.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Parasitas de Verão - Cachorros.




Parasitas de Verão - Cachorros: Não são apenas o calor e as chuvas que aumentam com o verão, uma legião de pequenos parasitas que podem trazer graves problemas são tambem mais frequentes nessa época. Pulgas, carrapatos, Sarnas, Miíases (mais conhecida como bicheira), berne e até as moscas de ponta de orelha podem comprometer gravemente a saúde do seu cachorro, sendo necessário precaução e cuidados especiais.É necessário inspecionar regularmente a pele do cachorro e observar atentamente os principais sintomas como coceira, vermelhidão, descamação e feridas, inclusive o local onde o cachorro vive, sendo estas são as principais medidas preventivas necessárias e indispensáveis.


As pulgas, os carrapatos e as moscas de ponta de orelha podem ser observados no pelo do animal ou localizados no ambiente, enquanto sarnas, bernes (larvas de moscas no tecido subcutâneo) e miases (bicheiras) nem sempre são tão evidentes, mas podem ser notados por vistoria direta da pele ou quando os sinais já estão mais avançados. Banhos regulares, com higienização dos ouvidos e a limpeza frequente do ambiente onde o cachorro vive, como a retirada imediata das fezes, reduzem o risco de infestações. Para afastar bernes também pode ser utilizado um comprimido especifico à base de Lufenuron (Program) uma vez por mês e, no caso das moscas de ponta de orelha, pomadas repelentes e citronela.


Caso já tanha ocorrido as infestações é de fundamental importância o controle dos parasitas no próprio ambiente, Para isso podem ser usados produtos parasiticidas específicos para serem aplicados no ambiente, e que nunca devem ser aplicados diretamente nos cachorros. Na prevenção e controle de pulgas e carrapatos existem formulações já consagradas e seguras para cachorros. Outras à base de inseticidas piretroides (observar a fórmula dos produtos) necessitam maior cuidado na aplicação. Já o tratamento da bicheira depende do grau de infestação, se tiver poucos dias, com larvas e dano  tecidual pequenos, pode ser usado o Capstar comprimidos, lembrando sempre de antes retirar todo pelo ao redor da ferida , limpá-la diariamente com solução anti-séptica e proteger o local e aplicar sprays repelentes (produtos disponíveis em lojas especializadas) ao redor da miase para evitar nova infestação.


Porem no caso de miases (bicheiras) mais graves, em locais mais complicados como boca, anus e regiões próximas aos olhos e ouvidos, é necessário o uso de anestesia, que deve ser realizada por um médico veterinário, para retirada de todas as larvas e limpeza total da ferida. No caso da berne (originária da mosca Dematobia hominis) é melhor evitar sprays ou inseticidas que matam a larva. Tirá-la por conta própria também é desaconselhável, pois ela possui espinhos e deve ser extraída por inteiro, sob o risco de o cachorro desenvolver quistos, abscessos e infecções. O correto e o mais indicado é procurar um veterinário assim que forem observadas as primeiras lesões para que ele indique o melhor tratamento.


O combate às sarnas (causadas por tipos específicos de ácaros) se baseia na administração subcutânea ou oral de medicamentos a base de ivermectina, mas depende do tipo de sarna. Se for a sarna negra ou demodécica, o tratamento leva meses e necessita de um acompanhamento do médico veterinário, pois é uma doença que não tem cura, existe somente o controle dos sintomas. Já no caso da sarna vermelha ou escabiose , o tratamento consiste somente em 2 aplicações de ivermectina, com intervalos de 15 a 21 dias e desinfecção do ambiente. e em relação às moscas de ponta de orelha, o controle e o tratamento é a base de repelente. Há tambem, o perigo das doenças parasitárias causadas por carrapatos , pulgas e ácaros.

Pois este conjunto de parasitas pode transmitir muitas doenças para os cachorros e também para os seres humanos. E são desde graves hemoparasitoses (babesiose e erlichiose, doença de lyme), até  processos alérgicos que causam grandes sofrimentos aos cachorros e demais animais predispostos e até feridas que podem levar à infecções bacterianas, sepse (infecção geral grave do organismo por germes) e até o óbito do cachorro. E as pulgas ainda causam a DAPP (dermatite alérgica à picada de pulga) que pode apresentar feridas avermelhadas e queda de pelo, principalmente na região ventro-dorsal.


A melhor solução é sempre prevenir, e evitar a auto-medicação, pois o melhor caminho é consultar o profissional de veterinária que saberá reconhecer o que está incomodando o cachorro e a maneira mais adequada de tratá-lo. Existem no mercado sabonetes, shampoos e sprays com efeito residual preventivo, e também produtos que agem pelo contato (spot-on) de maior duração. Os produtos com efeito residual podem, eventualmente, acabar com a infestação por efeito indireto, quando usados por mais de um ano. Consulte sempre o seu veterinário antes da utilização de qualquer produto parasiticida.


Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado