.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Chihuahua - Cachorros.


Chihuahua - Cachorros: O Chihuahua é a menor raça de cachorros do mundo, e a sua origem e o seu nome, estão ligados a região de Chihuahua no México, É um cachorro extremamente inteligente e afetuoso, porem bastante possessivo, sendo considerado um otimo cachorro de companhia. Pois alem de ser um excelente companheiro para todos os momentos, o Chihuahua é também um bom cachorro de guarda, pois está sempre alerta a qualquer barulho ou movimento. O Chihuahua é um cachorro encantador que sempre cativará as pessoas, e ainda proporciona muitos benefícios e facilidades, para aquelas pessoas que não querem ter muito "trabalho" na hora de cuidar de seu cachorro, entre elas, o seu pequeno tamanho e peso, alem de sua rusticidade e facilidade de adaptação. A historia cronológica da raça, por falta de registros, ainda não foi totalmente revelado, o que se sabe, é que há um consenso entre pesquisadores de que a origem da raça é mexicana, mas existem especulações também de que o Chihuahua pode ser originário da ilha de Cuba ou até do Egito. È provável que sejam descendentes de uma raça muito antiga, a Techichi, que é uma raça associada a realeza da civilização Asteca, e é a raça mais antiga da América do Norte. E os Chihuahuas estão muito relacionados aos Techichis, devido a imagens de cachorros cravadas em pedras no período tolteca serem muito parecidas com os Techichis e os Chihuahuas.



Alguns dizem que o Techichi viveu de forma selvagem, na época da civilização tolteca, onde foi capturado e domesticado por seus habitantes, sendo que os Techichi, eram um pouco maior que os Chihuahuas, suas cores também eram similares, os Techichi, não auxiliavam os humanos no trabalho, por serem muito pequenos para o rebanho de gado ou para a caça, eles também não conseguiam carregar pacotes ou puxar carga, mas, mesmo assim os toltecas valorizavam os Techichis, e acreditavam que a amizade entre humanos e cachorros continuava após a morte, sendo assim quando o seu dono morria, o Techichi tinha que morrer também, e era enterrado junto, fato que ficou comprovado em tumbas onde foram encontrados os techichis. E por estes fatos, especula-se que os Chihuahua tenham se originado, a partir do cruzamento do Techichi, com um pequeno cachorro que foi trazido da Ásia para o Alasca, esse cachorro que não tinha nenhum pelo , supostamente seria o responsável, pela baixa estatura do Chihuahua. Depois disto, apareceram vários outros indícios sobre sua origem, alguns deles apontam para a ilha de Cuba, e inclusive o Egito, onde muitas pessoas acham que é de lá que o Chihuahua tenha se originado, devido a achados de restos mortais de e pinturas de cachorros com aparência muito próxima a dos Chihuahua, e esses achados eram de aproximadamente 1000 anos A.C.. Entretanto os Chihuahua foram quase extintos, depois que os espanhóis invasores chegaram a costa mexicana. 


Pois a civilização asteca foi quase que totalmente destruída, e os Chihuahuas ficaram sem as pessoas que criavam e cuidavam deles, e a grande acabou morrendo abandonada, Entretanto os remanescentes da civilização asteca, juntamente com outros povos nativos do México, acolheram muitos exemplares do Chihuahua, dando continuidade a sua reprodução, e consequentemente salvando a raça. Até que os norte-americanos descobriram esta raça exótica que nomearam de Arizona ou Texas, provavelmente por esses estados estadunidenses, fazerem fronteira com o México. Os norte-americanos se apaixonaram pelo pequeno cachorro e ajudaram a aumentar em muito o número de chihuahuas. Porem, o reconhecimento e a popularização dos Chihuahua, só veio a ocorrer no final do século XIX, aproximadamente em 1890, e a partir dai, a raça ganhou fama mundial, e para aumentar mais ainda a sua popularidade, houve a aparição do Chihuahua, ao lado de artistas, como a mexicana Lupe Vélez, atriz que fez o filme The Wolf Song (1929), do diretor Victor Fleming, e o longa-metragem de Cecil B. de Mille em The Squaw Man (1931). E o que ajudou para a disseminação do Chihuahua no mundo, foi principalmente seu aspecto exótico, sua personalidade e o seu tamanho e peso diminuto, o Chihuahua também é uma das raças mais antigas a serem registradas no kennel club. 



A estatura do Chihuahua está compreendida entre 16-22 cm(mini) e é proporcional ao seu peso, que vai de 1,0 a 3,0 kg, e os tamanhos menores são os mais apreciados. Tem um crânio em forma de maçã, com o focinho curto e pontudo, olhos redondos, orelhas grandes que se erguem quando alerta e bem separadas entre si, um corpo compacto, com um comprimento proporcionalmente maior que a altura, cauda mantida curvada sobre o dorso ou de lado, e um Chihuahua de olhos verdes, apesar de ser aceitável, não é desejável. E as cores mais frequentes são o fulvo-claro, o areia, o marrom, o prateado e o azul-aço, a pelagem pode ser unicolor ou malhada. O Chihuahua é encontrado em dois tipos de pelagem, uma curta, e outra alongada e ondulada, esta mais rara e difícil. Sua pele é lisa e elástica em toda a superfície corporal, seu comprimento é quase do mesmo tamanho que a altura na cernelha, com tronco quase quadrado, especialmente nos machos, entretanto nas fêmeas, o tronco é um pouco maior por causa que isso irá ajuda na sua função reprodutiva. Existem duas variedades, o pêlo longo e o pêlo curto. o Chihuahua de pêlo curto, tem o seu pelo assentado em todo o corpo, ligeiramente mais longo quando apresenta capa interna (subpêlo), se haver uma certa escassez na garganta e no abdome, sendo ligeiramente mais longo no pescoço e na cauda, e curto na cara e as orelhas; é brilhante e sua textura suave, E o de pelo longo, o seu pelo deve ser fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado. 



É desejável a capa interna (subpêlo) não muito densa, apresentando pelo muito longo em forma de pluma nas orelhas, pescoço, face posterior dos membros anteriores e posteriores, patas e cOs Chihuahuas podem ter várias cores e são conhecidos pelas suas grandes orelhas em pé. Filhotes de Chihuahuas às vezes são confundidos com porquinhos-da-índia por causa das suas caras apertadas, tamanho extremamente pequeno. olhos grandes, redondos e brilhantes, não exageradamente salientes. E, o focinho ideal é o curto, levemente apontado num ângulo de praticamente 90º, orelhas grandes, portadas eretas em estado de alerta, e ficam mais caídas com inserção lateral num ângulo de 45º de abertura quando estão em repouso (parece um morcego). Dentição desejável em forma de tesoura, mas é comum encontrar mordeduras em torquês, ou até mesmo uma leve prognatismo, mas os dentes nunca devem ser visíveis. Todas as cores são admissíveis, inclusive todas as combinações de cores (quanto mais exótico, melhor). Nas cores claras, a trufa e os olhos podem ser claros, a cor mais comum é a rubi escuro. Cauda moderadamente longa, portada em foice para cima, ou fazendo uma curva sobre o dorso, com a ponta tocando o mesmo. O Chihuahua apesar de seu pequeno tamanho, mostra-se um habilidoso caçador de ratos. De uma natureza forte, o cachorro, é um dos poucos autóctones do continente americano, isso se pode observar pelas suas origens indígenas. Sempre muito alerta ele, late a menor ruído, e é muito fiel ao dono. 



E em relação a alimentação do Chihuahua, eles são são onívoros, e deve-se tomar cuidado para fornece-los uma alimentação adequada e equilibrada. E ao mesmo tempo, não alimenta-los demais, pois eles tem uma certa tendencia a ficarem obesos, e os Chihuahuas com excesso de peso podem vir a ter problemas com os ligamentos, colapso da traqueia, bronquite crônica e esperança de vida encurtada. Alguns potenciais compradores buscam animais extremamente pequenos. e eles podem estar doentes ou desnutridos, ou, se forem saudáveis, podem ter vida curta e problemas de saúde devido ao extremo nanismo. Normalmente são utilizados para reprodução e podem precisar de cuidados especiais. Alguns criadores de chihuahuas propositadamente tentam produzir exemplares muito pequenos, para consequentemente poder aumentar os preços destes examplares, a maioria dos reprodutores respeitáveis desaprova essa prática, pois o tamanho de um Chihuahua adulto é imprevisivel. Os chihuahuas apresentam diversos atributos que fazem dele um cachorro perfeito, principalmente para pessoas que não dispõem de muito espaço, e tempo para cuidar de um cachorro. No entanto, algumas características dele, podem se tornar um desafio para muitos que devem ser tomados com muito cuidado. Na hora de adquirir o seu Chihuahua esteja certo de que você está completamente consciente dos atributos da raça e seus eventuais problemas, e que está pronto para lidar com eles. 



Um Chihuahua pode ser um excelente companheiro na casa certa e com o dono certo. Na verdade, o cachorro pode se adaptar muito fácil a qualquer casa, devido ao seu tamanho. Essa raça pode igualmente viver em um apartamento pequeno, assim como em uma mansão. A chave para o sucesso de ter o seu próprio Chihuahua, está no seu próprio dono, pode-se dizer que quem quer adotar esse cachorro irá ter sucesso. Se você está disposto a enfrentar e conhecer todos os desafios de ter um Chihuahua, então ele será seu companheiro, por longos anos. Além do mais, é muito importante manter a segurança de seu cachorro, assim como, sua higiene e beleza bem cuidadas. O Chihuahua não se tornou uma raça popular, e favorita para quem quer ter um cachorro, por várias razões incluindo essas, entre estas o seu tamanho e pesos pequenos, da para carregar facilmente e até para viajar confortavelmente no colo, a sua grande variedade de cores, E se corretamente alimentado e cuidade é um cachorro de vida longa, com tempo medio variando entre 14 e 18 anos, podendo chegar até mais de 20 anos.Se adapta tranquilamente em qualquer local, mesmo pequeno, não sendo necessario fazer-se exercicios ou caminhadas, e alem de fazer companhia, é um excelente cachorro de guarda. Assim como todo cachorro de raça, o Chihuahua tem seus próprios problemas, muito deles são ocasionados pela reprodução de má qualidade, é podem ser evitados através de cachorros que venham de um reprodutor de qualidade. 



Isso é uma das coisas mais importantes ao se adquirir um cachorro, e outros podem ser próprios de todos os membros da raça. Para que o chihuahua venha a ter uma vida longa e para que você não fique preocupado, caso tenha que deixar seu cachorro sozinho em casa, é necessário que tome algumas medidas de segurança. Como não deixar fios conectados a tomada, pois um choque pode lhe ser fatal, não se deve também usar produtos de limpeza com quimica muito forte no vaso sanitario, ou mata mosquitos em spray, pois eles são muitos sensiveis a estes produtos, inclusive pequenas quantidades de certas plantas, alimentos extragados ou venenos que eles possam vir eventualmente a ingerir, podem lhes ser fatais. E em relação aos banhos, apesar de existirem afirmações de que o Chihuahua só deve tomá-los após a última dose de vacina, pode-se banhar o filhote antes desta data tranquilamente, em casa, com água morna e em local sem correntes de vento e frio. Evite dar banhos em Pet Shops antes das vacinas completas para preveni-lo contra eventuais contágios. Com as unhas caso seu Chihuahua não saia frequentemente de casa, pode vir a ter problemas com o crescimento exagerado destas. Neste caso, convém apará-las de mês em mês, de preferência em um veterinário de confiança. E pela parte da escovação procure escovar os dentes do seu Chihuahua com frequência. Acostume-o desde cedo com este hábito. pois a escovação, e a consequente hugiene bucal, traz enormes benefícios de saúde dos cachorros. 



Os Chihuahuas, são conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos. Negativamente, podem estar propensos a serem muito nervosos. Muitos Chihuahuas tendem a focalizar seu amor e devoção a uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos em relação a mesma. E o Chihuahua pode ter vários graus de temperamento, e apesar de seu tamanho, eles se mostram muito corajosos em diversas situações, inclusive podendo ser muito agressivo com outros animais e pessoas que não conheça, mas, se educado corretamente, para não ser agressivo com estranhos, mostrarar-se um cachorro afetuoso, divertido, amoroso, e uma boa companhia. Os Chihuahua são caracterizados por seus donos, como cachorros de colo, que não precisam de muito exercício, mas, mesmo assim, é sempre bom para ele pequenos passeios pela rua. Como excelente cachorro de alerta que é, deve-se evitar que desenvolva o hábito de latir demais, para isto, deve haver paciência na hora de educá-lo. A raça aparece na 67ª posição em um ranking do livro 'A inteligência dos cães', de Stanley Coren, de cachorros mais comportados. No Brasil, infelizmente há 'vendedores', que produzem com frequência cachorros pequenos, isso gera graves desvios de comportamento. 



A raça sofre também com a mestiçagem do Chihuahua com o Pinscher e até mesmo com o Lulu da Pomerânia, e é por esse motivo que se deve escolher bem onde adquirir o seu cachorro, para não ser enganado por esses vendedores, que só querem lucrar. Toda a educação do cachorro depende da criação que lhes é dada por seus donos, o que pode definir fatores como longevidade, obediência ao dono, doenças, temperamento, inteligência, entre outros, ou seja, o cachorro pode ser bem-educado ou mal-educado. No caso do Chihuahua, como foi mostrado pode haver críticas positivas ou negativas em relação ao comportamento desse cachorro. Alguns donos de Chihuahua dizem: "Seu comportamento é muito bom. e ele é muito sociavel, inclusive late pouco, e se dá muito bem com outros cachorros e crianças, e é muito inteligente!". Porem há donos que dizem exatamente o contrário, que seu cachorro é anti-social, que faz muito barulho à noite, e que tem um temperamento agressiva. Então, há necessidade de se fazer um trabalho de educação e socialização com o Chihuahua, para se evitar estes problemas. Pois não basta somente ter a vontade de adquirir um Chihuahua, e para que estas situações não ocorram, e o Chihuahua não se torne um "incomodo", é necessário saber educa-lo, cuidar dele, dar segurança, carinho e atenção. Pois, podem acontecer constrangimentos futuros, imagine um Chihuahua, que fique latindo para qualquer cachorro ou pessoa que se aproxime, enquanto o seu dono passeia com ele, ou que quando um parente ou amigo, chegue perto dele, e ele aja de forma extremamente raivosa e agressiva. 


A com relação ao relacionamento dos Chihuahua com as crianças, deve-se tomar certos cuidados, principalmente em casa que tenham crianças com menos de 10 anos, devido a seu temperamento um Chihuahua pode não ser um bom cachorro para uma criança, mas também devido a sua fragilidade e baixa estatura, o que pode provocar alguns eventuais acidentes, e ferir seriamente o cachorro. Pois, devido a seu temperamento um Chihuahua supervisiona e vigia constantemente, o que está acontecendo com a família e em torno dele, em uma casa com crianças, especialmente as pequenas, isso se torna difícil. pois os Chihuahuas são intolerantes à vida agitada, pessoas e lugares estranhos, a manipulação áspera e constante e a barulhos altos. Famílias com crianças que adotaram um geralmente reclamam de problemas no comportamento do cachorro como, mordidas, a quebra de algum objeto da casa, máxima proteção de apenas um membro da família, ser anti-social, Uma casa que tenha um Chihuahua e crianças com menos de 10 anos, pode gerar conflitos em ambas as partes, porque as crianças, não sabem lidar com o temperamento do cachorro, e gostam de ficar tocando e pegando ele, coisa que o Chihuahua não supora, neste caso, deve-se orientar e educar as crianças há respeitar o espaço do cachorro e não provoca-lo. E no aspecto da saude, os Chihuahuas, devem ser bem cuidados desde filhote para que possam ter uma vida tranquila e longa, e apesar de ter poucos problemas de saúde, o Chihuahua requer atenção de um veterinário, e de alguns cuidados que farão com que viva facilmente por mais de 15 anos de idade. Pois doenças caracteristicas como hipoglicemia, hidrocefalia, luxação da patela, entre outras, sã comuns a raça, e podem acometer frequentemente os Chihuahuas.









COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado