.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Cachorros de Caça.



Cachorros de Caça: Os cachorros têm auxiliado aos homens na pratica da caça desde os tempos mais antigos, quando os egípcios usavam os cachorros da raça Greyhound para caçar gazelas. Desde então, diversas raças de cachorros foram aprimoradas em suas caracteristicas típicas para a pratica da caça, os cachorros para caça, se dividem em varias categorias, pois depende da forma de como eles serão treinados, qual será a sua presa, o tipo de terreno onde eles irão caçar, entre outras coisas.

Os cachorros de caça pertencem a raças que apresentam desempenho excelente no auxilio aos homens na pratica da caça. Existem vários tipos de cachorros de caça, que são treinados e aprimorados para desenvolverem e executarem de forma eficiente as muitas tarefas que lhes são exigidas. As principais categorias de cachorros de caça incluem os hounds, terriers e perdigueiros. Entre esses existem divisões de acordo com as habilidades que o cachorro possui.

Os Hounds são usados geralmente para perseguir a presa e em algumas ocasiões para matar, e frequentemente caçam em matilhas liderando os caçadores em longas caçadas, terminando com a caça sendo encurralada ou morta pela matilha. Muitos animais de pele como o guaxinim, coiote, e predadores grandes são caçados com hounds. Hounds também são divididos em lébreis e sabujos dependendo do senso primário usado para localizar a caça.

Os Lébreis, Whippet ou galgos, são cachorros extremamente rápidos que caçam pela visão. Sabujos/Basset Hound, sabujos são hounds que caçam se orientando pelo seu apurado e sensível faro, nesta categoria estão as raças que são consideradas as de maior poder e capacidade olfativa, que são a retrievers, setters, spaniels e pointers.

Retriever do Labrador, a principal função do retriever é achar e retornar a caça para o caçador, conseguem ficar por longas horas espreitando a presa, e depois do caçador ter atirado em várias caças como patos e gansos, eles conseguem se orientar visualmente. E lembrarem-se do local onde os pássaros foram abatidos. São capazes de sob comando mergulha-rem em água gelada e retorna-rem com a caça. Tem a capacidade de entender e seguir comandos verbais, com a mão e assobios enquanto o caçador dirige-os à caça abatida.

Setter Irlandês, os Setters tem uma antiga tradição como perdigueiros de montanha, eles tem a grande habilidade para descobrir e apontar pássaros nativo das montanhas. Quando o caçador se aproxima, em seu comando eles espantam os pássaros para que o caçador atire.

Cocker Spaniel Inglês, os Spaniels são utilizados para a caça por centenas de anos, e os cruzamentos seletivos aprimorarão suas habilidades, resultando em um cachorro de caça de porte menor e ainda um excelente cachorro de companhia e de família. Spaniels são usados para localizar e espantar a caça para o caçador e trabalham próximo ao caçador, assegurando que o caçador irá estar na distância correta para atirar, quando a caça for espantada.

Pointers/Weimaraner, os Pointers são cachorros que são treinados para localizar e apontar caças pequenas para o caçador. Eles ficam imóveis e apontam a caça quando a localizam para evitar espantá-la antes que o caçador chegue ao local, e desempenham a mesma tarefa que os spaniels, mas de maneira diferenciada. A diferença entre os dois está na técnica aplicada, os Pointers ficam numa distância muito maior, apontando a caça quando descoberta. Isto permite ao caçador fazer as aves voarem por si mesmo.

Cães D'Água/Cão de água Português, os Cães D'Água são uma subclasse dos retrievers, a maioria dos retrievers são descendentes de cães conhecidos como spaniels d'água.

Terrier Brasileiro, os Terriers são usados exclusivamente para caçar mamíferos., Terriers usualmente são usados para localizar a toca do animal alvo, e então capturar ou matar este animal por métodos de força. Muitos dos animais caçados com terrier são pragas, um exemplo é o Airedale Terrier usado para caçar ratões-do-banhado na Inglaterra.

E no Brasil a raça Fila Brasileiro é um excelente caçador de ratos que invadem os depositos e silos de milho, e tambem, a raça tem todo um histórico centenário como caçador de, inclusive de onças, sendo muito utilizado e tambem bastante conceituado na época por bandeirantes,  tropeiros e fazendeiros, como cachorro de caça e guarda, e usado inclusive por capitães do mato para caçar escravos fugitivos. 


COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado