.

sábado, abril 02, 2011

Raça Cane Corso - Cachorros.



Raça Cane Corso - Cachorros:  Os cachorros da raça Cane Corso, tem uma grande personalidade e demonstram bastante imponência e segurança, porem são tambem muito fieis e devotados a seus responsáveis e familiares, inclusive adoram as crianças e são grandes e implacáveis protetores das mesmas. E tambem aceitam tranquila e passivamente a presença de estranhos, desde que sejam amistosos e não demonstrem ser ameaça a seus responsáveis e familiares.  É tambem naturalmente uma raça muito inteligente e ativa, e de treinamento fácil e com uma capacidade de aprendizagem e assimilação muito rápidas, porem são cachorros que precisam de exercícios ou caminhadas diárias, e é recomendável que os responsáveis encontrem atividades rotineiras para eles possam dissipar toda a sua energia.  




Pois os Cane Corse alem de serem companheiros leais e destemidos, tambem tem toda uma história de tradição, coragem e força. Inclusive até por tradição e legado, o Cane Corso não é uma raça de criação recente. Na realidade sua história começa ainda antes da Roma antiga, e mesmo que os detalhes das evidências destas historias tenham sido pulverizados e diluidos com o tempo. Existem porem diversas teorias bastante convincentes e lógicas sobre a sua provável proveniência, a mais aceita entre os estudiosos da raça parece ser a de que o Cane Corso tenha tido a sua origem na cidade estado de Épiro, que era uma antiga região de dominação grega, e que atualmente é a Macedônia. 



Nesta região os romanos puderam observar o uso militar dos cachorros e os adotaram, assim como muitas outras práticas dos povos que conquistavam. Pois o Cane Corso atual é o irmão menor e mais leve do Mastim Napolitano, popis ambos são descendentes do canis pugnax romano. E por ser um cachorro excepcional na função de guarda e segurança, pois sua presença física, porte e solidez asseguram ao Corso uma grande eficácia na guarda ostensiva. E apesar de toda a sua capacidade e potencial destemido tanto para o ataque , quanto para a defesa, o Cane Corso tem um temperamento bastante equilibrado, e é ao mesmo tempo um cachorro extremamente devotado e confiável no convívio com a família, principalmente com as crianças. 



Tendo um porte que vai de médio para grande, com um musculatura muito bem desenvolvida, o que lhe dá um aspecto sólido e compacto. É apesar de necessitar preferencialmente de exercícios diarios, é porem um cachorro muito adaptável, equilibrado, discreto, de fácil adestrabilidade, um guardião espetacular e ao mesmo tempo, uma grande companhia. As suas características de equilíbrio psíquico, a sua devoção ao seu responsável e familiares, e a sua versatilidade para adaptar-se fácil e eficientemente às diversas situações, são a razão principal de seu sucesso e a explicação de possibilitar uma utilizaçaõ tão eclético. Na familia é um cachorro carinhoso, dócil e sociável, particularmente tolerante com as crianças para as quais, consciente de sua força, é muito delicado. 



O Corso tem um temperamento muito emotivo,e que aprecia e necessita de um contato físico constante com o seu responsável e familiares, entretanto é um cachorro tem a sua personalidade propria e tambem um alto nível de iniciativa. Mesmo excluindo-se a priori que o Cane Corso tenha algo a ver com a Córsega, a etimologia da expressão 'corso' é controversa, pois alguns afirmam que a palavra venha do latim 'cohors' que significa protetor, guarda. É muito interessante também a hipótese que indica a raiz de Corso na palavra grega Kortòs, que indica o quintal, o recinto e da qual deriva a palavra cohors, que indicaria portanto o cachorro eficiente e ideal para ser colocado como guarda da casa. Esta hipótese, se verdadeira, nos traz de volta à Magna Grécia (região que compreendia o sul da Itália, sob o império grego). 



E está é à sugestiva origem oriental dos molossos, mais provavelmente entre os molossos do Épiro, região da atual Macedônia. Outros buscam a origem de 'Corso' em uma antiga expressão céltico-provençal que indicava força, potência, e esta última hipótese é igualmente plausível, visto que ainda hoje se encontra em algumas palavras como 'corsiero' (cavalo robusto de batalha usado na idade média), no inglês 'coarse' (rústico) e finalmente em alguns dialetos do sul da Itália onde 'Corso' ou 'Còrs' significam robusto ou altivo, de qualquer forma, desde o início da língua italiana, o molosso sempre foi chamado de Corso. E no Brasil, desde a introdução da raça um longo trajeto foi percorrido para atualizar o plantel nacional. Aproximando-o da criação européia que conta com cachorros mais homogêneos e com melhores controles de saúde. 



Este esforço prossegue, para que o Cane Corso no Brasil possa expressar ao máximo suas qualidades. E as suas características fisico e anatomicas, são as de um cachorro com a cabeça bem proporcional  ao corpo, olhar expressivo, mordedura levemente prognata (os incisivos inferiores se sobrepõe aos superiores), pescoço possante, tórax bem aberto e alto. A altura na cernelha varia de 64 a 68 cm nos machos e de 60 a 64 cm nas fêmeas, com tolerância de 2 cm a mais ou a menos; o peso médio dos machos é de 45/50 kg e nas fêmeas de 40/45 kg. A sua pelagem é curta, forte e abundante, garantindo uma perfeita impermeabilidade e no inverno surge um sub-pêlo muito abundante também. E as suas cores são preto, tigrado, fulvo (um marrom claro) e cinza, nos exemplares cinza e fulvos surge uma máscara preta (ou cinza) que porém não deve passar da altura dos olhos.





Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...







COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado