.

sábado, dezembro 11, 2010

Cachorros - Latidos/Comunicação.


Cachorros-Latidos/Comunicação: Os latidos são uma maneira natural e espontanea de comunicação dos cachorros. Sendo o principal recurso utilizado para interagirem com o meio em que vivem, seja com os seres humanos ou outros cachorros e demais animais. E o motivo principal do latido dos cachorros é para defender as fronteiras de seu território, e impedir qualquer tipo de intromissão ou invasão do mesmo. Os cachorros de rua abandonados que não possuem um endereço fixo, raramente apresentam esta atitude e comportamento, porem quando adotados passam a ter este mesmo comportamento, ou seja, de latirem para defenderem seu território.



As pessoas que convivem com os cachorros, e principalmente o seu responsável passam com o tempo e a convivência, a reconhecerem naturalmente os diferentes tipos de latidos utilizados pelos cachorros para as mais diferentes situações. Por exemplo, o som do latido emitido para pedir ração tem uma tonalidade caracteristica, e o latido para passear já possui outra tonalidade, enquanto que o latido para advertir que há invasão de intruso no seu território é bem agressivo e possuindo uma tonalidade com caracteristicas totalmente diferentes.




Inclusive os lobos selvagens também adquirem este comportamento de latirem quando confinados para defenderem seu território, entretanto este tipo de comportamento é caracteristico dos canídeos domesticados. E o próprio homem com o passar do tempo, natural e automaticamente selecionou essa característica conforme a sua própria conveniência. Existem Alguns tipos de latidos que são caracteristicos e específicos para determinadas situações, sendo comum a todos os cachorros, e isto independendo do tipo e da raça do cachorro.




Por exemplo, latidos fortes e regulares, é quando o cachorro percebe que pessoas ou animais estão se aproximando de seu território, o cachorro então os adverte latindo agressivamente para que se afastem. e também para comunicar a aproximação de estranhos no seu território ao seu responsável e as pessoas de sua convivência. Latidos rápidos e constantes, acontece quando o cachorro avista uma pessoa ou animal que seja estranho mas que não estejam invadindo seu território, o cachorro então fica tenso, em posição de atenção, com orelhas e rabo levantados para acima pode ser um outro cachorro, ou uma criança correndo na rua, e que estão sendo vistos através do portão, é uma forma de aviso que o cachorro emite advertindo, mesmo não podendo alcança-los.




Latidos agudos para pedir algo, são os latidos caracteristicos de quando o cachorro quer alguma coisa, normalmente o cachorro late uma vez, espera para ver se é atendido, e caso não seja, fica latindo desta forma insistentemente até conseguir o que deseja. geralmente este tipo de latido é bastante incomodo e desagradável para as pessoas que convivem com o cachorro e ate para os vizinhos.




Latidos agudos por medo ou solidão, cachorros que estão se sentindo abandonados ou estão com medo. É um comportamento típico de cachorros que sofrem por ficarem sozinhos em casa e com a ansiedade da separação de seu responsável que sai para trabalhar. O medo e a ansiedade são muito grandes, e eles latem para reclamar da situação e também por medo. Este comportamento é bastante comum em raças de cachorros de companhia.



É necessário prestar atenção as diferentes reações dos cachorros em cada latido especifico para perceber a comunicação que se estabelece entre o cachorro e o seu responsável. E esta comunicação quanto melhor entendida e mais clara e objetiva for, melhor será para uma maior interação e um melhor entendimento das reações de emoção, sentimento, proteção e insatisfação emitidas pelo cachorro.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado