.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Zoonoses - Doenças Transmitidas por Cachorros.




Zoonoses-Doenças Transmitidas por Cachorros: Cachorros e outros animais de estimação podem transmitir diversas doenças, e isso é algo que deve ser levado em consideração, e de grande importância, para as pessoas e os animais de estimação, que  literalmente fazem parte da família.  Pois mesmo com o todo amor que os responsáveis sentem por seus cachorros, muitos possuem receios quanto às doenças que podem ser transmitidas pelos mesmos. No entanto, há também quem não saiba que é possível ocorrer à transmissão de doenças a partir dos animais, ou melhor, através da saliva, fezes, patas e urina.



Os quais contam com uma grande diversidade e quantidade de microorganismos que podem provocar diversas doenças, doenças estas que são denominadas zoonoses. Mas isso não é motivo de preocupação, pois estas doenças não são problemas quando se tomam as precauções necessárias para se evitá-las, assim basta tomar os cuidados com as vacinas e consultas periódicas ao médico veterinário, mesmo que o cachorro esteja sadio. Dentre outros cuidados necessários e fundamentais para se evitar a contaminação por estas doenças ou zoonoses.


Recomenda-se não se compartilhar alimentos ou a cama com os cachorros, evitar também lambidas ou beijos muitos próximas ao rosto, e também  recolher rapidamente e se fazer limpeza e desinfecção no local das fezes e urina. E caso ocorra algum acidente, como mordidas ou arranhões, deve-se imediatamente procurar assistência médica. E são varias as doenças ou zoonoses que podem ser transmitidas pelos cachorros aos seres humanos. Como doenças de pele, como a sarna que é transmitida por cachorros contaminados, para as pessoas através do contato direto com os mesmos, e para evitá-la, é preciso ter certos cuidados e manter o seu cachorro sempre bem alimentado e higienizado.


Com banho tomado a cada 15 dias, e também evitar que o mesmo tenha contato com cachorros estranhos, principalmente durante passeios na rua, porem se o cachorro apresentar pequenas lesões ou vermelhões na pele com coceiras constantes e queda acentuada de pelos, leve-o imediatamente a um médico veterinário. E além das sarnas, as micoses também podem ser transmitidas através do contato direto com os cachorros, então deve-se evitar dividir sofás ou camas com os mesmos, e também manter sempre o ambiente do cachorro limpo, higienizado e livre de umidade. No entanto, as enfermidades mais comuns e frequentes transmitidos pelos cachorros aos humanos, são as enfermidades de origem alérgicas como a rinite alérgica e a bronquite, e a transmissão se dá através dos pelos e da saliva.


A raiva também é uma doença ou zoonose, que pode ser transmitida pelos cachorros aos seres humanos, sendo inclusive a mais conhecida e a que causa maior temor na nas pessoas, já que a percentagem de  mortalidade é de quase 100% caso haja uma infecção. Sendo que a raiva é provocada por um vírus que ataca o cérebro e todo o sistema nervoso, desenvolvendo em quem estiver contaminado, distúrbios motores e comportamentais, além de dificuldades para respirar e também aversão a água. É por este motivo que existem intensas campanhas nacionais de vacinação contra a raiva. E além destas doenças ou zoonoses já citadas, existem outras em que se deve ter todos os cuidados e precauções, pois também podem ser transmitidas pelos cachorros aos humanos, que são a Bucelose, a Leptospirose, a Criptococose, a Larva Migrans entre outras menos citadas. Para maiores esclarecimentos e orientações , consulte um veterinario.






COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado