.

domingo, abril 17, 2011

Husky Siberiano - Cachorros.





Husky Siberiano - Cachorros: A origem da raça do cachorro Husky Siberiano é bastante antiga e remota, pois os ancestrais dos Huskys Siberiaos já existiam na região da Sibéria, no leste da Rússia há quase 2.000 anos, e é provável que tenham chegado ao Alaska através do estreito de Bering, que separa a Rússia do Alaska, levados pelos povos que migraram. E no Alaska a raça foi inicialmente aprimorada e desenvolvida para o trabalho, por um povo chamado Chukchi, com o propósito e objetivo de usá-lo como cachorro de tração para puxar trenós com cargas relativamente pesadas, por longas distâncias, com pouca comida e nas condições de tempo das mais rigorosas, pois é uma região em que as temperaturas alcançam facilmente -60º centígrados.



E devido principalmente a estes intensivos e constantes esforços físicos e o seu poder de adaptabilidade as piores condições de trabalho. Fez com que os Huskys Siberiano desenvolve-sem e se transforma-sem em uma raça tipicamente de muita força e consequentemente com uma estrutura física bem robusta e musculosa, inclusive a palavra "husky" significa "robusto" em inglês, e mesmo não sendo cachorros desenvolvidos para briga ou agressivos, são em consequência naturalmente cachorros destemidos e bem mais fortes quando comparados a outros do mesmo porte. Em 1925 conquistaram notoriedade e o reconhecimento mundial ao ajudar a salvar a população da cidade de Anchorage no Alaska que, assolada por uma epidemia de difteria, ficou inacessível e não podia mas receber medicamentos pois as constantes tempestades de neve impediam o tráfego de veículos e o pouso dos aviões.



Quando então na ocasião, mais de 150 cachorros de várias raças puxadores de trenó foram mobilizadas para fazer chegar os medicamentos necessários, percorrendo uma distância de aproximadamente 1054 quilômetros em 5 dias e meio, porem os trajetos mais longos, tortuosos, complicados e difíceis coube aos cachorros da raça Huskie. E este episódio fez com que os huskys siberianos consegui-sem grande prestigio e fama e vie-sem a se tornar certamente a raça de cães de trenó mais populares em todo o mundo. E até hoje, para comemorar a salvação de Anchorage, é realizada anualmente uma corrida de cães de trenó no Alaska reproduzindo o caminho feito pelos cães em 1925, é chamada de Iditarod Trail e é o maior evento de cães de trenó no mundo.



Porem anteriormente, por sua versatilidade já tinham conseguido conquistar a simpatia de todos, devido principalmente a sua força, disposição e lealdade, qualidades e atributos estes muito bem conhecidos por quem já convivia e trabalhava com os Husks, e estas qualidades e atributos tendo repercussão internacional no episódio ocorrido em 1925, quando auxiliaram heroicamente no socorro e salvamento de uma cidade do próprio Alaska. Sendo a raça Huski Siberiano posteriormente reconhecida pelo AKC em 1930. No Brasil, está entre as cinco raças mais registradas desde 1990, com o mesmo ocorrendo no Japão, Estados Unidos, Itália e Espanha E os Huskies Siberianos são cachorros que indistintamente adoram as pessoas em geral, o que faz com que não não sejam eficientes e consequentemente não devam ser indicados e usados para as funções de guarda.



Mesmo que sejam cachorros que possuam um grande e belo porte, sendo anatomicamente extremamente equilibrados, simétricos e muito bonitos com seus pêlos fartos e exuberantes, e com belos olhos claros que dão ênfase e um perfeito acabamento a seu porte e beleza. Porem apesar de todo o seu estilo e beleza, são cachorros muito dinâmicos, cheios de energia e vitalidade, o que pode transformá-los em cachorros problematicos e travessos quando não tem um espaço disponível o suficiente para poderem extravasar todo o seu instinto e a sua vitalidade. Pois um Husky Siberiano ocioso e entediado é facilmente capaz de apresentar constantemente comportamentos e atitudes bastante desequilibradas como é escavar jardins, roer móveis e atacar e perseguir de forma instintiva e implacavelmente gatos e outros animais domésticos, ou mesmo fugir pulando muros e portões.



Devido a esta razão, responsáveis experientes e criadores sérios recomendam bastante reflexão e analise sobre o comportamento e as necessidades inerentes da raça aos futuros responsáveis, pois os huskys siberianos são cachorros de uma raça que necessita naturalmente de muito espaço para exercitar-se. Porem infelizmente, muitas pessoas adquirem um filhote de Husky por seu porte e beleza exuberantes, desconhecendo totalmente as caracteristicas e necessidades da raça, o que acaba acarretando posteriormente com que muitas destas pessoas venham a se desfazer dos mesmos, de forma indiferente e irresponsável, causando graves traumas e grandes sofrimentos aos Huskis abandonados.



Pois além de sua interminável energia, e sua incansável disposição, o Husky é um cachorro extremamente dócil, afetuoso e tem muita fidelidade ao seu responsável e familiares, sendo tambem muito brincalhões, principalmente com crianças por quem adoram e são completamente aficionados e muito carinhosos, porem é necessário a presença e a supervisão de um adulto, pois são cachorros dotados de uma grande força, e podem involuntariamente derrubar e até ferir uma criança, especialmente se forem crianças menores de 7 anos. Entretanto o Huski Siberiano, por ser um cachorro naturalmente temperamental e teimoso, necessita indispensavelmente da orientação de um líder, que exerça está liderança com bastante firmeza, porem com muito equilíbrio e paciência, sem jamais apelar para a violência física ou verbal.



Pois o Huski é um cachorro extremamente leal e companheiro, que sempre prioriza e procura agradar o responsável, e este é um fator que deve ser aproveitado ao máximo, durante todo o processo de orientação, educação e socialização dos Huskis Siberianos. E tambem não se deve permitir-lhes passearem sozinhos ou sem coleira. pois mesmo sendo bem socializados, orientados e educados, eles são naturalmente temperamentais e independentes e tem um forte instinto de caça e se estiverem livres na rua podem perseguir e até matar animais outros animais de pequeno porte principalmente gatos.Entretanto não apresentam um comportamento agressivo para com outros cachorros, mesmo os de pequeno porte, porem se atacados lutam de forma destemida e feroz, mesmo que o outro cachorro tenha um porte maior.



E quanto a sua pelagem, os Huski Siberianos são cobertos por uma densa camada dupla de pêlos que tem uma grande e bela variedade de cores e padrões, sendo comum terem pernas e patas brancas, manchas brancas no rosto e tambem a ponta do rabo branca. E alem do branco puro, a combinação de cores mais comuns são a branco e preta, a branco e cinza, e a branco e vermelho cobre, ainda que muitos indivíduos tenham variações marrons, avermelhadas, marrom clara e alguns tambem sejam malhados. E os seus olhos podem tambem serem de várias cores, porem as cores predominantementes são o azul, castanhos ou verdes, e até mesmo um de cada cor, sendo que a cor azul clara tambem ocorre, porem não de forma comum ou predominante.




E apesar de possuir uma bela, farta e exuberante pelagem o Husky não demanda cuidados especais para manter seu aspecto brilhante e vistoso. Pois os husky são cachorros instintivamente limpos , e que tem por hábito lamber-se para fazer a sua propria limpeza e higienização dos pelos, e que por consequência exalam pouquissimo cheiro, dispensando assim os banhos freqüentes. E durante o período da muda, que é quando o cachorro substitui a pelagem anterior por uma nova, fato que ocorre naturalmente no máximo duas vezes ao ano. E nestes periodos,o seu pêlo cai em demasia, e nestas ocasiões precisam ser escovado diariamente, até para facilitar a limpeza da casa, removendo de forma imediata e diretamente os pelos mortos.



E quanto a sua saúde os Huskis Siberianos são naturalmente cachorros saudáveis, vivendo normalmente e sem grandes problemas de saude a sua expectativa de vida de 11 a 15 anos de idade. Entretanto apesar de sua grande resistencia e rusticidade a raça tambem apresenta problemas de saúde que lhe são inerentes, como doenças oculares em todas as suas variedades como catarata, glaucoma, distrofia corneal, entre outras, alergias, e tambem o desenvolvimento de tumores em cachorros idosos, e deve-se ter um grande cuidado com a erlichia, que é transmitida por carrapatos, A displasia na bacia tambem pode ocorrer, porem não é uma enfermidade comum ou freqüente na raça.





Complementa e colabora tambem com a saude uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura, e uma atividade física diaria compativel com a sua dieta, principalmente para se evitar obesidade e suas consequencias negativas para a saude, especialmente em cachorros bem alimentados, porem não exercitados e ociosos. Inclusive os huskies são os cachorros que apresentam o maior grau de eficiência energetica, ou seja converter alimento em energia e trabalho, pois comprovadamente consomem menos alimento que outras raças de trabalho, com porte e peso similar e com o mesmo nível de atividade. E apesar de ser um cachorro originado de regiões extremamente frias, como são as regiões siberianas e nórdicas no Alaska.



Os huskies podem se adaptar facilmente e se adequar a viver sem maiores problemas em qualquer zona climática, como climas tropicais e subtropicais, principalmente o sul do Brasil ou o clima mediterranio de Portugal. Entretanto é necessário se tomar alguns cuidados especiais quando da ocorrencia de calor excessivo, como evitar esforço fisico e prover-lhes bastante água fresca e um local tranquilo, fresco e sombreado para poderem descansar. Por outro os Huskis Siberianos sentem uma verdadeira atração e até uma necessidade, que chega a ser até um prazer estar em meio a temperaturas baixas, e buscam o ar livre, e o vento frio com grande disposição e um afinco especial quando da ocorrencia de estações com temperaturas mais baixas.










Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...
















COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado