.

domingo, março 20, 2011

Staffordshire Bul Terrier - Cachorros.






Staffordshire Bull Terrier - Cachorros: A raça Staffordshire Bull Terrier se diferencia e se destaca das demais raças de origem  Terrier principalmente por seu temperamento. Temperamento este, equilibrado, tranquilo e sociável, e que vem a ser uma das suas principais caracteristicas. Pois alem de ser um caçador hábil e corajoso, o Staffordshire Bull Terrier é também muito inteligente. A principio, mesmo possuindo uma semelhança fisica , apesar do menor porte, com as raças familiares e descendentes como os American Bull Terrier,  American Staffordshire Terrier  e inclusive os Pit-Bull. As pessoas leigas, geralmente confundem o Staffordshire Bull Terrier, com estas raças, que são suas descendentes, e principalmente com o American Staffordshire Terrier. Sendo que o Staffordshire Bull Terrier, é bem menor e pesa menos, pois mede entre 35 e 41 cm, e pesa entre 11 e 17 Kg, e o American Staffordshire Terrier, é de porte médio e bem mais robusto, medindo entre 40 e 48 cm, e pesando entre 18 e 23 Kg.




E tambem o Staffordshire Bull Terrier possuem ao contrario destes, uma personalidade e um comportamento extremamente fiel, afetuoso, sociável, tranquilo e pacifico. Inclusive se relacionam, aceitam e são totalmente dedicados e confiáveis para conviver com crianças, idosos, sendo usados tambem intensivamente em terapias, entre outras funções. Sendo estas características fácil e claramente identificáveis e percebíveis na raça, pois os Staffordshire Bull Terrier são cachorros companheiros , carinhosos, equilibrados , inteligentes, obedientes e totalmente confiáveis. Inclusive, no seu país de origem, que é a Inglaterra, são chamados de "Nanny-Dogs", que traduzindo significa "babá de crianças". E entre as mais de 190 raças Britânicas, somente duas são descritas, aceitas e indicadas especificamente dentro de um padrão comportamental considerado ideal para se relacionar sem riscos ou problemas com as crianças, mas somente o Staffordshire Bull Terrier é considerado totalmente confiável.




Outro fato importante é que se adaptam tranquilamente e muito bem em apartamentos, pois quase não latem, e tambem aprendem com muita facilidade, são de porte médio e ainda  possuem o pêlo curto, o que facilita em muito o banho, a escovação, a tosa e tambem quase não se soltam. A Staffordshire Bull Terrier, é uma raça rústica, sendo considerada como uma das mais resistentes entre os cachorros de raça pura. E os Staffordshire Bull Terrier estão sempre dispostos e com bom humor e tambem adoram brincadeiras e exercícios físicos. E quanto a sua adaptação climática, eles conseguem viver muito bem, tanto no verão tropical quanto no inverno europeu. Pois alem de serem muito populares na Inglaterra e nos EUA, tambem o são na Austrália e na África do Sul e em vários outros países europeus. E no Brasil tambem, os Staffordshire Bull Terrier vem conquistando seu espaço, e atualmente estão entre as raças que tem o maior índice de crescimento.




Os Staffordshire Bull Terrier são cachorros de uma raça originária da Inglaterra, sendo descendentes dos Molossos e dos Terries, foi uma raça criada e aprimorada através de sucessivos cruzamentos entre os antigos Bull Dogs e alguns Terries Ingleses. Juntando-se assim, a força e a estrutura física dos Bulldogues, com o temperamento e a agilidade dos Terriers. O primeiro registro de um Stafford Bull Terrier, deu-se em 1935 em Londres, sendo oficialmente reconhecida em 1935, e seu padrão estabelecido em 1939, sendo que o objetivo era se conseguir um cachorro com atributos como obediência, equilíbrio, tranquilidade, inteligência e totalmente livres de qualquer traço de agressividade. E este objetivo foi alcançado com sucesso, pois os Staffordshire Bull Terrier obtiveram bastante êxito com suas qualidades marcantes e elogiáveis em shows e exposições, se tornando campeões de agilidade, e em torneios e provas de Fly Ball, Show Dog, Heelwork, Working Trials, provas de obediência e conformação.




Participando também, com muita eficiência de terapias com pessoas deficientes físicos, deficientes mentais e pessoas com traumas ou problemas emocionais. A sua aparência geral, é bastante robusta, harmonica e equilibrada, possuindo uma pelagem lisa, curta, macia, muito bem distribuída e simétrica, e apesar de ser muito robusto e musculoso e consequentemente muito forte, estas caracteristicas porem não o impedem de ser extremamente ágil e ativo. E sobre a origem dos Staffordshire Bull Terrier, existe um consenso entre historiadores e criadores, de que eles teriam surgido durante o século XVIII, no Condado de Staffordshire, na região central da Inglaterra. E partir do cruzamento de Old English Bulldog, Old English Terrier e outros cachorros tipos de Terriers ingleses. E o objetivo dos criadores era desenvolver uma raça que fosse muito forte e ao mesmo tempo muito ágil e resistente, já que seria destinada a participar das rinhas de cachorros, que cresciam em popularidade na Inglaterra.




Inicialmente ficaram conhecidos como Bull And Terrier, depois Bull Terrier, até que finalmente foram batizados de Staffordshire Bull Terrier, em homenagem a sua região de origem. Em 1870, alguns exemplares foram levados por colonos ingleses e de outros países europeus para América do Norte, onde passaram a trabalhar nas fazendas na função de cachorros de guarda e vigia protegendo pessoas, outros animais como gado, ovelhas e tambem propriedades. E estes cachorros acabaram dando origem a duas outras raças, que seguiram caminhos bastante distintos, de um lado, o American Pit Bull Terrierseleção era mais voltada para combates e, de outro lado, o American Staffordshire Terrier, que tinha como objetivo as provas de conformação e exposições e tambem era muito utilizado como cachorro de guarda e companhia.




O Staffordshire Bull Terrier foi reconhecido como raça independente pelo The Kennel Club Inglês apenas na década de 30, e o padrão oficial, que é adotado pela FCI até hoje é datado de 1939, e nos Estados Unidos a raça foi reconhecida em 1978. Apesar de sua antiguidade e de ser bastante popular nos Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, e Austrália, no Brasil a raça ainda está se desenvolvendo, sendo que os primeiros exemplares chegaram apenas em 1999 e a primeira ninhada em 2000. E os Staffordshire Bull Terrier ou Staffbulls, são cachorros de grande agilidade e disposição, porem seu temperamento é bastante equilibrado e tranquilo, juntamente com seu porte pequeno, faz com que possam viver em praticamente qualquer espaço, até mesmo em apartamentos, desde que tenham porem atividade física regular e atenção com a presença constante de seus responsáveis.




Como todos os Terriers, são cachorros dinâmicos e destemidos, e com muita energia, porem ao contrário da maioria dos Terriers, são cachorros bastante confiáveis, sociaveis e tranquilos. Sendo tambem cachorros muito resistentes, sendo capazes de acompanhar com facilidade qualquer atividade física com seus responsáveis, sendo especialmente indicados para participar de provas como agility, flyball, caminhadas longas e tambem passeios de bicicleta. E se relacionam muito bem com pessoas de todas as idades, sendo inclusive bastante serenos, tolerantes carinhosos e confiáveis em seu convívio com as crianças. Entretanto com outros cachorros, assim como a maioria da família dos Terriers, a convivência é complicada, especialmente se o outro cachorro for do mesmo sexo.




Pois os machos da raça tem uma postura dominante e equiparam  uma disputa com outro cachorro macho como algo relacionado a sua própria sobrevivência, entretanto este é um traço de seu histórico genético. E tambem por serem cachorros muito apegados a seus responsáveis, apesar de muito inteligentes, não conseguem se adaptar e suportar tranquilamente longos períodos de solidão. E como todo Terrier, os Staffordshire Bull Terriers precisam ser orientados a serem obedientes desde filhotes, caso contrário podem desenvolver uma tendência a terem em determinadas ocasiões e circunstancias uma personalidade dominante e sair momentaneamente em certas situações do domínio e do controle do seu responsável. Devido a isto, é fundamental a socialização do filhote não apenas com outros cachorros, como também com outras pessoas e ambientes.




Se um Staffordshire Bull Terrier adulto precisa de atenção, orientação, carinho e espaço para desenvolver plenamente suas atividades e seu potencial. Um filhote necessita, além disso, de muita autoridade e de limites para se educar e se socializar. E orientação e treinamento, são fundamentais  para uma boa educação e obediência, de preferência com o adestramento sendo realizada pelo próprio responsável, e são essenciais para um bom convívio e relacionamento futuro com o Staffordshire Bull Terrier. O Staffordshire Bull Terrier são cachorros bastante rústicos e resistentes e não criam muitos problemas e tambem não dão muito trabalho aos seus responsáveis com relação à sua saúde, e no geral tem muito boa saúde. Entretanto os criadores da raça e os veterinários recomendam que se tomem certos cuidados com a incidência de determinadas doenças genéticas e caracteristicas da raça como a displasia coxo-femural, catarata e a sarna demodécica.




E os Staffordshire Bull Terrier tem como principais características físicas e peculariedades o fato de não precisarem cortar o rabo, nem as orelhas, como a maioria das raças de sua descêndencia, sendo que no Brasil inclusive estas praticas são proibidas. E tambem não necessitam de cuidados especiais como ser tosados ou escovados, pois sua pelagem é lisa, curta, macia e tambem não embola ou fica encaracolada. Sendo as cores desta pelagem, vermelho, castanho claro, grafite, branco, preto ou qualquer dessas cores com branco. E em relação ao peso, os machos variam em media entre 12 a 17 kg, e as fêmeas entre 11,8 e 15, kg. E com a altura ideal variando entre  35,5 a 40,5 cm, sendo que estas medidas estão co-relacionadas com o próprio peso do cachorro.




E no aspecto relacionados a saude e a higiene,  os Staffordshire Bull Terrier são considerados uma raça bastante resistente, não sendo necessário e consequentemente dispensando maiores cuidados veterinários. Entretanto, apesar de não ter grande incidência, alguns problemas específicos acometem a raça, e entre os maiores problemas podemos citar algumas doenças genéticas neurológicas que são o L2 HGA e o HC, que são a Catarata Hereditária.  O L2 HGA é uma enfermidade neurológica que afeta a espinha dorsal, causando desde ataques epiléticos até ataques convulsivos, algumas vezes consegue-se controlar a enfermidade, e amenizar seus sintomas com tratamento medicamentoso. Porem muitas vezes os cachorros afetados tem que ser sacrificados devido a grande intensidade de dor ocasionado pelos sintomas manifestados por está doença.  E a HC é a conhecida catarata hereditária, que faz com que gradualmente o cachorro acometido vá deixando de enxergar.




Existindo para está enfermidade 2 tipos de  situações, uma em que o cachorro manifesta a doença, outra em que ele é apenas o portador . Sendo que os cachorros que são somente portadores nunca irão eles mesmos manifestar a doença, mas eles transmitirão a doença caso a cadela com qual venham a cruzar, seja tambem portadora. No entanto, o cruzamento entre cachorros e cadelas saudáveis, produzirão filhotes totalmente livres desta enfermidade. E tambem em decorrencia de seu focinho achatado, os Staffordshire Bull Terrier, têm uma certa tendência a um excessivo aquecimento corporal, por isso é necessário ter uma certa precaução e um pouco de cuidado, especialmente nos dias mais quentes. E apesar de bastante saudável, exigem contudo alguns cuidados, mesmo que menores, em relação a determinadas doenças características da raça, principalmente a Displasia coxo-femural, e os problemas oculares como a Catarata e tambem cutâneos como a Sarna Demodética..



















COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado