.

domingo, janeiro 09, 2011

Cachorros - Filhotes Orfãos.




Cachorros - Filhotes Orfâos: Os filhotes devem ficar com a mãe, no mínimo, até os 45 dias de vida. Se por algum motivo ou circunstância, como a morte da mãe, ou o abandono e a rejeição pela mesma, você adotar um ou mais filhotes e leva-los para sua casa, há uma série de cuidados que devem ser tomados para manter a saúde e a imunidade dos filhotes. E os cuidados são relativos e feitos de acordo com a idade dos filhotes, pois de 1 até 14 dias, os olhos ainda estão fechados. e eles ainda não possuem capacidade de se aquecerem, e precisam de uma fonte de calor, que pode ser uma lâmpada colocada próxima, porem afastada o suficiente para evitar acidentes.



Eles precisarão também de um leite substituto ao leite materno para se alimentarem, e existem disponíveis no mercado leites específicos e que são a melhor opção em termos nutricionais, consulte um veterinário para uma melhor orientação, e devem também ser mantidos dentro de uma caixa, ou em um ambiente que possa ser mantido limpo e seco. E de 15 até 20 dias, os olhos já estão abertos, mas os filhotes continuam precisando ser aquecidos e terem as mesmas necessidades e os mesmos cuidados na alimentação, e já podem ficar alguns minutos fora do seu ambiente protetor ou da caixa para desenvolverem suas funções motoras.




De 20 até 30 dias, os filhotes já conseguem andar, ainda que de um jeito bastante desengonçado, e os dentes começam a nascer, e o leite já pode ser intercalado com a papinha desmame, consulte um veterinário para maiores informações. E nesta fase, os filhotes também já conseguem parcialmente se aquecerem sozinhos, porem ainda precisam do auxílio de uma fonte de calor. Já podem sair da caixa ou de seu ambiente seguro, por um tempo maior, entretanto não é recomendável que nenhum filhote saia para a rua antes de receber a sua vacinação completa. E acima de 30 dias, os filhotes já estão aprendendo a mastigar, e já podem comer a ração de filhotes esmagada em forma de papa. e também não precisam mais de fonte de calor, a não ser em dias muito frios, e também podem começar a beber água, de preferência em uma vasilha rasa, para não haver risco de afogamento.




E com relação a higiene, os filhotes podem ser colocados dentro de uma caixa forrada com jornal, e que deve ser trocado constantemente, sempre que estiver sujo. É importante também, se for o caso, mantê-los afastados de cachorros adultos, que podem portar doenças em que são imunes, mas que se manifestam e se desenvolvem com facilidade, em recém-nascido ou filhotes.  Até os vinte dias, devem ser estimulados com lenços umedecidos para que façam suas necessidades, e se o filhote não estiver defecando e ficar com a barriga inchada, deve-se procurar de imediato auxilio veterinário.




Durante está fase, os filhotes não devem tomar banho e sua higiene deve ser feito com o uso de algodão com água morna, e logo após, deve ser feita uma secagem com uma toalha, para que os filhotes não peguem uma doença respiratoria ou sofram com o frio. Nos vinte primeiros dias, o aquecimento é primordial para que os filhotes continuem vivos, eles necessitam de uma fonte de calor permanente que pode ser dada por uma lâmpada, que deve ser colocado de forma que não haja perigo de pegar fogo nos objetos ao redor, e que também o calor excessivo não queime os filhotes.




Há a possibilidade de se colocar também um aquecedor, mas o vento quente não pode ser direcionado para os filhotes, para não causar um super-aquecimento.  E o leite substituto, é o melhor e mais completo alimento alternativo, possuindo um otimo teor de nutrientes e gorduras, e que visa suprir as necessidades alimentares dos filhotes que não tiveram a oportunidade de continuar mamando em suas mães. Consulte o seu veterinário, para uma melhor orientação de como preparar e fornecer este tipo de leite aos filhotes, pois é o alimento mais recomendado para substituir o leite materno, tanto em termos imunológicos quanto nutricionais. 

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado