terça-feira, dezembro 21, 2010

Cachorros - Fogos de Artificio.



Cachorros - Fogos de Artificio: Todo último dia do ano costuma ser um verdadeiro pesadelo para os cachorros, que sofrem com o barulho excessivo proveniente das explosões dos fogos de artifício. De audição extremamente aguçada e sem entender o porquê de todo o barulho, eles se assustam, e muitos entram em pânico, correndo em desespero. Isso pode causar tristes infortúnios, como fugas, acidentes (como atropelamentos) e até convulsões ou arritmias seguidas de morte dependendo do stress do cachorro.


Dicas para acalmar o seu animal:
Existem, porém, formas de evitar ou minimizar todo o mal-estar que os cães passam nas festas de Ano Novo. Como a principal causa do nervosismo é o barulho, existem algumas opções para reduzir o ruído, como -Colocar tampões de algodão ou silicone nos ouvidos do animal, para que o barulho seja abafado.

-Colocar o animal em um local fechado e fechar bem todas as janelas, para que ele não possa escutar as explosões com tanta clareza (um quarto ou local em que entre pouco som).

-Estender cobertores pesados nas janelas e no chão desse quarto.

-Cobrir o animal com algum edredom. O importante, nesse caso, é reduzir ao máximo todo o ruído que pode atormentar o seu bichinho. Alguns cachorros se sentirão mais seguros se estiverem no colo do dono. Assim, tente segurá-lo com firmeza e tente acalmá-lo com frases que ele gosta. Para minimizar o stress aja calmamente e fale baixo durante todo o tempo.


Outra opção para acalmar o seu amigo é usar técnicas como os Florais de Bach e a Aromaterapia. Saiba abaixo como utilizá-las corretamente.
Florais de Bach
Florais de Bach: são fórmulas tranqüilizantes que combinam essências florais, e que funcionam tanto para cães quanto para gatos.
As essências abaixo, combinadas, funcionam bem tanto para cães quanto para gatos:
Rescue + Mimulus + Aspen + Rock Rose + Cherry Plum
Mande fazer em qualquer farmácia de manipulação ou homeopática
Atenção: sem álcool, nem glicerina, e guarde na geladeira para uma melhor conservação.
Dosagem:
Para cachorros de pequeno e médio porte e gatos: 4 gotas da fórmula, 4 vezes ao dia, diretamente na boca do animal;
Para cachorros de grande porte e gigantes: 6 gotas, 4 vezes ao dia, diretamente na boca do animal;
Para se ter absoluto sucesso no tratamento, é interessante que se tenha continuidade no mesmo, não esquecendo de ministrar as gotas regularmente. Aconselha-se a começar o tratamento, pelo menos, 5 dias antes do Natal e estendê-lo até o dia 3 de Janeiro, já que algumas pessoas insistem em prolongar a barulheira.


Aromaterapia
Alternativa que promete, através dos aromas, suavizar o nervosismo do animal à meia-noite, no momento dos fogos.
Óleo essencial de Manjerona: coloque 5 gotas em 100 ml de álcool num borrifador e, borrife os cômodos da casa (cuidado com o chão e móveis) 3 vezes ao dia, no dia da festa.
Além disso, você pode pingar 2 gotas na cama do animal à tarde. No horário do foguetório, coloque 2 gotas na cama do animal ou onde ele fica - no caso de aves, passar um pano no fundo da gaiola com o óleo e o álcool. Em animais maiores pingar 5 gotinhas na baia, etc.
Se em sua cidade, você não encontrar o óleo essencial de manjerona, pode usar o óleo essencial de lavanda francesa - mesmas indicações.
Importante: Procure uma boa loja de produtos naturais, ou farmácia de manipulação ou farmácia homeopática - compre óleos essenciais naturais. Os sintéticos, além de não provocarem o efeito desejado, ainda podem causar alergias respiratórias.
Não solte fogos perto de animais. Prevenir é o ideal, porém, se o seu animal apresentar tremores muito intensos e contínuos (mesmo após a queima de fogos), desmaios ou convulsões, procure o seu médico veterinário ou uma clínica 24 horas.


* Fonte: ULA

COMPARTILHE A POSTAGEM.

COMPRE E RECEBA EM CASA! COM TODA COMODIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ.

,

,

CURSO DE VIOLÃO: EBOOK + VIDEO AULAS - TOTALMENTE GRATIS!