.

sábado, abril 30, 2011

Collie - Cachorros.



Collie - Cachorros: A origem da raça Collie é um grande mistério, o que inclusive dá margem a inúmeras teorias sobre os cachorros que colaboraram para sua formação. Especula-se que os cachorros da raça Collie devam ser um descendentes dos Gordons Setters, do Terranovas e até mesmo dos Scottishs Terrier. Alguns historiadores afirmam ainda que existem traços de que tenha havido cruzamentos com o Borzoi, Deerhound e Greyhound. Porem independente de quais as raças que deram origem ao Collie, o que ninguém contesta é seja uma raça de origem escocesa, desenvolvida para o trabalho de pastoreio de ovelhas. Nesta época eles ainda não tinham a forma física atual e apresentavam também grande diferenciação quanto ao tamanho e o seu aspecto. 




Os primeiros registros do Collie são da primeira exposição canina, em 1860, quando era apresentado com o nome de Scottish Sheep Dog, mas foi em 1871 que exemplares do tipo atual do Collie foram apresentados pela primeira vez e desde então, quer por sua aparência exuberante, quer por seu temperamento amistoso, os Collies ganharam grande popularidade, tendo sido criado até pela rainha Vitória, em sua propriedade em Balmoral. No entanto, nada se compara à influência do filme Lassie, que lançado em 1941, transformou o Collie numa das raças mais admiradas em todo o mundo. E apesar do filme ter como personagem uma fêmea, o curioso é que durante todo o tempo em que foi exibido, quer no cinema, quer nos seriados de TV, os cachorros eram todos machos. 




Sendo que o primeiro deles era Pal, um cão especialmente sensível e expressivo que superou outros 300 candidatos ao papel tendo um desempenho acima das expectativas na cena de teste, tinha que atravessar um rio e cair por terra exausto. E todos os cachorros que se seguiram no papel eram descentes de Pal, o sucesso do cachorro foi tão estrondoso que poucos se lembram de Elizabeth Taylor, que também estreava no filme. Assim como mostra o filme Lassie, os Collies são cachorros extremamente apegados ao seu responsável e às pessoas da família, e é um dos traços mais marcantes da raça, certamente um resquício dos tempos em que atuava com ovelhas. 




Inteligente, o Collie ocupa a 16a posição na escala de inteligência do psicólogo Stanley Coren, publicado no livro "A Inteligência dos Cães", e segundo o autor, isto significa que eles são excelentes para executar tarefas de trabalho. O treinamento de simples comandos são normalmente assimilados depois de 5 a 15 repetições e são memorizados facilmente, embora ainda possam melhorar com a prática. No entanto, o Collie precisa de estímulos para que possa se desenvolver adequadamente, e não é, de maneira nenhuma, um cachorro que possa ser deixado no fundo do quintal. Além de ser importante para o desenvolvimento mental do cão, os exercícios contribuem para que ele queime gordura evitando assim problemas com obesidade, que é facilmente escondida pelo pêlo muito cheio e denso. 




Apesar de ter praticamente abandonado o trabalho no campo para ocupar posição de destaque como cachorro de companhia, o Collie precisa de espaço e exercícios, o que faz com que se destaque nas competições de agility. Extremamente pacientes com crianças, os Collies são muito tolerantes até mesmo com brincadeiras mais ‘violentas’, desde que tenham tido contato com elas desde pequeno. São relativamente reservados com pessoas estranhas e costumam se relacionar bem com os demais cachorros e outros animais. Alguns exemplares podem latir excessivamente e envolver-se em acidentes caso fiquem totalmente livres, pulando muros baixos para perseguir carros, ciclistas, motos ou pessoas correndo. 




Os filhotes possuem grande energia e são extremamente brincalhões, aprendem rapidamente, característica que deve ser aproveitada pelo responsável para conseguir um cachorro obediente e companheiro. Até em função dessa energia, são do tipo que é ‘melhor manter ocupados’ e longe de seus móveis, assim, a melhor coisa é proporcionar ao filhote brinquedos com os quais possa se distrair e longas sessões de exercícios e brincadeiras. A pelagem do Collie ainda filhote muda bastante até atingir a maturidade, e o o pelo sedoso vai se tornando áspero aos poucos até chegar à textura definitiva. A pelagem do Collie requer muitos cuidados para que seja saudável e bonita, formada por pelo e subpelo, é extremamente adequada à proteção contra o frio. 




E deve ser escovada pelo menos 3 vezes por semana, de preferência com escovas de cerdas para que seja retirado todo o pelo morto, prevenindo tambem problemas de pele. Normalmente durante o período quente os Collies trocam de pelo, o que pode causar um certo transtorno, uma vez que a quantidade é expressiva, mas com a ajuda da escovação, é um problema contornável. E raspar os pêlos no verão é um grande erro, embora Collies não sejam "apaixonados" pelos dias quente, o pelo denso funciona como um isolante térmico. Segundo o padrão aceito pela cinofilia brasileira. 




Os Collies podem apresentar-se em 3 cores distintas: Marta, Tricolor e Azul Merle. Os americanos reconhecem essas mesmas 3 cores, mas acrescentam ainda o branco. Em qualquer que seja a cor, as manchas brancas típicas da raça que se localizam na juba, patas, pés e cauda devem estar presentes, e tambem os olhos azuis só são aceitos nos exemplares Azul Merle. Os Collies são cachorros bastante sensíveis à medicações, e por isso todo o cuidado é pouco e é extremamente não recomendável medicar seu cachorro sem o conhecimento do veterinário.






E os problemas mais comuns de saúde e inerentes à raça são:

Dermatite - Collie Nose, que é problema característico da raça, o nariz do cachorro descasca e tem rachaduras dolorosas quando exposto ao sol.

CEA - Os collies apresentam uma síndrome ocular que pode levar à cegueira. Chamada em inglês de CEA – Collie Eye Anomaly, estima-se que 95% dos cães da raça transmitam a doença mesmo que não desenvolvam seus sintomas.

Atrofia Progressiva da Retina (PRA) – que pode levar o cão à cegueira

Dermatomiosite – aparece até 1 ano de idade e só incide sobre o Collie e o Pastor de Shetland, a pele fica avermelhada e desenvolve crostas e há forte perda de pelo.

Atrofia muscular - que causa dificuldades de locomoção e mastigação.








Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado