.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Border Collie - Cachorros.


Border Collie - Cachorros: A Border Collie é uma raça que foi aprimorada e desenvolvida na Escócia e na Grã-Bretanha, e os cachorros desta raça são descendente dos antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões dos Vikings, e que depois se tornaram excelentes pastores de ovelhas. E o inicio da criação da raça dos Border Collie data, segundo referências literárias, aproximadamente do ano de 1570, e a palavra Border significa “fronteira” em inglês e Collie pode ter sua origem na palavra “Colley”, que era uma raça de ovelhas, ou na palavra “Coolie” que significa trabalhador em Inglês, e ainda a possibilidade de ter se originada da palavra Celta “Coalley” que significa preto. 


O Border Collie é considerado como o cachorro mais inteligente do mundo,nos quesitos obediência e trabalho, alem de uma possuir uma bela aparência e também um bom porte, com um tamanho que varia entre 40 e 52 cm, e seu peso entre 13 a 27 kg, sendo as fêmeas um pouco menor. E tem uma variedade de cores que podem ser o preto, marron, merle, sable, sadle, sendo porem a cor predominante o preto e branco. E duas variedades de pelagem, que pode ser o de pêlo longo, com cerca de 8cm de comprimento, ou o pelo curto ou liso com cerca de 2,5 cm de comprimento. Não é um cachorro indicado para ser criado em apartamentos, ou em casas pequenas, ou mantido confinado em pequenos espaços. 


Pois o Border Collie é um cachorro muito dinâmico, e que precisa de muito espaço para se exercitar, e preferencialmente deve ser criado em espaços amplos, pois necessita de constantes exercícios para poder dissipar sua energia, e caso seja criado em ambiente urbano, deve ser levado para passear e praticar atividades físicas de forma frequente e regular, inclusive um Border Collie ocioso e sem atividade física pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo. Pois o Border Collie por ser muito resistente, é um cachorro que não se cansa facilmente, já que foi aprimorado geneticamente durante séculos para a atividade de pastoreio, devido a estas suas caracteristicas, ele precisa estar sempre ativo e permanentemente ocupado necessitando de no mínimo 1 hora de atividade física diária. 


Para poder ser um cachorro equilibrado, tranquilo e feliz. e por seu alto gasto de energia, inclusive o seu consumo de ração diário varia entre 300 a 400 gramas. O Border Coliie é muito solicitado também na prática de esportes como agility, Frisbee, por muito ágil e resistente, é considerado um cachorro incansável. E é um otimo cachorro de companhia, pela sua inteligencia acima da media, disciplina, sensibilidade e obediência, e também pela sua tranquila e harmónica convivência com outros cachorros, inclusive de outras raças, se dando também muito bem com crianças, inclusive adorando brincadeiras.




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado