.

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Cachorros - Cuidados de Verão.



Cachorros - Cuidados do Verão: Nesta época quente e úmida, é muito comum os cachorros apresentarem problemas advindos do aumento da temperatura corporal, que podem variar de uma simples apatia até sinais graves de desidratação, e cachorros com muito pêlo exigem cuidados redobrados. Os animais sentem o calor da mesma forma que nós, mas especialmente os cachorros, pois não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, mas somente algumas glândulas localizadas nas regiões dos coxins (almofadas das patas) e nas narinas. Portanto, trocam calor com o ambiente principalmente através da ofegação.


E em dias muito quentes, nem sempre conseguem fazer uma troca satisfatória dessa maneira, principalmente se estiverem sob exercício intenso e se estiverem em um local muito quente, como um carro fechado sob o sol do meio dia. E muitos cachorros que saem para passear nas horas mais quentes do dia acabam ficando exauridos mais rapidamente que o normal, e se o seu responsável não perceber os primeiros sintomas do aumento da temperatura corpórea, esses cachorros podem desenvolver a chamada Hipertermia Fatal ou “Heat Stroke”.  Pois Cachorros submetidos a passeios longos em horas quentes do dia, principalmente aqueles que não estão condicionados ou acostumados.


Podem começar a apresentar sintomas como respiração rápida, hipersalivação, saliva espessa, mucosas de coloração vermelho escura (cor de tijolo), tremores musculares, vômitos, diarreia, falta de coordenação motora (andar cambaleante) e até perda de consciência, desmaios e convulsões. Esses sinais também podem ocorrer com cachorros que estiverem viajando em carros sem ar-condicionado, ou fechados em locais quentes, sem ventilação, como caixas de transportes, etc, e esses sintomas devem ser identificados rapidamente pelo responsável. E de imediato deve-se  retirar o cachorro do ambiente quente ou da exposição direta ao sol.


Resfriar as suas patas e a região do pescoço e cabeça com toalhas molhadas ou água fresca. E se necessário levar o cachorro ao veterinário, e evite usar água muito gelada ou gelo, pois o resfriamento muito rápido também pode ser prejudicial, ofereça a ele água fresca, mas não o force a tomar líquidos principalmente se estiver inconsciente ou convulsionando. Pois o veterinário irá fazer o tratamento adequado e com a terapia apropriado à base de oxigênio e aplicação de fluido intravenoso com medicamentos específicos como corticosteróides e glicose. Mas se o cachorro já estiver convulsionando, mantenha-o em local baixo e acolchoado até chegar ao veterinário.


Lembre-se: essa é uma condição que necessita de cuidados  médicos emergênciais que só o veterinário pode oferecer. Se não for possível levar o cachorro imediatamente ao veterinário, promova o resfriamento gradual do mesmo até que seja possível seu deslocamento para a uma clínica veterinária.  E Para prevenir e não arriscar expor o seu cachorro a este grave quadro, deve-se evitar passear com ele nas horas mais quentes do dia. E nunca deixe seu cachorro sozinho dentro de carros com os vidros fechados, mesmo em dias não tão quentes.


Evite também exercícios rigorosos ou caminhadas longas em dias quentes e opte sempre por caminhar em áreas com sombra e nunca em áreas com sol direto, pois o chão pode estar muito quente e causar queimaduras nas patas. Ofereça sempre água fresca ao longo do trajeto e não se esqueça de ficar atento a qualquer desses sinais, principalmente em cachorros chamados braquicefálicos, como os bulldogs, pugs e boxers, que são mais predispostos à apresentar a hipertermia, pois têm maior dificuldade de perderem calor por meio da ofegação.


Recomenda-se não usar roupinhas nessas épocas do ano e procure tosar os cachorros muito peludos ou que possuam sub-pêlo, se possível, ligue o ar-condicionado ou ventilador nos ambientes muito quentes. Muitos cachorros que passam pela hipertermia se recuperam totalmente nas primeiras horas após o tratamento ser instituído, outros demoram mais tempo para se recuperar e outros podem ficar com danos cerebrais. Daí ser importante e fundamental tomar os cuidados necessários e fazer a prevenção devida, para que seu cachorro não seja acometido por estes sérios e graves problemas, e que dependendo das circunstâncias podem até ser fatais.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado