.

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Animais e Tragedias Naturais.


Animais e as Tragédias Naturais: Alagamentos, queda de barreiras ou qualquer outra catástrofe natural são temas de tragédias preferidos pela mídia em geral, entretanto, a grande questão é a forma como estes fatos são abordados. Pois existem diversas maneiras de se expor uma matéria, porem à imprensa as focalizam sempre com o mesmo olhar, e do mesmo ângulo.É neste olhar, não existe um angulo em que se possa focalizar os animais. Pois os assuntos relacionados a eles, são de interesse, na visão distorcida da grande imprensa, de uma minoria. Principalmente quanto são assuntos relacionados ao fim da exploração e da crueldade contra os animais. Porque a notícia antes de ser uma fonte de informação, é um produto e uma mercadoria a ser.“Vendida” e falar sobre animais não da audiência ou "ibope", então matérias sobre animais não merecem destaque. O que resultado em uma falta de cobertura quase que total da mídia em geral sobre a situação dos animais vitimas de catástrofes.


E quando o fazem, é de forma limitada e superficial, como o caso de uma noticia sobre um cavalo que.havia ficado preso entre os escombros de uma casa e uma árvore ainda o prendia, a mídia noticiou o. fato ocorrido, no entanto não deu mais informações,.e não se sabe se ele foi resgatado e conseguiu sobreviver, ou se continua lá até agora, e consequentemente morreu. Por causa do desprezo e o descaso em relação aos animais, o publico em geral só é informado do superficial, pois a mídia não se interessou e não se deu ao trabalho de acompanhar o desdobramento do fato ocorrido com este e outros animais. E tambem não. informa ou cobra por parte do poder público uma maior atenção e um maior cuidado para com os animais, que tambem foram vitimas potenciais da tragédia da Região Serrana. Simplesmente não ha. interesse por parte da grande mídia sequer em informar o drama sofrido pelos animais. Ou seja, para a mídia empresarial, que é regida pelos índices de audiência, o sofrimento e a vida dos animais não tem a menor importância.



Houve casos de abrigos de animais, localizados na Região Serrana, em Nova Friburgo e Teresópolis que foram atingidos por deslizamentos e enchentes, ficando isolados em uma situação calamitosa e desesperadora, com centenas de animais correndo risco de morte, com frio, fome e sede, alem de. vários gravemente feridos. E que se não fosse pelo socorro, ajuda e colaboração de entidades protetoras dos animais e tambem de voluntários, a tragédia teria se consumado, e o drama e sofrimento dos animais teria se transformado em uma tragédia muito maior. E graças ao precioso auxilio destas entidades e dos voluntários foi possível salvar a vida de centenas de animais, inclusive muitos que estavam gravemente feridos. Enquanto que a grande mídia e o poder publico, foram totalmente omissos, e nada fizeram para ajudar ou ao menos divulgar a situação calamitosa, dramática e desesperadora vivido por estes animais. Que por não serem considerados uma vida, mas sim. seres inferiores e desprezíveis foram totalmente ignorados e deixados para morrer a mingua.


Inclusive o poder público não possui qualquer tipo de estratégia para o auxilio e resgate de animais neste tipo de situação Embora os meios de comunicação não tenham como obrigação ajudar a salvar animais em situação de catástrofe, a mídia tem o poder de ao divulgar os fatos concientizar, influenciar e solidarizar aos que assistem o noticiario, e que tem a possibilidade de ajudar. Principalmente o poder publico que não somente tem a possibilidade, como tambem deveria ter aa obrigação. Entretanto o poder publico, não tem o menor interesse ou preocupação com assuntos relacionados aos animais. Pois já existem milhares de animais abandonados famintos e doentes pelas ruas das grandes cidades, com total omissão das autoridades constituídas. E seria no mínimo uma grande ilusão, esperar algum tipo de auxilio ou preocupação para com os animais vitimados por esta e outras tragédias por parte do poder publico. E em relação à omissão da mídia, houve tambem o caso da senhora que foi resgata por pessoas de um prédio próximo, mais a mídia sequer comentou sobre os três cachorros que lhe pertenciam. 


E estavam juntamente com ela, passando pelo mesmo drama. E da escolha que ela teve de fazer para tentar salvar ao menos um, ao invés de simplesmente largá-los lá, e só pensar em sua própria vida. Mas que infelizmente acabou com todos os cachorros sendo levados pela enxurrada. E depois ela extremamente triste disse em um site que lamentou profundamente não poder ter feito nada para salvar a vida dos seus bichinhos de estimação. Entretanto a mídia pouco ou nada falou a respeito da vida perdida destes três animaizinhos, e a tristeza desta senhora por tê-los perdidos. Não dando a menor importância, ao fato da senhora ter. tentado salvar ao menos um cãzinho e não ter conseguido. Parecia ao ver na TV, que o cachorrinho que a senhora não conseguiu salvar, e os outros dois que não puderam ser carregados, eram apenas pares de sapatos velhos, ou simples objetos descartáveis. Pois se a mídia tivesse dado mais atenção aos animais vitimados pela tragédia da Região Serrana, muitos animais que perderam a vida poderiam ter sido salvos.


Pois uma grande quantidade ficou perdida, sem água ou comida, e que no desespero de seus donos foram simplesmente abandonados em áreas de risco, alguns até presos por correntes. Muitos foram levados pela enxurrada, alguns morreram afogados ou soterrados, e muitos ficaram gravemente feridos. E os jornais e noticiários simplesmente pouco ou nada falaram, houve abrigos de animais abandonados que foram seriamente atingidos, cavalos que morreram, e outros tiveram ferimentos gravíssimos e até faturas expostas tendo que ser sacrificados. Se as notícias sobre os animais que foram vitimas deste drama, fossem mais difundidas, com certeza haveria mais ajuda, e muitos dos animais que morreram poderiam ter sido salvos. Pois as ONGs que estão atuando no auxilio e resgate destes animais, como a participação de voluntarios, praticamente trabalharam sozinhas principalmente no inicio, sem nenhuma colaboração do poder publico ou orientação e informação por parte da mídia.


As ONGSs heróica e eficientemente montaram toda uma estrutura para mapear a área, localizar, socorrer e resgatar os animais, e tambem arrecadar donativos que foram e ainda são essenciais, como rações, medicamentos, jornais e até dinheiro, para serem depositados em contas bancárias. Porem muitas pessoas que queriam participar de alguma forma, não o conseguiram fazer, pois para saberem notícias sobre como ajudar os animais, era preciso buscar informações na internet, pois em outros meios de comunicação quase nada era falado. É lastimável e vergonhosa a situação dos animais no Brasil, e isto já prevalecendo em situações normais do cotidiano, porem em casos de tragédias como a da Região Serrana e similares, esta situação se torna dramatica para os animais, com total omissão, despreso e abandono. E se depende-se da atenção da mídia ou da ação do poder publico, estas tragédias para os animais alcançariam proporções imensuráveis.


Mas porem, graças à atuação heróica, na base da cara e a coragem das ONGs e dos amigos voluntários, superando todas as adversidades, obstáculos e carências com muita eficiência e determinação, o sofrimento dos animais vitimados foi bastante minimizado, com muitos sendo atendidos, alimentados, tratados e resgatados e tendo as suas vidas salvas. Em outros paises, existe toda uma cultura voltada para a consideração e o respeito pelos animais. Na Austrália, por exemplo, que tambem esta sendo atingida por fortes chuvas e inundações, há preocupação e respeito pela vida animal. Com atenção da midia, e ação por parte do poder publico, com o proposito de salvar e resgatar todos os animais vitimados, incluindo cavalos, bois e até animais selvagens, que estejam precisando de socorro. No Brasil, no entanto ha necessidade de se criar uma conscientização de que os animais são seres vivos, são vidas que apesar de serem considerados irracionais, tambem sofrem, sentem dor, fome, e frio como qualquer ser humano. E são dignos de todo respeito e consideração, pois são vitimas inocentes e indefesas dos efeitos nocivos da ação dos racionais e pretensiosos seres humanos na flora e na fauna do planeta, como desmatamentos de florestas, poluição dos rios, mares e do ecossistema com lixo, detritos e esgoto. 















COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado