.

terça-feira, maio 10, 2011

Dogue de Bordeux - Cachorros.



Dogue de Bordeaux - Cachorros: Apesar de o Dogue de Bordeaux ser um cachorro pertencente a uma raça antiga, não existe uma definição segura, confiavel e concreta sober qual é a verdadeira origem morfologica da raça. Apesar de se saber que ela surgiu em Bordeaux, no sudeste da França. Porem existem várias hipóteses sobre quem realmente teriam sido os seus ancestrais, alguns afirmam que eles são descendentes dos Alanos, antigos Molossos de origem indo-européia. Outros sustentam que descendam do Dogue de Burgos ou do Mastim do Tibet, e há quem acredite que seus ancestrais sejam antigos molossos vindos da Índia e da China há três mil anos. Já para outros especialistas essa raça nada mais é do que o resultado do cruzamento de Mastifes com Buldogues Ingleses.





Entretanto deve-se considerar que normalmente o cruzamento de Mastifes com Buldogues resulta na raça Bulmastife. Sendo então a hipótese mais provável, é a de que o Dogue de Bordeaux seja descendente de uma das linhagens do Alaunt, provavelmente o Alaunt Veutrerer. Pois no século XII, em 1151, Henrique II da Inglaterra se casou com Eleanor de Aquitânia, da região de Bordeaux no sul da França, e toda a corte britânica se mudou para esta região levando todos seus cachorros de caça. E esta região permaneceu sob domínio britânico até 1411, durante 260 anos estes cachorros habitaram, caçaram e se espalharam no sul da França. As três linhagens de Alaunt (Alaunt Gentil, Alaunt Veutrerer e o Alaunt of the Butcher) eram usadas nas caçadas a javalis, ursos e outros grandes animais.





Como consta no livro Livre de la Chasse ("Livro da Caça"), escrito em meados do século XIV por Gaston Phoebus, Conde de Fois. Que viveu no sul da França, e conheceu profundamente estes cachorros, e descreveu que eles tinham a cabeça grande, cana nasal larga e curta, lábios pendentes, e que tambem eram extremamente agressivos. Características morfológicas típicas do Dogue de Bordeaux, e este livro pode ser encontrado em inglês, traduzido entre 1406 e 1413 por Edward of Norwich, II Duque de York, e intitulado The Master of Game, pois Edward era o encarregado de organizar as caçadas no reinado do rei Henrique IV. Foi apresentado pela primeira vez em uma exposição canina em 1863, em Paris.





E seu padrão foi proposto no livro "Le Dogue de Bordeaux", lançado em 1893 pelo francês Pierre Megnin. Hoje a raça encontra-se principalmente na Europa e América do Norte e é reconhecida exclusivamente pela FCI - Federação Cinológica Internacional. Ao redor de 1860 tornou-se uma atração em brigas com cachorros ou outros animais, como lobos, que ocorriam praticamente em todos os bairros de Paris. Esses combates cruéis só costumavam terminar quando um dos participantes morresse, em geral o adversário do Dogue de Bordeaux. Lutava também contra ursos com focinheiras, e, na maioria das vezes, conseguia imobilizá-los por uma das orelhas.





Com a proibição das lutas, a criação do Dogue de Bordeaux declinou e quase desapareceu, reiniciando nas últimas décadas uma lenta, mas constante expansão. As características e a aparência do Dogue de Bordeaux, são as de um cachorro de grande porte, seu tamanho varia de 59 a 69 centímetros e o seu peso de 45 a 75 quilos, sendo as fêmeas um pouco menores e mais leves. De aparência imponente, sua pelagem é fina, curta e suave, e podem ser das cores isabel beirando o creme assim como o vermelho intenso o mogno. O Dogue de Bordeaux vive em média 10 anos, e é um otimo cachorro de guarda, de grande porte, musculoso e imponente.





Atento, corajoso, rápido no agir, não necessita ser adestrado para essa finalidade. Além de ser um excelente guardião de casas, é amoroso e apegado à família e necessita ficar em contato permanente com os seus responsáveis e familiares. O seu aspecto realmente impressiona, pois tem uma das mais volumosas cabeças da espécie canina, e além do corpo forte, pesado, possui a pele solta proporcionando rugas abundantes. E nas situações de perigo, ele não late, simplesmente age, não demonstra qualquer reação diante de estranhos, não rosna e nem faz festa, e em caso de ameaça avança direto sem avisar.






A fama de agressivo, vinda do seu passado de lutador, pode surpreender quem o vê um cachorro calmo e equilibrado.  Seu pêlo fino, curto e suave pode ter cores como mogno, dourado, castanho, amarelado e preto manchado em tons fortes como vermelho, e a mancha preta ou vermelha é desejável. A sua altura varia de 58 a 66 cm e o seu pesa de 45 a 50 kg. É um cachorro tranqüilo e dócil, e que gosta de estar com as crianças, porém, quando necessaario sabe se impor. De personalidade forte, não se submete facilmente e não fica pedindo atenção e carinho, apesar de adorar seus proprietários, e tambem caso se sinta desafiado por outros cachorros, os ataca imediata e ferozmente.




Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...





COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado