.

domingo, março 27, 2011

Raça Bulmastife - Cachorros.



Raça Bulmastife - Cachorros: O Bulmastife teve a sua origem e o aprimoramento da raça na Inglaterra aproximadamente em 1860, onde os criadores buscavam atraves do cruzamento e aprimoramento de exemplares de seus ancestrais um cachorro rustico e robusto, e com uma constituição fisica maciça e pesada, aprimoramento este que resultou em um cachorro com um belo porte e muita beleza fisica. Sendo então o Bulmastife o resultado do cruzamento entre os seus ancestrais, o Old English Mastiff e o Buldogue, Com o Bulmastife, devido as suas qualidades herdadas de seus antepassados como porte, força e resistência, foi utilizado preferêncialmente como cachorro de guarda, para proteger fazendas e grandes propriedades. E o seu nome inicial era Gamekeeper's Night Dog, que significa em ingles "cachorro vigia de caça noturno". 






Sendo que os primeiros exemplares de Bullmastiffs, que foram apresentados na exposição do Crystal Palace, em Londres, ocorreu no ano de 1871, entretanto o reconhecimento oficial da raça pelo The Kennel Club só veio ocorrer em 1924, e o reconhecimento do AKC, aconteceu em 1933. Entretanto, a raça Bullmastiffs ainda é constantemente confundida com outras raças de cachorros de grande porte, como o Fila Brasileiro e o Boxer, e estas confusões com outras raças ocorrem até em sua terra natal, a Inglaterra. E não somente lá, como tambem nos EUA e até no Brasil, o Bullmastiffs é frequentemente confundido com estas raças. E este equivoco ocorre de forma constante porque o Bullmastiff tem a sua aparência, muito semelhante a estas raças citadas anteriormente, e que consequentemente são mais conhecidas, como o Boxer e o Fila Brasileiro.



E toda esta confusão e equivoco tem uma certa razão de ser, pois todos estas raças pertencem a um mesmo grupo de origem chamado de Molossos, que eram antigas raças, muito utilizadas pelos romanos. Sendo caracterizado por possui-rem um físico com uma musculatura do tronco, das pernas e do peitoral robusta, maciça, volumosa, porem simétrica e  compacta; possuem tambem uma cabeça larga com um focinho relativamente curto, e um pescoço robusto e musculoso. Devido a todas estas semelhanças, criadores e responsáveis de Bullmastiffs, que moram em cidades inglesas, confirmam que quando saem às ruas com os seus Bullmastiffs, poucas são as pessoas que reconhecem a raça com distinção, sendo que constantemente a grande maioria os confundem com os Boxers, ou um cachorros mestiços. 



E situação semelhante acontece nas cidades norte americanas, onde com grande frequência os responsáveis tem os seus Bullmastiffs, confundidos constantemente com a raça Boxer, e no Brasil devido principalmente ao pouco conhecimento sobre a raça, as confusões e os equivocos são ainda mais frequentes. E embora os Bulmastiffs, mesmo sendo frequentemente confundidos com outros molossos, possu-em características físicas peculiares e caracteristicas que o definem como um raça especifica e distinta, Pois é mais encorpado que o Boxer, tendo   sua estrutura física mais robusta, encorpada e musculosa que este, e tendo tambem em media mais 29 kg de peso a mais que o Boxer,  e o superando tambem em aproximadamente 5,5 centímetros na altura. 



Sendo que as maiores semelhanças entre eles são as cores da pelagem, o tigrado ou o fulvo, e a cabeça, entretanto o excesso de rugas do Bullmastiff, acabe criando uma expressão de maior ferocidade. E quando comparado ao  Fila Brasileiro, o Bullmashif é aproximadamente 6,5 centímetros menor na altura, tendo porem o corpo mais denso,volumoso e pesado. E a falta de reconhecimento e popularidade da raça, não é devido porem há uma ausência de qualidades, tanto com relação a sua capacidade fisica, quanto a seu temperamento, pois o Bullmashif possui muitas virtudes, e desempenha com muita capacidade e eficiência as suas funções como cachorro de guarda e companhia. E apesar de sua pouca popularidade, inclusive na propria Inglaterra, nos últimos anos seu número de registros tem crescido bastante em varios países, e triplicado na Inglaterra. 



E a razão para a ocorrência deste crescimento, é provável e principalmente devido a seu temperamento e personalidade tranquila e equilibrada e tambem a sua indole pacifica, o que garante um comportamento e uma atitude obediente, controlável, previsivel e consequentemente segura, minimizando em muito a possibilidade da ocorrência de acidentes, principalmente com crianças. Pois está é uma tendência e especialmente na Inglaterra, cujo proposito é erradicar as raças de cachorros, tidas como extremamente ferozes, incontrolaveis e imprevisiveis, e que possa vir a ferir seriamente ou até matar pessoas. Entretanto, o interessante e paradoxal é que foram os proprios ingleses, que sempre incentivaram e difundiram os combates e brigas entre cachorros, através de suas famosas rinhas. E que só vieram a cessar após severas críticas de entidades e organizações protetoras de animais, juntamnete com a pressão da opinião publica em geral. 





E a intenção, e o objetivo na realidade, é encontrar uma raça de cachorro de guarda que proteja de forma sfetiva as pessoas e suas propriedades, mas que tambem seja totalmente controlável e confiável. E  justamente o Bullmastiff possui este perfil, e tem tambem muito bem definidas estas características, que são essenciais para um otimo desempenho destas funções. E o seu porte, robusto, forte, encorpado, autoconfiante e com um olhar e fisionomia imponentes,  impõe respeito e provoca naturalmente em qualquer invasor ou intruso, um forte poder de intimidação. E a sua expressão seria e penetrante, que sugere um cachorro destemido e cruel, o que é reforçado pelas rugas da sua face, por sulcos pronunciados entre os olhos, que cria uma máscara negra envolvendo o rosto e os olhos, e estas caracteristicas e detalhes fisionomicos, lhe conferem uma aparência de um cachorro extremamente violento e feroz, o que entretanto não condiz a realidade.





Pois o Bullmastiff é um cachorro pacifico e confiável, e não ataca sem necessidade ou motivo, e quando o faz, objetiva manter a pessoa ou a presa cercada ou imobilizada, até a chegada de seu responsável. E usa não sómente os dentes ao avançar sobre um adversário, mas tambem o seu porte,  a sua massa muscular e suas poderosas e pesadas patas para derrubar o seu oponente, em um eventual ataque.  Pois o Bullmastiff, nunca faz o que os americanos nos Estados Unidos chamam de over-react, ou seja, a sua reação nunca é maior do que o necessária, inclusive há o relato autentico de um homem que foi salvo por seu Bullmashiff, quando um outro homem segurando um taco de beisebol, o ameaçou e tentou atingi-lo, quando então o Bullmastiff, que estava a uma certa distancia percebeu e rapida e imediatamente se aproximou e  pulou mordendo e segurando o braço do agressor.







E para poder imobilizar com segurança e eficiência uma pessoa com a boca, o cachorro precisa ter uma boca, e uma arcaria dentaria muito potentes, e que realmente consigam segurar com firmeza o seu alvo. E no Bullmastiff, essa potencialidade é dada pela maior área de apreensão da boca, favorecida pelo focinho amplo e por um sensivel prognatismo, pois os seus dentes incisivos inferiores, ultrapassam os superiores, o que os possibilitam segurar sua presa com uma grande força. Outro fator importante, nesta questão, é ter força para se ancorar na posição e manter uma estabilidade no solo, se mantendo na posição de forma muito firme, sendo muito difícil de ser derrubado. E para manter com firmeza sua posição, e até avançar com facilidade sobre o adversário, o Bullmastiff  conta um corpo bastante robusto, musculoso e bem largo. Possui tambem uma audição apurada, juntamente com uma boa acuidade visual, podendo localizar com precisão os eventuais invasores de seu territorio, principalmente à noite.





Entretanto o seu faro, já não é tão desenvolvido, e a causa principal é devido ao fato seu focinho ser pequeno, o que diminui a extensão da mucosa receptora das partículas de odor, e tambem a sua testa alta, o que tambem dificulta a chegada dessas partículas ao nervo olfativo. E o Bullmastiff tambem é um cachorro extremamente silencioso, pois age sutil e furtivamente para poder surprender o invasor. Devido a está caracteristica, raramente late, só o fazendo quando há uma invasão explicita do seu território, ou um perigo eminente. Inclusive o bullmastiff não gosta de estranhos, e fica arredio, aprenssivo e desconfiada quando da  presença deles, porem não os ataca, principalmente se estiver acompanhada do seu responsável. Entretanto com os responsáveis a raça é muito apegada, sendo pacifica, dócil e brincalhona, pois precisa da companhia e do contato dos responsáveis para se sentir plenamente feliz.





Caso contrario, fica arredia e desmotivada, pois o Bullmastiff não é um cachorro para viver isolada, pois ele necessita e aprecia intensamente ficar proximo das pessoas que ele admira e ama.  E com crianças, a raça é muito cuidadosa, paciente e protetora, porem como eles não tem noção de seu peso e tamanho, podem facil e involuntáriamente machuca-las gravemente, portanto crianças abaixo de 9 anos não devem ficar sozinhos com ele. Pois mesmo que eles jamais venham a ataca-las, podem no entanto durante uma brincadeira, dar um esbarrão, uma patada, ou sentarem sem noção sobre a criança e acabarem provocando um sério acidente. E em relação a outros cachorros, para eles poderem conviver com harmonia, até com os de sua propria raça, principalmente se forem do mesmo sexo, devem ter convivido juntos desde filhotes.





E recebendo o tratamento adequado, com orientação, amor e carinho o Bullmastiff se adapta a qualquer estilo de vida, desde a viver num ambiente pequeno ou apartamento, como a acompanhar um idoso a ver TV, entretanto tem que ser levada pra passear ao menos por 30 minutos diariamente, ou praticar esportes junto ao seu responsável. Entretanto em sua fase juvenil, que aproximadamente é até os dois anos, ele não resiste a morder e destruir objetos indiscriminadamente, como calçados, moveis e até roupas, porem depois que está fase passa, ele se torna um cachorro extremamente tranquilo e equilibrado. È tambem muito Inteligente, e aprende tudo com muita facilidade e rápidez, sendo tambem muito obediente e acata as orientações e reprenssões sem questionar.





E com relação aos cuidados, as suas unhas devem ser constantemente aparadas para evitar que arranhem ou machuquem sem querer as pessoas, e os banhos podem ser mensais, e a escovação pode ser feita semanalmente, com luva de borracha e escova, fazendo-se tambem uma inspeção semanal em suas orelhas, e a limpeza se estiverem sujas, para se evitar possíveis infecções. E a aquisição de um cachorro com estas caracteristicas de porte e peso deve ser feita preferencialmente aos 60 dias de vida, ocasião em que já é possivel se fazer uma avaliação de seu padrão fisico. Deve-se observar se a cabeça tem o tamanho ideal e se é proporcional ao padrão, que é uma cabeça grande e pesada, segundo especialistas, seguindo os padrões da raça, os Bullmastiffs do Brasil ainda têm a cabeça muito leve, o que pode provocar um eventual prognatismo maior que a proporção considerada ideal, que deve ser pequeno, segundo o padrão da raça.





E com relação a sua saude, o Bullmastiffs, apesar de ser uma raça considerada relativamente rustica, em determinadas linhagens tem uma tendência a apresentam alergias na pele, principalmente a DAPP, que é causado pelas pulgas. E a raça tambem como acontece com a maioria dos molossos, tem uma propensão a desenvolverem e manifestarem o câncer, principalmente no sistema linfático, mas que porem é passivel de tratamento, que é feito a principio, e basicamente com medicamentação quimioterapica. E o que ocorre também com os Bulmastiffs com um certa freqüência é a Displasia, que é uma alteração na articulação do fêmur no osso da bacia, e para se evitar a disseminação desta anomalia, deve-se evitar acasalar os exemplares portadores desse mal genético, e de preferencia castra-los, sendo tambem a expectativa de vida dos Bullmastiffs, em media de 9 anos.







Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...





COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado