.

segunda-feira, abril 25, 2011

Labrador Retriever - Cachorros.




Labrador Retriever - Cachorros: O Retriever Labrador (Labrador ou em alguns países de língua inglesa, Lab), é uma das mais conhecidas e conceituadas raças de cachorro do mundo. E notabiliza-se principalmente por sua amabilidade, inteligência e obediência. E devido a estas características, são frequentemente treinados para serem utilizados como cachorros de caça, de assistência, como cachorros-guia ou de serviço. Sendo inclusive a raça Labrador uma das mais populares em todo o mundo, em especial nos Estados Unidos e na Europa, e o seu nome "Retriever" deve-se ao fato de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida. E existem mais raças na família dos "retrievers", como, o Golden Retriever, o Toller (Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated Retriever, o Chesapeake Bay Retriever ou o Flat Coated Retriever.




E sobre o seu temperamento devemos lembrar que o seu comportamento tem base na genética e a educação do cachorro. Assim, vamos falar sobre como é o temperamento de um bom Labrador, oriundo principalmente de paises que correspondem ao que se espera da raça, e no qual recebem uma educação adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos. E os Labradores são cachorros com bastante energia enquanto filhotes, isto significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objetos perigosos por perto, irão fazer a sua "arte". Porem quando adultos, diminuem a sua excessiva atividade física espontânea, porem não perdem o seu espírito brincalhão e amigo,  estando sempre dispostos a mais um passeio com o dono ou mais uma corrida com as crianças.



Como estão sempre dispostos a agradar o dono, aprendem facilmente a cumprir as mais diversificadas ordens ou realizar as mais diferentes atividades. Adoram brincar e gostam muito de água, e as crianças são a sua paixão, protegendo-as lealmente e até com a vida se necessario. E um Labrador solitário não se desenvolve de forma saudável, sendo que os Labradores da atualidade foram se tornando verdadeiros cachorros para a família, e adoram viver rodeados de gente à sua volta e a receber mil e um mimos. E Labradores são cachorros de médio para grande porte, e pelo padrão, as fêmeas devem medir entre 54 e 56 cm na cernelha e os machos entre 56 e 57, e a cernelha é o ponto mais alto do ombro, antes do pescoço, sendo o tamanho medido desse ponto até o chão.



Labradores em boa forma, e que não estejam obesos, pesam em média entre 37 e 42 quilos, dependendo do sexo e de sua origem genética. E a sua pelagem é dupla, e tem um pelo mais duro e comprido e um subpelo que pode se vêr abrindo a pelagem, e parecem com uma lãzinha curta, macia e de cor mais opaca. E são encontrados em três cores, os amarelos variando do creme claro ao avermelhado da raposa, e os chocolates ou preto, e a cor tem que ser homogénea, e uma pequena mancha branca é aceita somente no peito, preferindo-se os inteiros de uma cor somente. E o nariz, contorno dos olhos e lábios dos chocolates são marrons, nos amarelos e pretos são pretos.



Um nariz um pouco mais claro e que não seja rosa, nem marrom ou um preto desbotado é aceito nos amarelos mais velhos ou durante frio intenso, e que se denomina nariz de inverno. Os olhos nas três cores devem ser castanhos, podendo ser um pouco mais claros, porem mesmo assim ainda castanhos, e nos exemplares chocolates. Labradores amarelos com nariz, contorno dos olhos e lábios, rosas ou marrons, são considerados despigmentados. Essa falha de pigmentação leva o cachorro a ser mais suscetível à problemas de pele, inclusive queimaduras dos raios solares, e isso pode levar inclusive ao câncer de pele. Portanto, os Labradores despigmentados, devem ser muito amados como cachorros de companhia, mas não devem se reproduzir.



E o seu responsável deve obrigatoriamente tomar os cuidados adicionais necessarios, como somente expô-lo ao sol em horários específicos que são de manhã cedo ou bem à tarde e passar protetor solar no nariz. E as suas orelhas são pendentes, triangulares e médias, e o seu focinho deve ser médio, largo e forte, e os seus dentes devem se fechar sempre em tesoura, que visto de frente, os dentes de cima ficam logo à frente dos debaixo, sem espaços. E as suas costelas e o rabo são bem característicos, sendo as costelas bastante largas e arredondadas, pois como é um cachorro que foi feito para caçar em águas geladas, precisa de um bom pulmão.



E devido a isto as suas costelas tem esse formato, que lembra o de um barril, e as vezes isso dá a impressão de se tratar de um cachorro obeso. Porem se você colocar a mão sobre as costelas, conseguira senti-las com certa facilidade, e poderá perceber que o cachorro não está fora do seu peso ideal, e sim que tem as costelas corretamente arqueadas. E o seu rabo é um outro ponto importantíssimo, pois ele tambem serve de leme nas mudanças de direção enquanto o Labrador Retriever está nadando. E o seu rabo deve ser largo, relativamente curto, e se puxado para baixo deve atingir reto, no máximo, o jarrete ou o calcanhar. Pois rabos finos e curvados para cima não serviriam para a atividade original, e por isso, são penalizados nas pistas de exposição.



A primeira vista o Labrador parece insignificante, mas tornou-se mundialmente popular com as suas características únicas, pois consegue manter a sua serenidade mesmo no maior dos caos, pois tem uma capacidade de adaptação única e é muito dedicado à família. E desde de o princípio do século XX, os europeus reconhecem as qualidades deste cachorro, pois foi recrutado para trabalhar auxiliando auxiliando as tropas na Primeira Guerra Mundial, e desempenhou brilhantemente as fuções que lhe foram atribuidas como mensageiro, transporte de medicamentos e busca e salvamento de soterrados. E devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência começaram a ser usados tambem como cachorros guia para cegos.



Porem como um cachorro sempre disposto a aprender, revelou-se também como um otimo descobridor de afogados debaixo de água e tambem arrasta para terra as pessoas em perigo de naufrágio que entram em pânico. E tambem após avalanches, terremotos ou outras catástrofes naturais, procuram os soterrados, e persistente e companheiro é o cachorro preferido pela polícia nos serviços de alfândega. Para além de tudo isto continua a efetuar a sua tarefa de ajudante de caça, na procura de aves aquáticas, e a única coisa para a qual não é adequado é para ser utilizado como cachorro de guarda. Pois apesar de vigiar com grande atenção, dificilmente pode vir a ser um cachorro de guarda, defesa e ataque, principalmente devido ao seu alto nivel natural de sociabilidade e à sua falta de agressividade.



E nas planícies da Terra Nova no Canadá, existiam alguns cachorros que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes. Eram basicamente de dois tipos, um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como cachorro de Saint John. E estes cachorros foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves, especialmente de patos, descobriram que poderiam utilizar algumas das características destes cachorros para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, e tambem a boca com a mordida macia, que consegue carregar objetos sem danificá-los, e a sua docilidade e a obediência.



E os cachorros menores e com pelagem mais curta, eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pelos, como ocorria com os cachorros com pelagem mais longa. E foram selecionados tambem cachorros locais e cachorros de outras raças, além do Saint John, sendo aprovados os filhotes mais aptos ao trabalho. E com este processo de aprimoramento e seleção  chegou-se ao Labrador, e no início, apenas os pretos eram reconhecidos, e como nasciam cachorros de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club), e por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.



Sendo assim, o pais que originou a raça através da aprimoramento e seleção foi a Grã Bretanha, e apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial. E os Labradores tem como uma de suas caracteristicas mais relevantes, o fato de serem excelentes companheiros e adorarem estar perto dos humanos. E na sua genética de Cores, exatamente para evitar filhotes despigmentados, os criadores devem estudar, além da saúde, tambem o temperamento e a aparência dos pais, que são itens verificados antes de todos os acasalamentos nos canis considerados sérios.



E que respeitam a genética estabelecida de cores da raça. Sendo que os Labradores pretos são os de genes dominantes,  e os amarelos despigmentados ou que tenham gene de labradores de cor chocolates e amarelos simultaneamente são considerados cachorros com genes totalmente recessivos, e que tem grandes chances de apresentarem problemas de pele, inclusive o câncer. E para se evitar a ocorrência destes problemas, os acasalamentos feitos pelos criadores devem ser feitos com tada a seriedade e tendo todos os cuidados e criterios necessarios e estabelecidos para a genetica de cores da raça.





Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado