.

terça-feira, outubro 04, 2011

Cachorros - Condicionamento Fisico.



Cachorros - Condicionamento Físico: Atualmente a preparação física dos cachorros tornou-se um tema importante e com um certo de destaque, assim como a associação de treinos de responsáveis e cachorros para a manutenção da saúde de ambos. Pois quando os sistemas cardio-respirátorio e musculares do organismo são forçados pelo treinamento físico, o corpo responde a fim de aumentar a capacidade para reduzir o esforço, que é uma consequência natural do treinamento e condicionamento físico. Porem alguns componentes do corpo melhoram o desempenho mais rapidamente do que outros, e os mais lentos são as estruturas dos sistemas cardiovascular e esqueléticos (músculos).


E os músculos expostos a esforços frequentes e prolongados aumentam um número significativo de capilares, já após alguns meses, chegando a atingir 100% de eficácia, que permanece se houver uma manutenção e constância adequada no condicionamento. O coração também aumenta em tamanho e os ossos se reorganizam, assim como os tendões e ligamentos se reforçam. Em geral, o período para se notar uma melhora vai de 2 a 6 meses. Já a massa muscular responde mais rapidamente. E no manejo do treinamento dos cachorros, desde que possam se exercitar sem problemas ou limitações, devem ser encorajados a brincar e a se exercitar, respeitando-se entretanto os limites relativos à sua maturidade.


No início, quando mais exercício livre melhor, respeitando obviamente o sono, e os horários e a alimentação do cachorro. Pois beneficia o sistema de transporte de oxigênio, principalmente o enzimático, e o criador e posteriormente o responsável, deve encorajar os filhotes sozinhos ou em grupo, conforme a raça e o temperamento, evitando sempre que as brincadeiras transformem-se em brigas. Já na fase de adestramento, a partir dos 4 a 6 meses, pode-se iniciar com caminhadas de 2 a 4 km, conforme a condição do cachorro e do responsável, de 2 a 3 vezes na primeira semana. E a distância e a velocidade da caminhada podem ser aumentadas a cada semana, até um limite a ser considerado, conforme o objetivo.


A partir de 6 ou 7 meses, os incrementos de esforço, tanto na velocidade quanto na distância devem ser apenas quinzenais. Na necessidade ou na proximidade de competições, esses aumentos e cargas podem ser até diários. Quanto a esta frequência, existe muitos aspectos a se abordar, mas de maneira geral, o treino deve ser feito mais do que uma vez por semana, a menos do que isto venha a causar um desgaste excessivo e consequentemente possa comprometer a saúde do cachorro. E pode-se inclusive fazer uma variação nos tipos de treinos, pois há outras formas de treinamento como natação, esteira (semelhante à caminhada, porém ainda muito mais monótona para o cachorro), brincadeiras livres (bolas, iscas etc) ou no caso do Agility, onde o próprio exercício pode ser o treinamento.


E mesmo que existam muitas teorias em relação à rigidez ou flexibilidade do ritmo de treinamento,  porem, neste caso é muito importante saber respeitar a individualidade de cada cachorro, pois caso contrario há grande possibilidade de se ter um cachorro apático e desinteressado. E o programa de treinamento deve ser desenvolvido em conjunto com o veterinário, treinador e o responsável pelo cachorro, com o objetivo de se conseguir o melhor desempenho possível do cachorro sem comprometer ou afetar a sua saúde. E para um bom controle dos benefícios de treinamento, o monitoramento dos resultados é fundamental, pois deve-se monitorar ganho/perda de peso, interesse pelo alimento, hidratação e a medida da evolução da musculatura das coxas.



Que também pode ser útil, e esta medida deve ser feita usando-se uma fita métrica. E quanto à dieta oferecida ao cachorro,, obviamente, é claro que deve ser a melhor possível, pois é muito grande a demanda por proteínas de qualidade para cachorros que estejam em processo de treinamento severo. Chegando a uma percentagem de 53% em cachorros de trenó, sem qualquer sinal de danos hepáticos ou renais, já os carbohidratos tem uma importância menor, já que o cachorro tem capacidade de convertê-los a partir de várias fontes, e o mesmo se observa com relação às gorduras. Já a suplementação de perdas de sais minerais na dieta parece revelar poucos efeitos positivos, porem realmente, os estudos com relação a este tema são muito poucos.


Deve-se tambem ficar atento e tomar certos cuidados, para se evitar os danos causados pela exaustão, pelo excesso de impacto sobre as articulações, e tambem jamais se deve fazer uso de anabolizantes, para se aumentar o porte e a massa muscular dos cachorros, pois os mesmos causam graves e irreparáveis danos em seus sistema renal e hepáticos, sem contar da grande possibilidade de futuramente virem a desenvolver cancêr nestes órgãos. E é claro que, submeter um cachorro ainda não totalmente formado ao estresse de um treinamento físico intenso, ou pior ainda, fazer longas pausas entre estes períodos, parecem atitudes no mínimo impensadas.


Pois os danos causados sobre as extremidades de ossos longos, ligamentos e cápsulas articulares pelos treinamentos constantes e intensivos de alto impacto, pode ocasionar e determinar até inutilização do cachorro acometido para fins de esporte. Por último é muito importante voltar a ressaltar o volume excepcional de efeitos colaterais pelo uso de esteróides anabolizantes e tambem das fórmulas "mirabolantes e geniais"  de suplementos alimentícios, que absolutamente não são testados cientificamente e que transformam os cachorros de futuros atletas de sucesso a cachorros precocemente inutilizados e com sérios problemas crônicos de saúde. 



Regras Básicas e Fundamentais:

1. O exercício deve ser, antes de mais nada, uma atividade prazeirosa para o cachorro e não um tormento.

2. Não deve se forçar seu filhote a uma carga de exercício muito alta, pois um filhote, especialmente de raças grandes, só atinge seu ápice em termos de massa muscular e ossatura após 24 meses.

3. Não utilize nenhum suplemento alimentar ou vitamina sem consultar o seu veterinário.

4. E na prática de natação, a primeira coisa que o cachorro deve aprender é como sair da piscina.

5. Nunca deixe seu cachorro sozinho na piscina, uma vez que ele pode afogar-se pela exaustão de ficar nadando para se manter na superfície.

6. As caminhadas mais severas nas raças de grande porte, também podem ser feitas com bicicleta ou motocicleta, mas sempre respeitando-se o ritmo do cachorro.
7. Nunca faça exercícios com o seu cão nas horas mais quentes do dia. Prefira o começo da manhã ou o final da tarde.




COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado