sábado, dezembro 18, 2010

Cachorros - Raiva/Congresso Internacional de Raiva.



Cachorros - Raiva/Congresso Internacional de Raiva: O Congresso Internacional de Raiva (XXI RITA - Rabies in the Américas), que aconteceu entre 18 e 22 de outubro, em Guadalajara (México), debateu sobre a situação atual da Raiva e as novas alternativas para combatê-la. Entre os palestrantes, brasileiros também mostraram trabalhos importantes, como os do Instituto Butantã, da UNESP - Botucatu e do Centro de Controle Zoonose (CCZ) de São Paulo.  Com mais de 400 participantes de vários países, foram apresentadas iniciativas para prevenir a Raiva em animais silvestres, como a vacina anti-rábica oral (em forma de iscas comestíveis) para raposas, gambás e racoons (guaxinim).


Outra novidade, ainda em fase de desenvolvimento, é uma vacina anti-rábica que também terá ação anticoncepcional.  A Dra. Elly Hiby, Chefe da Divisão de Animais de Companhia da WSPA Internacional, apresentou os programas humanitários desenvolvidos pela WSPA, como a ação promovida em Bali, onde pretende-se vacinar mais de 400 mil animais até 2012, com o suporte do governo local. A Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosângela Ribeiro, também participou do evento e comentou os temas discutidos no encontro e constatou que o Brasil, se comparado a outros países da América Latina, Ásia e Oriente Médio, está relativamente avançado em relação à prevenção da Raiva.

Infelizmente, milhares de pessoas no mundo ainda morrem de Raiva por não conseguirem tratamento pós-exposição ao vírus. Muitos países ainda não dispõem de tratamento gratuito, não fazem campanhas preventivas de vacinação anti-rábica canina em massa, não vacinam profissionais que atuam em áreas de risco e apresentam dificuldades técnicas e operacionais para diagnosticar a doença tanto em animais quanto em humanos. E o Brasil, apesar dos problemas ocorridos em campanhas de vacinação recentes, como vacinas contaminadas, que causaram o óbito de centenas de cachorros e gatos. Ainda assim, tem um cronograma de campanhas anuais de vacinação bastante abrangente e que funciona de maneira muito eficiente, alcançando a campanha de vacinação anti-rabica um grande percentual do total de cachorros e gatos, principalmente nas áreas urbanas.

Fonte:www.wspabrasil.org - (Sociedade Mundial de Proteção Animal/Brasil)

COMPARTILHE A POSTAGEM.

COMPRE E RECEBA EM CASA! COM TODA COMODIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ.

,

,

CURSO DE VIOLÃO: EBOOK + VIDEO AULAS - TOTALMENTE GRATIS!