.

sexta-feira, julho 15, 2011

Cachorros - Doenças Articulares.


Cachorros - Doenças Articulares: Não são somente os seres humanos que diminuem as suas atividades fisicas e perdem o vigor fisico, acabando por modificar os seus hábitos cotidianos, conforme o avanço da idade. Os cachorros e tambem passam por este processo natural de desgaste e envelhecimento fisico, e os cachorros começam a tornar perceptivel este processo quando apresentam dificuldades locomotivas, e por não mas conseguirem, evitam ou relutam, pular ou subir parapeitos ou escadas, ou tambem começam a andar com dificuldades de forma claudicante e apresentando dor, é a partir deste momento em que o cachorro manifesta certas limitações fisicas, que é preciso ficar atento. Pois quando o cachorro, reluta ou a tem dificuldades em subir escadas ou pular, principalmente se este cachorro era até então dinamico e ativo, e que tambem não seja em decorrência e resultante de algum trauma recente. 


É bastante provavel que ele esteja com problemas nas articulações, que pode ser nas articulações de seus membros (patas), ou nas articulações ou cartilagens vertebrais, ou até mesmo ser de origem genética como a displasia, e todos estes sintomas e fatores caracterizam a ocorrência da Doença Articular Degenerativa (DAD), que está entre as doenças que mais levam cachorros a serem internados em clinicas veterinarias.  E naturalmente, são os cachorros de grande estatura ou porte e tambem os gigantes, que estão entre os mais suscetiveis a desenvolverem está doença, Porem há ocorrência da DAD, mesmo com menor incidencia tambem em cachorros de pequeno e médio porte. E as causas mais freqüentes do desenvolvimento da DAD nos cachorro, são problemas nas articulações, ruptura dos ligamentos e displasias. 


Entretanto qualquer enfermidade decorrente das articulações pode desencadear a DAD, inclusive o sedentarismo, devido a falta de movimentos articulares, tambem pode provocar a degeneração articular. E um diagnóstico precoce, é essencial e pode facilitar e minimizar em muito o tratamento indicado,  que dependendo da rapidez do diagnostico, o caso pode ser clínico ou cirúrgico. Devido a isto, ao primeiro sinal de dificuldade de locomoção manifestado pelo cachorro, deve-se imediatamente procurar o auxilio de um médico veterinário, principalmente se estes sintomas se manifestarem em cachorros ainda filhotes. Pois há o perigo de não se perceber a presença da doença, e o DAD, caso não seja diagnosticado e tratado , tende a se agravar e causar problemas mais sérios com o passar do tempo. 


Inclusive, um dos principais fatores decorrentes do aparecimento da doença é o peso do cachorro, que implica na carga aplicada em suas articulações. Pois é sabido, estatisticamente que cachorros em forma, com o peso considerado adequado, manifestam menos lesões articulares, tendo tambem uma melhor qualidade e expectativa, ou seja vivem melhor e por mais tempo. E tambem com o avançar da idade, cachorros que tem o habito de fazer movimentos não-naturais, como pulos em excesso ou andar sobre as patas traseiras, pois estes movimentos forçados e não naturais, podem tambem vir a desencadear a doença. Sendo necessario então, como medida preventiva a pratica de exercicios fisicos, como passeios e caminhadas diarias, e o ideal é que os cachorros sejam criados em pisos que não sejam lisos, e com espaço para poderem brincar e se exercitar, e tenham um controle no seu peso e uma alimentação de boa qualidade. 


Além disso, existem reguladores da posição da comida para cachorros altos, e tambem almofadas acolchoadas que podem evitar o aparecimento de calos de apoio nos cachorros de grande porte. E quanto ao tratamento, há  diversas opções, vão desde medicamentos para cessar ou amenizardor, para reduzir do avanço de degeneração articular, e dependendo da gravidade do caso inclusive cirurgias. Há também, tratamentos complementares como reabilitação física, acupuntura e homeopatia. Pois melhorar a qualidade de vida do cachorro e retardar a progressão da doença são os objetivos dos tratamentos, entretanto infelizmente, apesar de todas os recursos e alternativas disponiveis para o tratamento, não é possivel a cura DAD.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado