levantou as orelhas, eles tem um tempo certo para levantar ou não?? ou não vai levantar as orelhas?? obrigado, abraços.
NÃO PREDENTO CORTAR O RABINHO DO MEU PINSCHER,
É CORRETO? OU TENHO QUE CORTAR? TÁ PENA PORQUE
É PELO RABINHO QUE ELE DEMONSTRA EMOÇOES.
Olá anônimo(a), está é uma pratica meramente estética, mutilante e totalmente incorreta e condenável, inclusive está proibida no Brasil. E em muitos paises da Europa, não é sequer permitida a entrada de cachorros que tenham tido as suas orelhas ou rabos mutilados. Então deixe o seu Pincher demonstrar as suas emoções pra você, levantando as suas orelhas e balançando o seu rabinho. Abraços e disponha...
A minha pinscher se chama mel,já é uma senhorinha(vai fazer 10 anos que ela está comigo)e concordo com o artigo do começo ao fim.Quanto ao rabinho a minha já veio com o rabinho cortado,mas mesmo assim quando ela está feliz ,balança aquele cotoquinho de rabo lindo !(SOU MUITO CONTRA A CORTAR O RABO E AS ORELHAS DOS CÃES É UMA CRUELDADE CONTRA OS ANIMAIS SIM!!!!!)
Oi, eu tenho um pinscher, e ele é muito lindo está com 3 meses e eu sou apaixonada por ele, é super animado gosta de brincar o tempo todo. Ele se chama esnoopy, e todos da família é apaixonado com ele.
oi sou a GEIKCIANE e moro em RIO VERDE-GO.
eu ganhei uma pincher de um senhor amigo meu de serviço, mais meu marido não quer deixar eu ficar com ela, o que eu faço????
bjusss...
Oi Geikciane, tente convence-lo na base da conversa diplomatica, diga a ele que caso você não fique com a cachorrinha,ela pode-rá vir a se tornar mais um cachorro abandonado nas ruas. E que ao mesmo tempo é uma agradavel e otima companhia, e que ajuda a manter o ambiente da casa bastante positivo. Boa sorte e abraços...
TENHO UM PISCHER MINIATURA DE 4 MESES , ELE E MUITO CARINHOSO E GOSTA DE MUITO CARINHO , EU O AMO MUITO, ELE E COMO SE FOSSE A FAMILIA Ñ CONSIGO FICAR LONGE DELE JÁ CONSEGUI ATÉ UMA NAMORADA PARA ELE . QUEM SABE Ñ SEREI VOVÓ KKKKKKKKKKK
eu estou ficando quase doente por querer um pinsher mini... acho que já qstá próximo o dia que terei um \o/
Não vejo a hora!!! Amooo
Gi.
manda para mim cp 35330000 pare silva23@hotmail.com
Manda embora o MARIDO! Está fazendo o quê com um sujeito desses? Hoje ele manda seu cachorinho embora, amanhã vai mandar sua amiga, sua mãe e um dia, você. Abre o olho!
Poxa estou querendo um pinscher mini tbem mas não consigo encontrar aqui no Pará,se alguem souber por favor mande um email Line_piloto@hotmail.com,Meu filhor esta louco por um cachorrinho desde ja agradeço
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK13941_dscf0642800.jpg,quero um assim!!
Eu tenho 2 cachorros maltes e amo eles de paixão.
Site muito informativo,parabens !!!
eu conseguir meu pinscher e estou muito feliz com ele.
Olá eu tenho uma pincher miniatura...ela se chama meg e tem 8 meses, ela nasceu com toco de rabo e a orelhinha dela é caida e não pretendo fazer ela passar por cirurgia para levantar a orelha, ela é linda assim mesmo...Amo minha meg, é minha filha...minha vida
Olá, eu tenho uma pinche em casa, o veterinário disse que ela e rara. É 00 estamos procurando um macho mais realmente e muito dificil. Todos que achamos é muito maior que ela.
É uma raça que se adapta bem em residências sem muito espaço. Minha mãe tinha uma que infelizmente, o tempo levou. Mas é bom saber mais sobre essa raça tão diminuta. Eu aprendi muito sobre ela nessa página. Parabéns pelo seu texto. Passou bem as características da raça.
Muito interessante e legal seu texto, gostei muito.
Bem completo e cheio de boas dicas sobre os Pinscher.
Eu andei lendo um monte sobre eles neste website aqui e estou aprendendo cada vez mais sobre eles pra poder cuidar melhor do meu zequinha (meu pinscher 1 adotado da rua).
Postar um comentário