.

terça-feira, novembro 09, 2010

Cachorros - Desmame.



Cachorros - Desmame: O período de desmame dos cachorros filhotes e muito importante pois influencia significadamente a sua saúde e o seu desenvolvimento durante a sua vida adulta. Durante essa fase, é essencial o fornecimento de uma alimentação adequada que proporcione uma perfeita transição do leite materno para a alimentação sólida. E esta alimentação deverá fornecer proteínas, gorduras, minerais e vitaminas de forma concentrada e de alto valor biológico para que os cachorros possam ter um excelente desenvolvimento. 


O desmame é uma fase critica de transição da amamentação para a alimentação sólida, sendo então um período delicado que necessita de todo cuidado e atenção possíveis. Durante este período, o filhote fica mais ativo se interando mais com o ambiente ao redor e necessita então de uma quantidade maior de alimentos para sua alimentação passe a se adequar ao seu rápido crescimento. E o melhor prazo para se iniciar o desmame é a partir da quarta semana de vida dos filhotes, sendo este inclusive o período onde a produção de leite da cadela começa a declinar, logo após a ocorrência do pico da amamentação. 


Deve-se começar inicialmente oferecendo papinha e ração de desmame aos filhotes e progressivamente eles vão ingerindo uma maior quantidade de alimento sólido e adaptando-se de forma suave e gradativamente a alimentação sólida. A frequência de alimentação varia conforme a idade dos filhotes, antes de 90 dias são 5 refeições diárias, a partir dos 90 dias, 4 refeições, e dos 6 meses a 1 ano, 3 refeições diárias.. E durante este processo o alimento mais adequado balanceado e completo é uma boa ração de desmame pois satisfaz perfeitamente as necessidades nutricionais dos filhotes nesta delicada e importante fase de seu desenvolvimento. 




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado