.

quarta-feira, abril 06, 2011

Raça Bull Terrier - Cachorros.



Raça Bull Terrier - Cachorros: O Bull Terrier (em inglês: English Bull Terrier) é uma raça cuja história está estreitamente vinculada, ao combate entre cachorros ou às rinhas de briga. Antigamente os Buldogues eram amplamente utilizados em combates contra touros. Entretanto quando em 1835, foi instituída e implementada a lei que proibia a luta entre animais, ou seja cachorros contra touros e ursos. Iniciou-se em consequencia, porem clandestinamente, o que inclusive já era comum em outros países, as lutas com apostas entre os próprios cachorros. No inicio, estes combates eram feitos em sua maioria entre os próprios Buldogues, porem mesmos sendo cachorros robustos, fortes, agressivos e destemidos, eram tambem muito pesados, estáticos, lentos e consequentemente sem agilidade, o que tornava as lutas monótonas, pois com uma só mordida eles paralisavam e sufocavam o oponente, terminando assim rapidamente o combate.





E com o propósito de tornar as lutas mais dinâmicas, aguerridas e até mais sanguinárias, por volta de 1815 os promotores e criadores começaram a cruzar os Buldogues com cachorros mais compactos, ágeis e agressivos. E os cachorros escolhidos para este fim, foram os das diversos raças de Terriers, que eram exímios e mortais caçadores de roedores, e predadores como lobos e raposas, E do cruzamento dos Buldogues com diversos cachorros do tipo Terries, surgiram posteriormente varias raças, mas no caso especifico dos Bull Terrier, o cruzamento se deu especificadamente com os Terriers Branco, onde apareceram então os primeiros exemplares da nova raça, sob o nome inicial de Buldogue and Terrier, e logo ficou conhecido popularmente como o cachorro gladiador, por ser incansável, extremamente agressivo, destemido e impetuoso.





E mesmo com todo o seu sucesso e popularidade nas rinhas sendo estigmatizado como um cachorro destemido, feroz e sanguinário. Os Buldogue and Terrier  ( Bull Terrier ) se mostraram tambem otimos cachorros de guarda e companhia, e das rinhas foram gradualmente sendo os cachorros prediletos de guarda e até de companhia de classe média inglesa, principalmente entre jovens burgueses e universitários, e posteriormente tambem da nobreza, passando então a frequentar os salões nobres, quando então a raça se popularizou. Tendo o Bulldogur and  Terrier o seu nome registrado por criadores e estudiosos já em 1822, entretanto nesta época ainda era considerado somente um cachorro de combate e conhecido como o ‘cão gladiador". E mesmo com a proibição em 1835 pelo parlamento inglês das lutas entre cachorros, o sucesso e a fama dos Bull Terriers não desapareceram, pelo contrario só aumentaram.



Sendo o primeiro registro oficial da raça feito no ano de 1860, quando então o primeiro exemplar desenvolvido e aprimorado da raça Bull Terrier foi levado a uma exposição. Sendo que a partir dai, a raça foi se desvinculando e abandonando o seu passado como o cão gladiador ou o terror das rinhas. E se tornando o cachorro de guarda e companhia preferido da classe media e da nobreza, onde conquistou enorme prestigio e popularidade. E apesar de seu passado como cachorro de combate e seu estigma como terror das rinhas, os Bull Terrier, são cachorros bastante tranquilos, equilibrados, amáveis e disciplinados para com as pessoas, sendo inclusive muito atenciosos e brincalhões com as crianças, devendo-se tomar certos cuidados, devido a serem cachorros robustos e pesados, e que podem machucar uma criança involuntariamente durante uma brincadeira mais agitada.



E é um cachorro de grande fidelidade para com os seus responsáveis, sejam eles adultos ou crianças, não permitindo intromissões no seu território, ou naqueles que lhe compete guardar.E com pessoas desconhecidas o Bull Terrier não é imediatamente hostil, entretanto não é amistoso, sendo reservado e atento. E tambem por serem muito possessivos por seu território, esta caracteristica invibializa e impede o convívio dos Bull Terrier com outros cachorros e demais animais. Sendo que normalmente, o convívio só é possível se o Bull Terrier for acostumado desde filhote com outros cachorros ou animais. O Bull Terrier tem uma constituição física forte e solida, com uma musculatura robusta e simétrica, sendo bastante ativo, com grande energia e vitalidade, mas também muito corajoso e inteligente. E o seu focinho arqueado, é uma característico inerente da raça, bem como a sua cabeça ovalada (ovóide).



O nariz (trufa) é preto com a ponta inclinada para baixo e com as narinas bem desenvolvidas; o maxilar inferior é robusto e profundo. A boca possui dentes alinhados, inclusive os incisivos, fortes, com bom tamanho e bem assentados, e com uma perfeita mordedura em tesoura, possuindo tambem lábios simétricos e alinhados. Os olhos são estreitos e triangulares, com uma inserção oblíqua e profunda, e com a expressão penetrante, sendo nas cores preto ou marrom escuro, sendo os azuis preteridos. Com orelhas relativamente próximas, pequenas, finas e portadas firmemente eretas, e o pescoço musculoso, robusto, longo e arqueado.  E com relação a seu porte, ou tamanho os Bull Terries machos alcançam uma altura média aproximada de 55 cm, sendo as fêmeas um pouco menores, e nos Bul Terrier Miniatura a altura não pode exceder os 35,5 cm.  E o peso nos machos é de aproximadamente 25 kg; e nas fêmeas por volta dos 20 kg aproximadamente.



Possuem um tronco bem roliço, com costelas bem arqueadas, e com o dorso curto e forte, a linha superior é bem nívelada , lombo levemente arqueado, largo e bem musculoso. O peito é largo, e visto de perfil com uma grande profundidade da cernelha ao esterno, e a linha inferior, do esterno ao ventre sobe em uma curva progressiva. Sendo as patas redondas e compactas, e com os dedos bem arqueados, possuindo a cauda curta, baixa e posicionada horizontalmente, grossa na raiz, e afinando gradualmente até a ponta.  Sendo seu pêlo curto, assentado, denso e bem brilhante, e o subpêlo bem macio, e a pele é firmemente presa ao corpo. E as cores mais comuns no Bull Terrier são,  o branco ( preferível totalmente branco), tigrado, tigrado e branco, preto, ou castanho, e branco malhado de castanho ou preto. E alcançam um expectativa media de vida aproximada entre 11 e 13 anos.



E o Bull Terrier por ser um cachorro bastante resistente e rústico, não precisa de cuidados especiais, pode inclusive ser criado em pequenos espaços e até em apartamentos, desde que o exercite com passeios diários, para que o Bull Terrier possa dissipar sua energia e movimentar a sua robusta musculatura. E por ter o pelo curto, a sua higiene é fácil, e ale sempre faz suas necessidades nos lugares determinados por seu responsável. Outra característica muito interessante do Bull Terrier é que ele raramente late, só o fazendo quando necessário, e geralmente para alertar da presença de estranhos. Entretanto apresenta um problema inerente a raça, atribuído talves ao excesso de miscigênação no aprimoramento e desenvolvimento da raça, e tambem a sua coloração branca, que é a surdez, de um ou ambos ouvidos, inclusive tambem em função disso, foram permitidos os exemplares coloridos.



E em decorrencia a este fato, a partir de 1920, o padrão da raça foi alterado, permitindo Bulls Terries com pelagem colorida. Sendo que nos Estados Unidos, até hoje, os exemplares brancos são julgados em separado dos exemplares coloridos. Outra alteração importante no padrão da raça aconteceu em 1941, quando o The Kennel Club inglês estabeleceu limites mínimos para a raça, e os exemplares abaixo desse mínimo seriam registrados como raça independente de Bull Terrier Miniatura. E a raça Bull Terrier experimentou um vertiginoso crescimento de sua popularidade internacional no período da 2a Guerra Mundial. Desde então, vem sendo criado intensamente em vários países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Austrália, e mas recentemente, a partir da decáda de 90 no Brasil.





Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...




















COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado