.

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Cachorros Acorrentados.


Cachorros Acorrentados: Está é uma questão dramatica, e uma verdadeira tortura para os cachorros, porem infelizmente é um procedimento ainda muito comum. Pois muitos cachorros praticamente vivem acorrentados pelo pescoço uma vida inteira, e para os cachorro que são animais altamente sociaveis, este é um castigo pior do que a morte. Pois privados de passeio, brincadeiras e interacção social, e sem receberem atenção e carinho, estes cachorros não vivem, limitam-se a existir sem dignidade. E não basta apenas discordar deste abuso, é necessário contesta-ló publicamente, pois e preciso dar voz a estes indefesos e inocentes cachorros que sofrem na pele a ignorância e a insensibilidade dos 'humanos'. 


E é um dever de todos nós que nos importamos com os cachorros, e respeitamos a sua dignidade, pois a realidade dos cachorros que vivem acorrentados é triste e cruel. E são milhares e milhares, os cachorros condenados a prisão perpétua, sem que tenham cometido nenhum crime. E muitas vezes são mantidos acorrentados, por uma vida inteira, o que é uma existência indigna e deplorável, para um ser capaz de tamanha emoção e sentimento. Sendo inúmeros os cachorros que sofrem em silêncio, e muitas vezes as pessoas que os aprisionam, desconhecem e ignoram a crueldade que é manter estes cachorros acorrentados, e outras não se importam ou simplesmente não querem perder tempo ou se “intrometer”. 


Entretanto, muitos cachorros não têm sequer um abrigo, outros dormem dentro de latões, ou em casinhas que mal os protegem da chuva, e do frio, sentam-se sobre a lama ou sobre o cimento gelado, muitas vezes não têm sequer água fresca à disposição, e raramente têm atenção. Quase nenhum destes cachorros conhece outra vida, que não esta existência, que é a de estar amarrado a uma corrente, estes cachorros não sabem o que é passear, o que é correr atrás de uma bola, nem muito menos o que é ser acariciado. E acorrentados o tempo todo pelo pescoço, estes cachorros são obrigados a simplesmente existir, e existem sem respeito, sem carinho, sem exercício, sem interação social e, muitas vezes, sem os cuidados alimentares e higiénicos essências. 

E a medida que os dias, vão se transformando em semanas, as semanas em meses e os meses em anos, a maioria destes cachorros deita-se, senta-se, dorme, come, bebe, urina e defeca dentro do mesmo raio de dois metros. Pois manter um cachorro constantemente acorrentado é o pior castigo que lhe pode dar, pois os cachorros são animais de matilha, são animais sociais, e precisam estar integrados numa família (animal ou humana) com a qual possam interagir. Privar um cachorro de interacção social e de exercício físico é algo extremamente cruel, desumano e que contraria a sua própria natureza. E acorrentar um cachorro tem um efeito muito negativo no seu temperamento, comportamento e saúde. 

Pois um cachorro que passe todo o dia, ou a maior parte do dia preso, começa a desenvolver problemas comportamentais e de temperamento, pois o seu instinto natural de estar em grupo é suprimido. Um cachorro acorrentado ou isolado apenas consegue aprender que detesta o isolamento, e que detesta ter a sua liberdade e os seus movimentos restringidos, o que o torna um cachorro extremamente infeliz e constantemente atormentado. E "Ajudar e Lutar" para ao menos tentar diminuir o terrível sofrimento por que passam estes cachorros em sua triste e indigna existência, é um exercício de solidariedade e cidadania para com criaturas inocentes e indefesas, em uma sociedade que se intitula civilizada e humana. 

E mesmo que haja muitas pessoas, que se preocupam e se sensibilizam com o sofrimento por que passam estes pobres cachorros, entretanto muitas destas pessoas, nunca se manifestam ou participam ativamente. Contudo, è necessário que todos se importem e também participem, ao menos ajudando a consciêntizar as demais pessoas sobre esta questão, pois a vida de muitos cachorros vitimas desta crueldade, melhorou de forma significativa, simplesmente porque alguém se preocupou o suficiente para intervir, e a pressão social da comunidade é um fator decisivo para sensibilizar e ajudar a solucionar ou minimizar esta questão. Pois geralmente, é mais fácil e eficaz sensibilizar a comunidade, do que tentar sensibilizar diretamente os responsáveis pelos cachorros. 

Pois uma comunidade consciente e sensival, para com a situação de sofrimento por que passam os cachorros acorrentados, e que atue e condene efetivamente estes atos cruéis, pode ser o suficiente para que os responsáveis por estes cachorros, mudem a sua atitude para com os mesmos. E sobretudo nas áreas em que sabidamente, hája uma maior ocorrência destes casos , é recomendável uma divulgação concentrada, colocando-se folhetos informativos em locais estratégicos, como farmácias, mercearias, etc. Pois uma comunidade sensibilizada e informada para este problema, é o primeiro passo, para uma mudança para melhor na vida de muitos cachorros acorrentados. 

E quem mantém um cachorro acorrentado, o faz muitas vezes por ignorância, e por desconhecerem as suas potencialidades, como seres com necessidade de interacção, que possuem sentimentos e que são passiveis de sofrimento e tristesa. Ou porque tambem é uma tradição ou costume, pois familiares e vizinhos também mantém seus cachorros acorrentados, sem conciência ou noção de que isto seja um ato de crueldade, e ao abordar essas pessoas, não devemos nunca ter uma atitude de confronto, pois este comportamento, não resultará em nada de positivo para o cachorro. Devemos tentar compreender essas pessoas, e os motivos que as levam a manter seus cachorros naquelas condições, e enquanto lhe perguntamos algo sobre o cachorro. 

Ao mesmo tempo lhe sugerimos amigavelmente formas de melhorar as condições em que ele se encontra. E uma das justificativas mais comuns, para se manter um cachorro acorrentado, é a de o cachorro servir de guarda para a casa e dar sinal de perigo, podemos então explicar à estas pessoas que seria mais eficaz ter o cachorro solto e livre, no quintal ou dentro de casa, juntamente com a família. Pois estando acorrentado, o cachorro nada pode fazer para impedir que estranhos entrem no quintal ou na casa, a não ser latir, porem como normalmente um cachorro acorrentado late sem motivos aparentes, muitas vezes até o seu latido de sinal é ignorado. Além disso, a realidade é que um cachorro acorrentado está completamente indefeso, e pode facilmente ser envenenado ou vítima de algum tipo de ataque. Porem estando livre o cachorro consegue avisar sobre potenciais perigos e agir contra intrusos de forma muito mais eficaz. 

Sendo verdadeiramente um fator inibidor, pois a preferência é sempre para os alvos mais fáceis e sem surpresas. E algumas destas pessoas até gostam de seus cachorros, mas não se apercebem da crueldade que significa mantê-lo acorrentado, nestes casos, podemos tentar explicar-lhes algumas características dos cachorros e como estes sofrem profundamente com o isolamento e a cruel restrição de movimentos que estar acorrentado significa. E muitas vezes tambem, algumas pessoas “desistem” de seus cachorros e acorrentam-nos, porque ficam frustradas com o comportamento deles, como sujar a casa, estragar algo, atacar alguma pessoa. Contudo, a maioria destas situações são facilmente resolvidas ou minoradas com educação, treino de obediência ou a esterilização dos mesmos, procure então informa-los sobre estas possibilidades. Porem como normalmente, a grande maioria destas pessoas perdeu por completo o interesse no seu cachorro, não se importariam de o dar para adoção. 

Nesses casos, podemos tentar explorar essa possibilidade, falando no assunto da adoção à pessoa e procurando um outro responsável para o animal. Não se esqueça que, desde que sejamos simpáticos, e não entremos em confronto, para o próprio bem do cachorro, vale sempre a pena falar com os responsáveis pelos cachorros acorrentados no sentido de tentar melhorar as condições de vida destes cachorros. Pois apesar de não terem feito nenhum mal, a nada, nem a ninguém, são sentenciados a passarem, muitas vezes toda sua triste e indigna existência, acorrentados o tempo todo pelo pescoço, sem receber nenhuma atenção, carinho, afeto ou se interar com outros cachorros ou pessoas. E esta é infelizmente, a lamentável realidade de milhares e milhares de cachorros acorrentados, que tiveram como veredito, a condenação a prisão perpétua, a ser cumprida de forma solitária, sendo que são criaturas totalmente inocentes, e por não terem sequer como ser expressar, só lhes restam se resignar com está miserável existência.

    COMPARTILHE A POSTAGEM.

    Visualizações de página do mês passado