.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Cachorros - Idade Ideal para Adotar.


Cachorros - Idade Ideal para Adotar: Há muitas duvidas e controversias sobre qual é a melhor idade para se adotar um cachorro. Entretanto apesar de toda polêmica, sobre se é melhor adotar um cachorro ainda filhote com apenas 7 semanas de vida, ou um cachorro com 10 meses ou um já adulto. Esta é uma questão muito relativa, pois cada situação apresenta vantagens e desvantagens, e mesmo que o ideal seja de se dar preferência a um filhote de dois ou até três meses. No entanto, muitas pessoas são de opinião de que é muito mais conveniente adotar um cachorro que já tenha superado as fases de travessuras e as doenças típicas da infância, já obedeça tranquilamente e se deixe guiar perfeitamente com ou sem guia.


Porem com este ponto de vista, que a principio parece ser bastante interessante e vantajoso, o responsável pelo cachorro perde a possibilidade de poder orientar, educar e transmitir padrões comportamentais ao cachorro ainda filhote, e que no futuro com toda certeza irão repercutir positivamente em sua vida quando cachorro adulto, acarretando em um comportamento mais seguro, equilibrado e tranquilo. E que no caso de um cachorro já adulto, mesmo que se possa corrigir alguns vícios e desvios comportamentais, nunca se consegui-rá obter o mesmo rendimento e resultados tão satisfátorio quanto os conseguidos com um cachorro ainda filhote.


Pois adotando um cachorro ainda filhote, se tem tudo em maõs para se poder iniciar e aprofundar a compreensão de uma comunicação necessária e indispensável entre o cachorro e o seu responsável, e que é a base de toda a orientação e educação transmitida ao cachorro. E mesmo que este processo venha gerar trabalho e exigir tempo, e um aspecto extremamente importante na formação da personalidade e da índole do cachorro. E todo o empenho e dedicaçaõ investidos neste processo serão amplamente recompensados, principalmente pela extrema dedicação, cumplicidade e fidelidade conquistadas e propórcionadas pelo cachorro ao seu responsável, qualidades excepcionais que não se pode exigir ou esperar de um cachorro adotado já adulto.


Não se pode esquecer também que poder acompanhar o crescimento de um cachorrinho, e a evolução de um ser desajeitado e desamparado, sem duvida alguma, proporciona-rá muitas horas de grande felicidade as pessoas que podem desfrutar e participar de todo este processo. Pois o ideal é que a fase dos meses decisivos do desenvolvimento do cachorro devam ser preferencialmente passados junto a seu responsável. Assim ele se coordenará com o ritmo do ambiente e todos os maus comportamentos e maus costumes podem ser logo extirpados. Há um provérbio que os criadores consideram de fundamental importância: "A natureza forma o filhotinho, mas o homem forma o cachorro".


Pois um cachorro adotado já aos de 10 meses, é Um cachorro em crescimento que exige uma maior prevenção, inclusive todos os indícios de possíveis falhas podem e devem ser examinados. E inclinações malévolas, timidez, medo, são defeitos que podem ser facilmente corrigidos nos cachorros ainda filhotes, porém, em um cachorro já com 10 meses ou mais, o trabalho e dificuldades se multiplicam. Então antes da vir adotar ou adquirir um cachorro nesta faixa etária, o ideal e recomendável é que o pretendente faça um passeio junto com o cachorro e o criador para que possa estudar e analisar o comportamento do mesmo. E deve-se somente começar o processo de orientação e educação apenas depois que o cachorro já estiver habituado ao novo ambiente de sua nova casa.


E deve se considerar no entanto, que um filhotinho ao abrir os olhos, passa instintivamente a adorar a pessoa que o trata como a própria mãe, já um cachorro com cerca de 10 meses precisa de mais tempo para reconhecer e considerar o seu novo responsável da mesma forma. E Um cachorro já adulto, apesar de ser mais difícil e complicado o seu processo de adaptaçaõ e e a sua posterior orientação e educação, ainda assim ele não deixa-rá de ser um otimo, fiel e dedicado companheiro. E mesmo que possa vir a apresentar alguns vícios e desvios comportamentais adquiridos anteriormente, que possam vir a exigir um certo tempo e paciência, merecem tambem toda dedicação, atenção e carinho.


Afinal ninguem é perfeito, e com toda certeza, mesmo do seu jeito, ele lhe será eternamente grato. Inclusive todo o processo de orientação e educação aplicados aos cachorros filhotes ou jovens, se aplicam tambem aos cachorros adultos, entretanto de forma relativa e rspeitando-se obviamente as suas diferenças. E de uma forma resumida, antes de se vir a adotar ou adquirir um cachorro, deve-se analisar e se reflitir bastante sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das fases acima relacionadas e acima de tudo, uma vez feita a opção e escolhido o filhote ou cachorro que se vai levar para casa, deve-se principalmente protege-lo e ama-lo, pois isto recompensa tudo.











COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado