.

sexta-feira, maio 06, 2011

Old English Sheepdog - Cachorros.



Old English Sheepdog - Cachorros: A origem do cachorro Old English Sheepdog ou Bobtail é bastante controversa, algumas correntes acreditam que tenha tido como ancestral um cachorro russo peludo, chamado Owtchar, levado para a Grã-Bretanha pelos navios provenientes do Báltico. Outros pesquisadores acreditam que tenha íntimo parentesco com o Briar e Bergamasco, outros ainda afirmam que tenha sangue do Caniche e do Deerhound. Mas qualquer que tenha sido sua origem, atualmente é uma raça bastante conhecida em todo mundo, especialmente devido à sua aparência característica e às suas qualidades como pastor, cachorro de guarda, de trenó, de transporte e de companhia, sendo inclusive um excelente companheiro para as crianças. 





E sua especial dedicação a elas, fez com que fosse adotado por diversas instituições para crianças portadoras de deficiências, para auxiliarem no seu tratamento. Por sua versatilidade, ganhou muito destaque na indústria cinematográfica internacional, onde foi o astro de filmes como Digby – o Maior cão do Mundo (1974) e Labirinto (1986). E no Brasil, também ganhou papéis importantes na TV, onde comandava um programa infantil chamado TV Colosso (Priscila) e era um dos cachorros mais simpáticos da novela Vira-Lata. O Old English Sheepdog é um cachorro que se caracteriza pela grande necessidade de contato com os seus responsáveis, e sabe como cobrar a atenção que acredita merecer.




Entretanto é um cachorro muito tranquilo, sendo capaz de passar horas a fio num cochilo e repentinamente estar "pronto para a ação" ao menor chamado de seu responsável, a quem segue onde puder, especialmente porque acima de tudo, detesta ficar sozinho. E mesmo com seu porte avantajado, adapta-se bem a qualquer espaço e desde que o seu responsável se disponha a levá-lo em caminhadas diárias, pode viver bem até mesmo em apartamentos. Por sua constituição física forte e contrariando a imagem que se tem de seu andar "rebolante", o Sheepdog pode acompanhar o dono em atividades física mais puxadas como o cooper ou passeios de bicicleta sem demonstrar fadiga.



E sua fama de "desastrado" deve-se, em muito, à redução de sua visão devido aos pêlos, e para enfrentar esse "pequeno obstáculo" e aumentar a sua visibilidade alguns criadores sugerem simplesmente manter os pêlos da frente amarrados acima dos olhos com uma fita ou um elástico. Segundo a classificação do livro "A Inteligência dos Cães", apesar de seu porte, o Sheepdog não está nem entre as 10 raças mais indicados para a função de guarda, justamente por ser tranquilo demais, e no ranking geral de inteligência, encontra-se somente na 63ª posição. Entretanto O Sheepdog aprende o suficiente para poder agradar o seu responsável, e isso deve ser levado em consideração quando se quer ensinar um cachorro desta raça.



O Sheepdog é um cachorro corajoso e tambem bastante sociável com os outros cachorros, e pode até mesmo conviver tranquilamente com gatos e aves, sobre quem acaba exercendo sua função primordial, que é pastorear e proteger. O Sheepdog nasce preto-e-branco, e passa por uma mudança gradativa de cor, entre os dois e seis meses, quando as manchas pretas clareiam para tons de cinza, a partir da raiz, atingindo plenamente a sua cor definitiva até os 2 anos. Normalmente, o nariz, lábios e o contorno dos olhos nascem sem pigmentação, mas nos primeiros dias, pontos pretos aparecem. Como a maioria dos filhotes, o do Sheepdog deve ser ativo, curioso e brincalhão, não demonstrando sinais de introversão ou mesmo agressividade.




Não é desejável pelagem marrom. Olhos verdes, amarelos, cinza e castanho-claro são proibidos (devem ser escuros ou ambos azuis). E se for o caso, corta-se o ergot (quinto dedo) e a cauda até o quinto dia de vida, e tambem por ser uma raça de crescimento rápido, o ideal é que desde o começo seja criada com uma ração de boa qualidade, porem a complementação com o cálcio só deve ser feita por orientação de um veterinário. E a maior parte dos problemas apresentados pelo Sheepdog diz respeito aos cuidados necessários com a sua higiene, e em particular com a sua pele e sua pelagem. Sua sensibilidade às picadas de pulgas e carrapatos é uma causa comum para a aparição de problemas de pele e pode até acarretar queda de pêlos, machucados e coceira intensa.




Outro foco de problema é causado pela umidade na pelagem, que favorece a proliferação de bactérias e fungos, com coceiras intensas e mau cheiro. Excesso de sol no nariz e pálpebra despigmentados são causas da dermatite solar. Os sintomas são bolhas na região sem pigmentação e grande sensibilidade, e por causa da dor, o cachorro pode até ficar abatido e prostrado. Para que sua pelagem seja sempre saudável, é preciso escovar, desembaraçar, ventilar e facilitar sua secagem, porém, sem exageros, uma vez que a escovação excessiva pode ocasionar a quebra dos pêlos.




Apesar de não ser admitida a tosa, é bastante comum, no Brasil, que os seus responsáveis tosem seu pelo no verão para que ele não sofra com o calor. Como outras raças de grande porte, o Sheepdog está sujeito à displasia coxo-femural, sendo que de acordo com a Orthopedic Foundation For Animals, dos Estados Unidos, aproximadamente 22 % de mais de 6.9oo Sheepdogs analisados no período de Janeiro de 74 a Julho de 91, apresentavam sintomas de displasia. E além destes problemas de saúde, o Sheepdog está ainda predisposto a apresentar problemas nos órgãos de visão, como catarata hereditária e Atrofia Progressiva da Retina, que pode inclusive levar o cachorro a ficar cego.






Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...





   

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado