.

terça-feira, abril 12, 2011

Apitos - Cachorros.




Apitos - Cachorros:  O apito para cachorros é um equipamento muito útil para o treinamento dos cachorros que precisam executar uma atividade ou trabalho fora da guia (soltos) e distantes de seus responsaveis e condutores, como por exemplo, cães de caça e cães pastores. O apito normalmente é um pequeno cilindro de metal, com a aparencia e o diametro de uma caneta, e pode conter, ou não, ajustes de freqüência para melhor se adaptar a sensibilidade do ouvido dos cachorros, ou a distância que eles se encontram do dono. E o apito funciona emitindo um som de especifica e de longo alcance que é audivel pelos cachorro. E é ideal para chamá-los quando estiverem longe, ou para dar algum sinal ao cachorro, que é quase inaudível aos seres humanos.  Como, por exemplo, quando se quer que um cachorro de guarda fique atento a algum barulho estranho no ambiente, sem que um eventual intruso possa perceber.



Pois os cachorros, além de escutarem sons 4 vezes mais distantes que os humanos, tambem podem ouvir sons cuja freqüência varia entre 10 e 40 mil Hz, enquanto os seres humanos ouvem sons na frequencia entre 16 e 20 mil Hz. E por ter uma freqüência maior do que os sons que normalmente ouvimos, o som do apito se difere e se destaca bastante dos sons emitidos habitualmente no ambiente urbano, facilitando ainda mais a sua percepção pelos cachorros. Sendo o som do apito, quase impersseptivel e inaudível para os seres humanos, sendo muito baixo, e não chegando sequer a incomodar. E o apito é bastante útil para treinar os cachorros em comandos avançados e fora da guia, veja alguns exemplos dos comandos que podem ser ensinados com a utilização do apito aos cachorros.




Comando Voltar - Mesmo o cachorro estando longe, o som do Apito chega até ele e serve como comando
para o ele voltar.

Comando Parar - Pode ser tanto usado para o cachorro que esteja fazendo uma atividade proxima e visivel, em que se deseje que ele cesse esta atividade, ou caso ele esteja andando mais a frente e se quer que o cachorro pare e espere. Basta treiná-lo a obedecer associando os comandos com um som especifico do apito para o comando PARE.

Comando Virar a Direita ou a Esquerda - É um comando muito usado para cachorros que são treinados para pastoreio, ou para cachorros de caça que precisam de uma orientação para chegar até onde a presa foi abatida.


Pode-se ensinar qualquer comando para os cachorros usando o apito, basta associar uma sequencia diferenciada de sons do apito para cada tipo de ação, com o apito funcionando quase como se fosse um código morse. Porem deve-se usar sempre uma sequencia diferenciada de som do apito, tipo três apitadas para um comando e duas apitadas para outro, e associando sempre ao mesmo tipo de comando. Entretanto é necessario primeiro ensinar o cachorro a associar uma ação, ou comando, a um tipo específico de sequencia de som do apito. E para começar qualquer treinamento é preciso trabalhar com o cachorro a principio sempre na guia, até ele conseguir entender, e ter a percepção do que lhe é ensinado.






Por exemplo, para ensinar o comando VEM, é preciso seguir os seguintes passos: Vá para um lugar muito calmo e sem distrações, mantenha o cão preso a uma guia longa de 7 metros. Deixe-o andar livremente e até se distanciar um pouco, quando ele estiver distraído use o apito (vários apitinhos curtos são ideais para o cão associar com o comando VEM), e puxe o peludo até você. Quando ele chegar até você faça um montão de carinhos e elogios. Você pode até dar um pedacinho de petisco, como bifinhos, por exemplo, de prêmio. Em pouco tempo o cão aprende que vários apitos curtos significam: “Vem até aqui que eu tenho uma coisa muito gostosa para você”, e é exatamente isso que o comando VEM significa (ou deveria significar). Conforme vocês forem progredindo (o seu cachorro não precisar mais ser puxado e atender de primeira ao seu apito), vá aumentando a distância, até finalmente poder deixar ele solto. Quando o peludo estiver obedecendo 100% nos treinos, procure um lugar com mais distrações e comece novamente com ele preso à guia e com pouca distância.




Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...


COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado