.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Cachorros de Guarda.


Cachorros de Guarda: Os cachorros de guarda ou cachorros de vigia, são cachorros que tem como função principal guardar ou vigiar pessoas e propriedades, contra a invasão ou aproximação de seu território de animais ou pessoas estranhas. Ambos os cachorros, de guarda ou de vigia latem para alertar seus responsáveis da presença de intrusos em seu território. O latido é uma forma de alertar e também manter afastado os intrusos, sejam pessoas ou animais . Entretanto a função do cachorro de vigia se restringe somente em dar o alerta aos responsáveis, pois algumas raças são excelentes cachorros de vigilância mas não são bons cachorros de guarda. 


Eles latem alto, emitindo fortes sinais de alerta contra os intrusos, mas não tem um comportamento agressivo. Enquanto que os cachorros de guarda, tem um grande potencial para reprimir diretamente e inclusive para atacar fisicamente um eventual intruso. Citamos como exemplo, cachorros de guarda de fazendas de criação de gado, que são geralmente cachorros de porte grande e possuem tamanho, força e agressividade suficientes para perseguir e atacar predadores que dependendo da região ou pais podem ser onças, ursos,lobos e ate leões. E em relação a intrusos humanos, os cachorros de guarda geralmente os reprimem, expulsando e afastando-os de seu território. 


Mas caso haja resistência, os cachorros de guarda tem condições e capacidade para ataca-los, podendo dependendo das circunstancias ate mata-los. Ainda que a prática de treinar cachorros para atacar diretamente seres humanos seja ilegal em alguns locais. Algumas raças possuem esta agressividade de forma latente, e mesmo sendo excelentes cachorros de vigia, deve-se tomar todos os cuidados e precauções necessários. Como locais em que o cachorro fica, que devem ser adequados, protegidos e reforçados, e também a utilização de focinheiras de arame e guias resistentes. Principalmente se forem criados em locais com grande densidade demográfica, para se evitar graves acidentes com inocentes, que podem até ser fatais. E as raças caracteristicas, que apresentam um maior potencial e um melhor comportamento no desempenho da função de cachorro de guarda são, a Akita Inu, Buldogue campeiro, Bulmastife, Cane corso, Dobermann Dogue alemão, Dogue brasileiro, Fila brasileiro, Kuvasz (pastor húngaro), Pastor alemão e Belga, Rhodesian ridgeback, Rottweiler, Puli e Bulldog Americano. 


Pois são raças que apresentam varias caracteristicas que lhes são inerentes e especificas, e lhe tornam mais eficazes no desempenho da função de cachorros de guarda. Devido ao seu sentido territorial, agressividade, aparência, força, coragem, resistência, poder de ataque e inteligencia. O que facilita o seu adestramento e treinamento, para vigiarem propriedades ou também serem treinados para servirem a policia e acompanhá-las em buscas para encontrar drogas, armas e até pessoas perdidas. As raças destes cachorros tem que ter uma personalidade e um comportamento determinado, e especifico e também terem um grande porte e fundamental, caso seja necessário eles confronta-rem partindo para o ataque, avançando sobre o adversário ou intruso.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado