.

sábado, março 26, 2011

Raça Rottweiler - Cachorros.





Raça Rottweiler - Cachorros: O Rottweiler é entre as raças existentes atualmente, uma das mais antigas, e o seu nome é devido a sua origem ter ocorrido na antiga cidade de Rottweil no estado de Wurttemberg, localizado ao sul da Alemanha. E na época durante o desenvolvimento e aprimoramento inicial da raça eles eram conhecidos como os cães de açougueiros de Rottweil. Sendo posteriormente chamados somente de "o cão de Rottweil", ou Rottweiler como é conhecido até hoje. Sendo então uma raça contemporania à época dos antigos povos Germanos e tambem do Império Romano. Quando Roma então conquistára e dominava quase toda a Europa, incluindo os territórios germânicos, os romanos trouxeram juntamente com suas legiões, os seus cachorros, que auxiliavam eficientemente as tropas como cachorros de guarda, de sentinela, de vigia de animais e escravos, e até de combate.


E foram estes cachorros originarios de Roma, juntamente com raças selecionadas nos territorios germanicos, principalmente na cidade de Rottwail, os antigos ancestrais do Rottweiler. Tendo então os exemplares destes cruzamentos, dado origem aos Rottweilers, e por suas qualidades como força, robustez e versatilidade impressionaram e agradaram muito aos romanos. Sendo inclusive em Roma posteriormente muito apreciados e utilizados por autoridades, senadores, e nobres cidadões romanos especialmente como um cachorro de guarda, defesa pessoal e tambem companhia. Sendo inclusive os Rottweiler tambem usados intensamente pelos exércitos romanos, e tendo um desempenho superior aos seus ancestrais nas funções de sentinela, vigia de prisioneiros e principalmente durante os próprios combates.


Com os Rottweiler acompanhando as legiões romanas através dos Alpes, e em todos as linhas de frente e combates travados pelos exércitos romanos em toda a Europa. Entretanto, inicialmente durante o processo de desenvolvimento da raça, "o cão de Rottweil" ou Rottweilers, havia o interesse por parte dos açougueiros, que foi então a categoria profissional que criou, de desenvolver e aprimorar a raça, com a finalidade e com caracteristicas exclusivas de um cachorro adaptado e orientado para o trabalho. Inclusive, devido a sua robustez e força, foi muito usado como cão de tração e transporte de cargas e tambem de valores e joias, que eram para uma maior garantia e segurança, amarrados em volta do seu pescoço. Entretanto com o decorrer do tempo, se mostrou um excepcional cão de guarda, de território, e de pessoas e animais, e inclusive tambem um otimo cachorro de companhia.


Caracteristicas estas que vieram posteriormente a cativar e conquistar a admiração e a simpatia dos conquistadores romanos. E a partir dai, e principalmente por intermédio dos romanos, a raça se espalhou por toda a Europa. Com os Rottweiler difundindo a sua fama como um cachorro extremamente forte, robusto, rústico, destemido, porem muito inteligente, devotado  e fidelíssimo ao seu responsável. Qualidades estas, que são suas características essenciais, e que foram muito admiradas e valorizadas pelos antigos romanos, e que perduram e que são admirados por todos até a atualidade, e não somente na Europa, mas tambem em quase todo mundo. Entretanto com o fim e a dissolução do Império Romano, os Rottweilers, assim como aconteceu com os antigos Molossos, que eram tambem uma raça muito utilizada e admirada pelos romanos, correram o risco de se extinguirem ou se descaracteriza-rem como raça pura.


Pois os exemplares da raça Rottweilers se reduziram drasticamente, e inclusive, durante uma exposição em 1892 na cidade de Heilbronn , na Alemanha, foi registrada a presença de somente um exemplar da raça Rottweilers. Porem devido aos cuidados de devotados e dedicados responsáveis e criadores da raça, os Rottweilers foram salvos e conseguiram conservar todas as suas otimas e inerentes qualidades e caracteristicas como um cachorro forte, resistente, versátil, e extremamente inteligente e fiel. Sendo criado em 1901 o LeonBerger Klub, que organizou e estabeleceu um padrão físico, estético e comportamental da raça, como porte, coloração do pelo, utilização e temperamento. Em que foram reconhecidas e registradas as suas exepicionais qualidades como um cachorro forte, rústico, destemido, porem equilibrado e extremamente inteligente e fiel.


E alem de todos estas extraordinarias caracteristicas e atributos, o Rottweiler tambem se mostrou um cachorro perfeitamente adequado a desempenhar as tarefas exercidas no serviço policial, e em 1910 foi oficialmente reconhecido como um cão policial.  Sendo fundado tambem posteriormente em agosto de 1921, o Algemelner Deutscher Rottweiler Klub ( ADRK ), onde em somente em 1924 finalmente, apesar da raça Rottweiler ser de origem antiguissima,  finalmente foi publicado pelo ADRK o primeiro Zuchtbuch ( Stud Book ) da raça. E o padrão do Rottweiller, determina um cachorro forte, com a pelagem predominante na cor preto, com marcações em marrom avermelhado, claramente definidas. E que apesar do aspecto fisico robusto, tipo Molosso, não deve prescindir do equilíbrio e da simetria em suas formas..Com sua estrutura e porte, sendo proporcionalmente corretas, e formando uma figura compacta, forte e harmonicamente distribuída, denotando força, agilidade e resistência.


O Rottweiler tem o seu passo e movimentação harmoniosa, segura e potente com uma fortíssima tração e uma poderosa propulsão. As suas patas anteriores e posteriores movimentam-se sem desvios e simetricamente, com as pegadas traseiras, tocando as pegadas dianteiras. E quando em trote os quartos dianteiros e traseiros são mutuamente coordenados, enquanto que o dorso permanece firme; e quando a sua velocidade aumenta, as pernas convergem sob o seu corpo na direção da linha central. É um excelente cachorro de guarda, e que defende com muita inteligência e de forma estratégica o seu território, sendo tambem, apesar de seu porte, um otimo cachorro de companhia, e protegendo com extrema devoção e fidelidade o seu responsável e os seus familiares.


Sendo o Rottweiler, considerado um dos cachorros mais eficientes na função de guarda,  e embora pesado, possui também bastante agilidade lateral, conseguindo pular de lado, mudando ágil e rapidamente de lugar, devido principalmente ao excelente desenvolvimento de seus membros posteriores. Sendo esta sua agilidade lateral imprencindivel e muito útil, tanto para o ataque, quanto para sua defesa, fazendo que o Rottweiler se livre mais facilmente de qualquer tipo de ataque, como mordidas de outros cachorros, porretadas, ou tentativas de imobilização. E alem de robusto, musculoso e ágil, o Rottweiler tem tambem uma expressão assustadora e intimidatoria, principalmente quando em atitude de ataque. E quando ataca, o faz de maneira, silenciosa, firme e rápida, mordendo um eventual invasor ou oponente sem hesitação, e com extrema força, imobilizando-o, e retendo-o sem larga-lo.


Pois sua boca, tem um grande poder de mordedura, devido a conformação curta do seu focinho, e dos músculos muito bem desenvolvidos do pescoço e da mandíbula, que possibilitam e proporcionam uma maior pressão em sua arcaria dentária. E a sua disposição dentária em forma de tesoura, com os dentes da frente do maxilar superior, ficando um pouco à frente dos inferiores, facilita muito tambem a retenção da presa. Entretanto inclusive apesar de toda sua força, destemor e ferocidade, de acordo com o livro "The Intelligence of Dogs" de Stanley Coren, o Rottweiler encontra-se em 9º lugar, estando portanto entre os cachorros mais inteligentes, brilhantes e obedientes, aprendendo os comandos ensinados em menos de 5 repetições, e em 95% das vezes obedece ao primeiro comando dado por seu responsável ou pelo treinador.


Pois o Rottweiler é um cachorro com uma inteligência notável, possuindo tambem uma devoção e dedicação ao trabalho extraordinárias. E com uma força e tenacidade admiráveis, e tambem com uma coragem, obediência e fidelidade absolutas, pois o instinto de proteção do Rottweiler com relação ao seu responsável é tão intenso. Que se eventualmente, o seu responsável for ameaçado, a sua reação e ataque serão bem mais rápido, forte e eficientes do que nos casos em que não há ameaça ao seu responsável. Entretanto, o Rottweiler tem predominantemente uma personalidade muito firme e um espírito de liderança bastante aguçado, devido a isto, é preciso que seu responsável saiba educa-lo e orienta-lo corretamente. Ou seja, ser enérgico nas ordens, e saber impor ao cachorro, o seu domínio e a sua liderança, fazendo com que o cachorro o obedeça não pela gritaria ou pela força.


Mas sim, devido a uma postura firme e equilibrada, para que o cachorro entenda e assimi-le quem é o líder dominante, pois somente agindo assim, o Rottweiler aprenderá a reconhecer e respeitar o seu responsável como líder, especialmente no caso dos machos, que possuem este instinto predominante de liderança mais pronunciada. Pois tamanha força fisica, e um temperamento dominante tem a sua contra-partida, e conhecer os procedimentos para se alcançar este proposito é necessario para se ter êxito na sua educação e socialização. E tambem está é a melhor forma de se evitar comportamentos desequilibrados e errados em que as consequências vão desde o desenvolvimento de atitudes desagradáveis no convívio até ataques por não querer aceitarem ou se submeter as ordens, inclusive do seu responsável e seus familiares.


E é importante não se deixar intimidar pelo Rottweiler e saber controlá-lo, pois o Rottweiler tem um instinto de dominância bastante acentuado ao atingir a maturidade, e o Rottweler não é um cachorro para simplesmenmte ser deixado na casa e no quintal,  pois ele precisa ser lapidado, com muita orientação e socialização.  E um relacionamento com um convívio tranquilo e equilibrado com o Rottweiler, exige estas atitudes de comando e liderança de seu responsavel, que precisa saber se impor, para ser aceito pelo Rottweiler como o seu líder. Entretanto esta condição pode ser estabelecida de forma simples, natural e expontânea por qualquer responsável, basta saber orientar e disciplinar o comportamento do Rottweiler desde filhote, e assim com toda certeza ele será um cachorro equilibrado, tranquilo, sociavel, amigo e tambem guardião e protetor fidelissimo da casa, de seu responsavel e de todos os seus familiares.


E em relação as suas caracteristicas fisicas, os Rottweiler possuem uma altura média aproximada variando entre 60 a 68 cm nos machos, e de 56 a 63 nas femeas,  tendo uma cabeça: de tamanho médio, larga entre as orelhas, com a linha do crânio moderadamente arqueada, e bem desenvolvido. Com uma boca reta, larga na base e afinando ligeiramente na direção da ponta, com o nariz ovalado e com narinas pretas. Lábios:pretos, caindo fechados, com os cantos da boca cerrados, e com gengivas em vermelho opaco, possuindo  42 dentes, sendo 20 superiores e 22 inferiores; fortes e simetricamente alinhados e corretamente colocados, que se encaixam corretamente em mordedura tesoura, com os incisivos inferiores tocando por dentro dos incisivos superiores.


Com olhos de tamanho médio, de forma ovalados e na cor marrom-escuro, com pálpebras bem ajustadas, com orelhas caídas e proporcionalmente pequenas, de forma triangular e bem posicionadas lateralmente no crânio. Pescoço forte e robusto, moderadamente longo, bem musculado com uma linha superior ligeiramente arqueada subindo dos ombros, seco, sem barbelas ou peles soltas. Com um tronco pesado e volumoso, peito espaçoso, largo e profundo, com antepeito bem desenvolvido e costelas bem arqueadas, dorso reto, forte e firme, lombo curto, forte e profundo e garupa larga, de comprimento médio e ligeiramente arredondada. Pernas longas, poderosas, articuladas e musculosas e com jarretes fortes, metatarsos perpendiculares ao solo, e com coxas longas, largas, volumosas e densas.


E visto que por trás, suas pernas são paralelas e simétricamente arqueadas, suportando forte e harmonicamente o seu  corpo corretamente construído. E os seus pés possuem dedos bem arqueados, e são equidistantes e paralelos, não convergindo, nem divergindo um do outro. Possuindo uma cauda normalmente portada na horizontal, dando a impressão de prolongamento da linha superior, eventualmente alguns exemplares nascem sem cauda, ou com um tamanho bem reduzido. E na sua pelagem, o seu pêlo externo é reto, áspero, denso e com o comprimento médio, e fogem do padrão o pelo longo ou ondulado, e com o subpelo devendo estar presente somente no pescoço e nas coxas. E sua cor predominante e quase sempre a coloração preta, e com marcas caracteristicas do ferrugem ao mogno, e as junções entre o preto e o ferrugem devem ser clara e harmonicamente definidas.


E as marcas deverão estar localizadas em um ponto acima de cada olho; nas faces como uma faixa em cada lado do focinho,  mas não eliminando-se completamente o preto atrás das pernas; sob a cauda, e uma pincelada preta nos dedos, com o subpelo sendo cinza ou preto. Sendo que a quantidade e localização para as marcas de ferrugem não devem exceder a dez por cento do total da cor principal do do corpo, que é normalmente o preto, sendo rara a pelagem na cor tigrada, e marcações insuficientes ou excessivas, fogem do padrão da raça. E a sua alimentação deve ser preferencialmete feita com rações balanceadas e adequadas conforme as atividades fisicas do Rottweiler, e tambem ao seu estado de saúde, não se devendo alimenta-lo em demasia para se evitar a ocorrencia de obesidade.


E as fêmeas gestantes devem receber alimentação especial para garantir uma boa formação dos filhotes, e posteriormente a sua amamentação. E os filhotes devem ser alimentados com ração específicas para sua faixa etária, e receber vacinação a partir dos 60 dias de idade, e devendo ser acompanhados, mês a mês, por um Médico Veterinário até os 12 meses de idade, quando então poderão receber um laudo oficial de Displasia; doença hereditária que acomete a articulação Coxo-femural. E o controle e diagnóstico da Displasia Coxo-femural, deve ser feito através de exames radiológicos; além disso, deve-se tambem se certificar ae há histórico quanto a presença desta doença em seus genitores.


Pois a Displasia Coxo-Femural é passada geneticamente aos seus descendentes. No entanto, está doença também pode ser adquirida quando o cachorro é submetido a esforços físicos excessivos, o que pode vir a comprometer as suas articulação, e ainda tambem quando o cachorroa apoia-se sobre pisos lisos. E tambem não deve ser feita uma suplementação vitamínica e mineral, sem a devida indicação de um médico veterinário. E o cachorro deve passar por consultas no veterinário, por pelo menos uma vez ao ano para reforço das vacinas, vermifugação e controle de Displasia Coxo-femural.







Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...










.










































COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado