.

domingo, maio 01, 2011

São Bernardo - Cachorros.



São Bernardo - Cachorros: O São-Bernardo é uma raça de cachorros originária e natural dos alpes suíços na Suíça, e foi inicialmente criado e desenvolvido para ser utilizado especificamente como um cachorro de trabalho e tambem de busca e resgate para pessoas perdidas nos alpes nevados. E são conhecidos pela sua extrema lealdade e vigilância, sendo tambem muito tolerante com crianças e outros cachorros e animais. E por causa destas qualidades, que lhe são características, se tornou tambem posteriormente um otimo cachorro de companhia para toda a  família, sendo muito fiel e companheiro. Também podem ser bons cachorros de guarda pois seu tamanho pode intimidar estranhos, apesar de seu temperamento muito afetuoso e dócil com humanos. 



E sua historia começa no Albergue do cimo do Passo do Grande São Bernardo, a 2469 m de altitude, que foi fundado no século XI, para oferecer refúgio aos viajantes e peregrinos, e a partir da metade do século XVII, os monges do Albergue, muniram-se de cachorros grandes, do tipo de cachorro de montanha, destinados a guarda e defesa. E a presença de cachorros no Albergue do Grande São Bernardo inclusive é confirmada por documentos iconográficos que datam de 1695 e por anotações nas atas do Albergue, do ano de 1707. Desde então, esses cachorros foram utilizados para acompanhar os viajantes, e sobretudo, para encontrar e salvar aqueles que se perdiam na neve e no nevoeiro.



As crónicas, publicadas em numerosas línguas, sobre o modo como estes cachorros salvaram um grande número de vidas humanas da morte branca, e dos testemunhos de soldados que em  1800, atravessavam o Passo com o exército de Napoleão Bonaparte, espalharam no século XIX a fama do cachorro de São Bernardo por toda a Europa. Sendo que o cachorro mais famoso a salvar pessoas foi o lendário Barry, que se tem notícia de ter salvo 40 vidas humanas, inclusive existe um monumento à Barry em Cimetière des Chiens, e seu corpo está preservado no Museu de História Natural em Berna. E os ancestrais diretos do São Bernardo foram os grandes cachorros das quintas, muito difundidos entre os lavradores da região.



E após algumas gerações, através de uma criação sistemática no sentido da procura de um tipo ideal, criou-se a raça atual. Em 1847, Henrick Schumaker de Holligen, perto de Berna, foi o primeiro a estabelecer os documentos genealógicos para os seus cachorros. E um livro de origens Suíço, foi criado em Fevereiro de 1884. e o primeiro cachorro a ser inscrito neste livro de registo foi um São Bernardo com o nome de "Léon", e as 28 inscrições seguintes dizem igualmente respeito a cachorros de São Bernardo. E o Clube Suíço do cachorro de São Bernardo foi fundado em Basileia em 15 de Março de 1884.



E na ocasião de um Congresso Cinológico Internacional, em 2 de Junho de 1887, o Cachorro de São Bernardo foi oficialmente reconhecido como raça de origem Suíça e o Standard declarado como obrigatório, e a partir dessa data o São Bernardo foi declarado como cachorro nacional da Suíça. Em Portugal existem atualmente dois clubes de Raça, o Clube Português do Cachorro de São Bernardo e a Associação Portuguesa de Amigos do Cachorro de São Bernardo. E no Brasil há linhagens de diversas origens, sendo que as mais se destacam são a Americana e a Italiana, e em 2006 foi criado o primeiro clube da raça no país, que é o Clube do São Bernardo do Estado de São Paulo.




Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado