.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Cachorros - Convulsão.



Cachorros - Convulsão: A convulsão é um problema  que pode acometer os animais também, principalmente aos cachorros.  E é uma atividade anormal do cérebro, a que se desencadeia devido a um grupo de neurônios que provocam descargas elétricas modificadas, que são conhecidas como foco. 

Geralmente, estão presentes alguns sintomas, como alteração ou perda de consciência, movimentos ou modificações musculares que envolvem todo o corpo ou somente parte dele. É de acordo com a sua apresentação, é que são classificadas as convulsões, sendo que as leves podem apresentar um quadro em que o cachorro parece perder a concentração. 

E pode evoluir para distúrbios de comportamento com alucinações (correr atrás do rabo, lamber o chão, caçar moscas e outros), com aparentes desmaios e até mesmo grandes atividades musculares, quando o cachorro se debate violentamente no chão. Este é o último tipo, e é denominado de convulsão generalizada que é mais comum de ocorrer em cachorros. 

Pois o número de cachorros afetados por este tipo de convulsão é bem maior.  O quadro clínico que é caracterizado pela repetição constante dos episódios de convulsão de epilepsia. Sendo que qualquer distúrbio que acometa o cérebro, pode resultar em convulsões. 

Mas as causas mais comuns são, anomalias de nascença como a hidrocefalia, fatores adquiridos como traumatismo craniano, intoxicação ou presença de tumor no cérebro. quando existe uma causa evidente responsável pela convulsão, a mesma é denominada de ediopática. 

E a avaliação de suas causas tem como base a idade, o histórico do cachorro e os relatos do responsável. Pois o responsável pelo cachorro é de grande importância para informar se houve algum trauma craniano recente, da presença de substâncias tóxicas próximas ao ambiente do cachorro. 

Utilização de inseticidas como o conhecido ‘mata-barata’ e outras informações, para o estabelecimento de um quadro preciso do diagnóstico sobre o quadro clínico do cachorro por parte do médico veterinário,  e o tratamento da convulsão, nos cachorros, é realizado através de medicamentos específicos. 
e somente com acompanhamento e prescrição de médicos veterinários. 

Pois devido ao seu grau de toxicidade,  pode provocar serias lesões hepáticas no cachorro. Inclusive, o tratamento deve contar com uma grande dedicação e paciência, por parte do responsável, pois a medicação deve ser administrada com regularidade, nos horários corretos e sem interrupção.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado