.

sábado, janeiro 08, 2011

Cachorros e Crianças.


Cachorros e Crianças: Existem varias experiências edificantes e positivas que o seu filho pode obter, ao se relacionar e cultivar amizade e carinho para com os cachorros, e dependendo do grau e da intensidade desta amizade, isto pode tornar essa relação uma experiência positiva e inesquecível, que seu filho leva-rá como uma bonita e emocionante lembrança para a sua vida adulta. Pois a relação entre uma criança e um cachorro pode trazer muitos benefícios para ambos, e além da companhia e amizade, os cachorros podem proporcionar auto-estima ao seu filho, ensina-lo a ter zelo e responsabilidade e inspira-lo a ter empatia e respeito pela vida animal. 


Tudo começa na escolha de ter ou não um cachorro, a família inteira deve estar disposta a dedicar um pouco do seu tempo às necessidades básicas do novo morador. É importantíssimo para a criança participar desta discussão, pois assim, ela terá uma maior noção das necessidades que o novo habitante da casa terá. E se for decidido que este não é o melhor momento para ter um cachorro, poderá entender mais facilmente os motivos dessa decisão. A idade mínima aconselhável para que uma criança comece a conviver com um cachorro é de seis anos. Antes disso, como as crianças ainda não têm noção de sua força, podem sem querer brincando ferir os cachorros, e serem revidados pelo cachorro com mordidas e arranhões.


E dependerá dos pais estabelecer o limite das atitudes toleráveis tanto aos filhos como aos cachorros e evitar disputas de espaço e atenção, de um tempo para que ambos se conheçam, porem deve-se ficar atento ao comportamento do cachorro. E é preciso deixar claro para a criança, que o cachorro não é um brinquedo, pois eles sentem dor e também se machucam, ficam doentes, e precisam de atenção e carinho, e também deve-se evitar brincadeiras ou agarramentos que possam machuca-los e provocar uma reação defensiva, porem agressiva dos cachorros. E para evitar acidentes, o cachorro preferencialmente deve ter pelo menos seis meses, fase em que já tem capacidade de fugir de uma situação sufocante ou que o coloque em perigo.


O melhor tamanho para cachorros que convivem com crianças, são os cachorros de porte médio e grande, e que possuam uma personalidade brincalhona e dinâmica para poderem acompanhar o ritmo das crianças. E a criança não deve assumir todas as responsabilidades sobre o cachorro, pois desta maneira as atividades entre os dois ganharão conotação de obrigação e a criança deixará de usufruir e ter um prazer natural com o seu amigo e companheiro. A missão da criança a principio deve ser cuidar para que seus brinquedos não fiquem ao alcance do cachorro para não correr o risco de que o cachorro os danifique ou destrua. E é tarefa dos adultos educarem os cachorros para que respeitem as regras da casa, e como os cachorros dependendo do tamanho, têm brincadeiras um pouco bruscas, devem aprender a serem mais tranquilos e comedidos com as crianças.


E até os 10 anos, o convívio com os cachorros ou outros animais deve ser supervisionado por um adulto. É importante que uma relação saudável seja incentivada, convide seu filho para participar da escovação, do recolhimento das fezes, do passeio com o cachorro e das brincadeiras. Assim, a criança desenvolverá um senso de responsabilidade e compaixão e, aos poucos, naturalmente cria-ra seus próprios elos de amizade e carinho no relacionamento com o cachorro. Porem se o cachorro começar a demonstrar um comportamento de disputa de espaço com a criança,rosnar e ficar com ciumes é preciso tomar uma atitude imediata para evitar que ocorra um acidente, não permitindo que a criança brinque ou fique sozinha com o cachorro.


E gradualmente ir entrosando e acostumando com cuidado a criança com o cachorro, e ir orientando e repreendendo se necessário o cachorro a aceitar a gostar da presença da criança, geralmente este é um comportamento emocional e passageiro nos cachorros, mas caso seja necessário é recomendável que se consulte um veterinário ou um especialista em comportamento de cachorros. Seu filho quer ter um cachorro, porem antes de adotar o seu novo amigo, considere se o seu filho é maior de seis anos, pois assim poderá interagir melhor com o novo companheiro.


Analise inclusive se você terá tempo para cuidar do cachorro, e não deixe a criança se sentir totalmente responsável pelo cachorro, pois a relação dos dois deve ser apenas de amizade. E também de preferência a adoção de um cachorro com mais de seis meses de vida, e ensine a criança a ter responsabilidade a cuidar e guardar de seus brinquedos para o cachorro não os danificar. Ensine também seu filho a fazer carinho no cachorro, porem sem machucar, deixando claro para a criança que o cachorro não é um brinquedo, que tem sentimentos, sente dor, fica triste, e que precisa de atenção e carinho para ser feliz. 


COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado