.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Cachorros - Transporte/Viagem.



Cachorros - Transporte/Viagem: É cada vez maior o número de pessoas que querem passar as férias junto com seus cachorros, e quando viajam, inclusive de avião, consequentemente os levam juntos. Porem viajar com um cachorro no Brasil, ainda não é muito simples, pois a grande maioria dos hotéis não estão preparados, e não aceitam hospeda-los. E os hoteis que aceitam ter hóspedes caninos, têm regras restritivas bem definidas, sob alegação de que são necessarias e impressindiveis para se respeitar o espaço dos outros hóspedes. E são relacionadas adiante uma lista de quais as providências são necessarias, para quem pretende viajar e passar as férias com seus cachorros, sem maiores problemas, deve-se se preucupar inicialmente com a bagagem do cachorro.


Sendo que a bagagem do cachorro deve ser composta por itens básicos, como guia  e coleira. E ração em quantidade adequada para os dias de férias, pois não se pode contar unicamente com a possibilidade de se encontrar a ração do cachorro apenas no destino. Documentos e tabelas de vacinação do cachorro, juntamente com potes para água e comida e outros utensílios para o conforto e o bem estar do cachorro como toalhas e a caminha. Farmácia básica recomendada pelo veterinário para casos de emergências, e com relação a saúde, consulte o seu veterinário para que as vacinas e vermífugos estejam em dia. E em casos específicos, como as viagens para o litoral, é importante que se tenha em mente a precaução contra a dilofilariose, que é mais conhecida como ´Verme do Coração´.


E se o destino for uma fazenda ou uma hospedagem rural, em meio a vacas, cavalos e outros cachorros, o cuidado deve ser redobrado para se evitar a ocorrência do parasitismo por pulgas e, principalmente, carrapatos. Assim, o ideal é se aplicar uma dose extra de antipulgas e de carrapaticida, e ao final do dia, e bastante conveniente tambem se fazer uma inspeção no cachorro, especialmente se for peludo, para se poder conferir se há a presença de carrapatos. Lembre-se de que os carrapatos transmitem babésia e a erlichiose, que são doenças graves e de dificil tratamento e que inclusive podem levar os cachorros ao obito. Caroços suspeitos podem ser berne, e os bernes são causados pelas moscas berneiras e causam muitos incomodos, como dores, coceira e irritação.


E não se deve tenta-los retirá-los sem o auxilio de um veterinário, pois se forem retirados de forma errada, os bernes podem causar serias infecções. E picadas de insetos também podem causar inchaços, especialmente se o cachorro for alérgico, e deve-se procurar informar-se com um veterinário sobre quais as medidas que podem ser tomadas nestes casos. Verifique com ele quais os medicamentos recomendados para que você tenha em sua farmácia básica, pois é sempre mais fácil levar os remédios de casa. E para o transporte e o trânsito de cachorros e gatos fica dispensado da exigência da GTA, para esse trânsito, os animais deverão estar acompanhados de atestado sanitário emitido por um médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais.


Comprovando a saúde dos mesmos e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica. E o ideal é imprimir a resolução que está no link a seguir, evitando-se preventivamente maiores problemas durante a viagem. http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/  consultar Legislacao.  do? operacao=visualizar&id=17165. E para viagens internacionais , o cachorro ou gato deve ter um Certificado Zoossanitário Internacional, CZI, emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura. Inclusive o CZI pode ser retirado no aeroporto, antes do embarque, ou na sede do Ministério da Agricultura de cada Estado.


A validade é de oito dias, é muito importante tambem confirir antes de embarcar as políticas de quarentena do país de destino. E os países que têm restrições mais severas são a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Inclusive os cachorros e gatos são confinados no aeroporto, e somente são liberados depois do período de quarentena, que pode variar de 1 a 6 meses. A maioria das empresas de ônibus aceita sem problemas cachorros e gatos de pequeno porte, desde que eles tenham a documentação necessária e viajem em caixas adequadas, normalmente no bagageiro, para não incomodar os outros passageiros, certifique-se das condições antes de adquirir a passagem. Porem se a opção for pela viagem de carro, é fundamental que o cachorro seja transportado em caixas de transporte apropriadas.


E é permissivel e possivel no máximo se transportar um cachorro no banco de trás do veículo. Para essa opção é recomendado que seja usado um cinto de segurança próprio para cachorros. Sendo que estas recomendações atendem às normas estabelecidas pelo Novo Código Brasileiro de Trânsito que prevê multas e perda de pontos na carteira de habilitação caso essas normas sejam desrespeitas. Inclusive é conveniente se escolher os horários menos quentes para viajar, e tenha em mente que serão necessárias paradas para dar água e para que o cachorro possa fazer suas necessidades fisiologicas. Sendo que o local das paradas deve ser bem escolhido, e procure por motivos de tranquilidade para o cachorro e tambem segurança, dar preferência a parar apenas em postos de gasolina e/ou postos rodoviários.


Evite parar no acostamento porque alem de ser perigoso em todos os sentidos, o movimento dos carros tambem pode inibir e assustar o cachorro. E tambem é preferível não alimentar o cachorro antes de sair para viajar, prefira oferecer alimentos e petiscos após o término da viagem, garantindo assim que ele não enjoe no caminho. Se não for possível, ofereça a comida em menor quantidade e aproveite alguma das paradas no meio do caminho para ir completando a ração. Se você notar que durante a viagem seu cachorro está enjoado e com tendencias a vomitar, o melhor é suspender completamente a comida e não forçar o cachorro a comer.


E tambem nas viagens de de avião, além do atestado de saúde, que poderá ser fornecido pelo seu veterinário, é fundamental que a reserva seja feita com antecedência porque as empresas aéreas possuem um limite para o transporte de animais em cada vôo. Algumas empresas aceitam transportar os cachorros de pequeno porte, no compartimento de passageiros, junto com o responsável. Porem os cachorros maiores viajam no compartimento de babagem, e o seu peso é cobrado como excesso de bagagem. Inclusive algumas empresas aéreas exigem que o cachorro seja sedado antes do vôo, consulte o seu veterinário para que ele informe a dose de tranqüilizante necessária. E com relação a hospedagem, no Brasil ainda são poucos os hotéis que aceitam cachorros e gatos como hóspedes. E tambem a reserva deve ser feita com antecedência a acima de tudo, a boa educação do cachorro é a garantia de férias bem curtidas.




Algumas dicas de bom comportamento em hotéis:

·        Nunca deixe o seu cachorro destruir objetos e moveis no aparamento, lembre-se que a boa impressão pode abrir portas para outros cachorros, e uma temporada desastrosa pode fechá-las.

·        Conduza seu cachorro, sempre, com guia e coleira, respeitando sempre os outros hóspedes, que até tem o direito e podem simplesmente não gostarem de cachorros.

·        Se o cachorro ficar no quarto, leve-o para fazer suas necessidades em local previamente combinado com a gerência e lembre-se sempre de recolher as fezes de seu cachorro.

·        Procure evitar que o seu cachorro arranje brigas com outros animais do local, e nunca perca seu cachorro de vista. Pois principalmente em lugares estranhos, os cachorros não tem nenhuma noção dos riscos ou perigos, podendo inclusive facilmente se perderem, o que pode vir a simplesmente arruinar seus planos de férias. E tambem os cachorros do local devem ser respeitados, lembre-se que eles estão na própria casa e o seu é apenas um visitante.



Outros cuidados

·         Prefira sempre passear com seu cachorro em horários menos movimentados.

·         Não leve seu cachorro à praia, pois na grande maioria das localidades, é contra lei e você ainda corre o risco de ser multado ou entrar em brigas com outros usuários da praia.

·         Não deixe de identificar o seu cachorro com nome e telefone, pois nunca se está livre de que ele se perca.

·         E durante os passeios, leve sempre saquinhos para recolher as fezes do seu cachorro.

·         Acima de tudo, é importante lembrar que nem todo mundo adora cachorros, e que mesmo quem gosta pode não querer brincar com o seu cachorro, pois evitando-se confusões ou desagrados, você ajudar a consolidar o conceito de que os cachorros devam tambem ter direito a seu espaço e serem bem recebidos nos seus destinos.









COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado