.

sexta-feira, abril 01, 2011

Raça Mastim Napolitano - Cachorros.



Raça Mastim Napolitana - Cachorros: O Mastim Napolitano é uma raça de cachorro muito antiga, sendo citado por grandes escritores e oradores da Roma antiga, que o mencionavam como "bom cão guardião". Assim disse Columela: "…cão guardião da casa deve ser preto, ou escuro, para afugentar o ladrão de dia e poder atacá-lo à noite sem ser visto. E a sua cabeça é tão imponente e importante que se apresenta como a parte mais importante do corpo, as orelhas são caídas e pendem para a frente…".  E apesar de diversas citações a este cachorro ao longo da história, sua origem ainda é bastante controversa e discutida por historiadores e cinófilos. No Brasil, a raça possuiu uma associação voltada exclusivamente a sua criação, a SOMAN (Sociedade do Mastino Napoletano) com sede em São Paulo, e que abriga membros da raça no país inteiro. Alguns afirmam que ele seria descendente dos cachorros que Alexandre, o Grande, conheceu na Grécia e havia levado para Roma.






Outros já acreditam que a raça seja descendente direto dos molossos romanos, usados pelos exércitos romanos nas guerras contra seus inimigos, e outros ainda afirmam que a raça tenha sido originada do cruzamento entre os molossos romanos e os Pugnaces Britannie, trazidos da Inglaterra pelos soldados romanos, e por último existe a possibilidade de ter sido trazido ao Mediterrâneo em navios fenícios, há milênios. Estas suposições têm em comum a crença de que o progenitor do Mastim teria sido um cachorro de características molossóicas que viveu no Tibete, porem a maioria dos estudiosos discordam desta linha de raciocínio e investigam o passado do Mastim em cachorros europeus.  Entretanto, de maneira geral, todas as correntes acreditam que o Mastim colaborou para a constituição de muitas outras variedades de molossos, como o Cane Corso,o Rottweiler e o São Bernardo.





Porem o tempo passou, e o Mastim manteve inalteradas as suas características desenvolvidas na região da Campânia,  no entanto durante o decorrer da  2ª Guerra Mundial, muitos exemplares morreram, pois a fome se abateu sobre todos, e não havia alimentação suficiente para alimentar o pesado Mastim, que consome em média 2,5 kg de alimentos por dia.  E apesar da antigüidade, o Mastim Napolitano só foi reconhecido oficialmente como raça bem mais recentemente e esse feito deveu-se, especialmente, ao trabalho de seleção do escritor Piero Scanziani, que interessou-se pelos cachorros apresentados na 1ª Exposição Canina em Nápoles, onde ressurgiram oito belos espécimes da raça.  E foi Piero quem iniciou um trabalho de seleção, e em 1949 conseguiu junto ao E.N.C.I. (Ente Nazionale Cinofilo Italiano) o reconhecimento oficial da raça, cujo padrão definitivo foi fixado apenas em 1971.





Seu aspecto físico contribui bastante para este sucesso, e  sua cabeça caracteristica considerada a maior entre todas as raças caninas, tem um aspecto muito particular e no conjunto, com seu crânio extremamente largo e achatado. E o seu  focinho muito grosso e curto, formam a aparência de "gigante feroz" de expressão carrancuda que caracteriza o estereótipo da raça. Não costuma latir desnecessariamente, mas se o faz, o efeito é realmente atemorizante e na mesma lógica, não é um cachorro que apenas ‘ameace’ um ataque. A boa convivência com os Mastins deve ser construída pelos seus responsáveis desde cedo, com aulas de orientação, socialização e obediência. E segundo criadores, o Mastim não deve receber adestramento para ataque, uma vez que instinto natural já o qualifica para a função. Pois segundo o padrão da raça, o Mastim é um cachorro extremamente dócil, e realmente muito apegado ao seu responsável e à sua família. E apesar de ser considerado muito paciente com as crianças e suas brincadeiras infantis, em razão de seu porte físico, é sempre importante que o contato seja supervisionado.






É um cão que apesar de seu tamanho avantajado, é extremamente afável com os que conhece e para seu bom desenvolvimento emocional, necessita de contato com as pessoas. Muito forte e robusto, é um cão que resiste bem ao esforço físico, sendo utilizado em algumas regiões da Itália como cão boiadeiro. Até em razão de seu porte físico (o tamanho máximo permitido pelo padrão é de 77cm na cernelha – junção do pescoço com o tronco do cão), o Mastim não é um cão muito agitado ou ativo, mas apesar disso, é um cão que precisa realmente de espaço. Não costuma galopar, mas em compensação, tem uma forma de ‘trote’ muito característica, especialmente por causa do aspecto pesado que tem quando adulto. A principal característica do Mastim é o crescimento acelerado. Um filhote que nasce com cerca de 500 gramas, aos 2 meses pode pesar cerca de 12 kg e aos 6 meses chega até a 50 quilos. 




Assim, o principal cuidado com o filhote deve ser com a alimentação, que precisa ser rica em cálcio e vitaminas, procurando assim evitar os problemas advindos da carência desses nutrientes, como a descalcificação, displasia e problemas nas juntas. A escolha do filhote deve ser pautada pela responsabilidade do criador. É fundamental que o novo dono conheça os pais e ateste seu bom temperamento. Outros sinais físicos importantes para a escolha do filhote: Quanto mais curto for o focinho, melhor. Caso seja longo, a pele tende a esticar com o crescimento e ele não terá, quando adulto, as rugas características da raça. Ainda quanto às rugas... elas se apresentam de 4 jeitos diferentes no filhote: há os que nascem com quase nenhuma (o que indica que não desenvolverá quando adulto); os que nascem com elas, mas depois as perde para sempre – o que acontece especialmente com os exemplares com focinho mais longo.




E os que nasces com rugas, as perde e mais tarde, entre 7 meses e um ano, fica enrugado de novo. Por último, o tipo considerado ideal, é o que nasce enrugado e assim permanece. Para saber a qual tipo pertence o futuro filhote, só mesmo vendo os pais. Outro cuidado importante na escolha do filhote diz respeito à sua pigmentação. É fundamental que o nariz seja escuro, caso contrário é sinal de despigmentação e o padrão desqualifica. Os olhos podem ser azuis até os seis meses, mas depois devem escurecer, acompanhando a cor da pelagem. O Mastim só atinge seu auge físico aos 3 anos de idade, quando pode chegar a pesar até 85 quilos. Os principais (e mais graves) problemas do Mastim Napolitano são devidos à sua própria estrutura e constituição física. Displasia coxo-femural – má-formação do encaixe do fêmur com a bacia. Pode ser tanto de origem genética ou como adquirida em razão da exposição do cão a pisos lisos. Não tem cura. 




Por isso, a escolha do filhote junto a um bom criador é fundamental, assim como a alimentação do filhote com rações de primeira qualidade e acompanhamento do veterinário quanto à adição de suplementos de cálcio e vitaminas. Obesidade – o Mastim é considerado um ‘guloso por natureza’ e tem tendência a apresentar problemas de excesso de peso que pode comprometer a estrutura óssea. Para evitar esse problema, além de não dar comida ‘demais’, é importante exercitá-los sempre, com caminhadas diárias. Torção gástrica – pode-se evitar esse problema dividindo a porção total de ração, evitando dar toda a comida de uma única vez. Dermatite, o Mastim, especialmente o tipo mais enrugado pode apresentar problemas de acúmulo de sujeira e umidade na pele. Para se evitar esse problema, é importante secar bem o cachorro após o banho ou exposição à chuva.



Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...






COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado