.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Cachorros - Anestesia.



Cachorros - Anestesia: Atualmente com a evolução e com os os avanços na área de anestesia veterinária, faz-se necessário um profissional bem preparado e com treinamento atualizado para a realização de diferentes técnicas de anestesia, e está é uma condição fundamental para o sucesso destes procedimentos no tratamento anestésico de cachorros e outros animais. Pois nos últimos anos ocorreram vários avanços que proporcionaram melhorias na segurança e na eficácia do processo de anestesia, entretanto tais avanços geraram a necessidade de profissionais bem preparados e  treinados. Pois todos os anestésicos oferecem algum tipo de risco, e tambem cada cachorro individualmente reage de forma diferente a estes. 


Desta forma, os agentes anestésicos são preparados de forma individual, devendo ser específicos para cada cachorro, variando de acordo com a sua idade, o seu estado de saúde, o seu condicionamento físico e todas estas diferentes variáveis irão servir de parâmetros para os procedimentos anestésicos a serem efetuados. E para um bom procedimento na realização desta prática, é de suma importância que o profissional tenha o devido conhecimento sobre os fármacos receitados anteriormente e da fisiologia dos cachorros, tendo que ter a capacidade de identificar as particularidades existentes. Pois anestesiar um cachorro, para que se possa fazer qualquer procedimento, desde um exame clínico mais minucioso até uma intervenção cirúrgica. 


É algo muito serio e arriscado, e dependendo da situação e das circunstancias pode até significar um grande risco a vida do cachorro. E não pode pura e simplesmente se resumir a uma ação de dopar o cachorro, sem se informar sobre o seu histórico de vida e as reais condições de saúde do cachorro, para que sejam tomadas todas as precauções necessárias. Para que se possa se aplicar com tranquilidade e sem riscos, as mais avançadas técnicas e conceitos de fisiologia e farmacologia nos procedimentos de aplicação da anestesiologia veterinária. Pois para um procedimento seguro, correto e adequado, para a aplicação da anestesia veterinária para se sedar ou induzir cachorros e outros animais, há a necessidade de se analisar e interpretar previamente vários parâmetros como:  


-Exames pré-operatórios hematológicos e cardiorrespiratórios para que se possa determinar as necessidade e as condições cirúrgicas.

-Procedimentos específicos e individualizados com os pré-anestésicos, para que se possa calcular doses e administrá-los de acordo com as caracteristicas de cada cachorro. 

-Inserir correta e assepticamente e manter e estabilizar o cateter, calcular com precisão a administração de fluidos intravenosos e medicamentos, para anestesia geral ou anestesia local.

-Aplicar técnicas de anestesia inalatória, aplicar técnicas de eliminação de resíduos e do potencial de toxicidade humana.

-Anestesiar casos emergenciais, reconhecer e tomar medidas para evitar emergências anestésicas.

-Monitorar o paciente anestesiado. Isso inclui a manutenção de registros, testes de reflexo, e a utilização dos equipamentos disponíveis como estetoscópio esofágico, o eletrocardiograma, monitores de apneia, etc.

-Saber atuar corretamente em situações normais e de emergência, e fazer uma monitorização e avaliação do paciente no pós-operatório.


Pois os procedimentos anestésicos aplicados aos cachorros e outros animais, são tão complexos, sérios e arriscados quanto aos procedimentos anestésicos aplicados aos seres humanos. Devido a isto, é de fundamental importância que os responsáveis pelos cachorros se informem e cobrem junto a seu veterinário, quando de uma eventual necessidade da utilização de um procedimento anestésico, sobre os pré-requisitos e parâmetros necessários para um perfeito e seguro procedimento anestésico, como idade do cachorro, suas reais condições de saúde, e informem ao veterinário se o cachorro é acometido por alguma doença cronica e tambem se faz  utilização de algum tipo de medicação especifica de forma frequente.      



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado