sábado, outubro 08, 2011

Cachorros - Agility.



Cachorros - Agility:  O Agility teve sua origem durante a década de 70, na Inglaterra, e foi quando durante a CRUFT, que é a maior exposição da cinofilia inglesa, foi introduzido como ‘show’ nos intervalos para entreter o público que assistia à exposição. E de lá para cá, consolidou-se como esporte canina na Inglaterra e posteriormente espalhou-se pelo mundo, inclusive chegando tambem no Brasil. E o Agility é um esporte que teve como base e ‘inspiração’ as provas hípicas, e consiste basicamente na condução do cachorro, que fica solto, através de um percurso formado por diversos obstáculos no menor tempo possível e cumprindo devidamente as regras impostas para cada um deles, não cometendo, ou cometendo um minimo de faltas. 


Os obstáculos são de 12 a 20, segundo as regras da FCI, e são numerados em ordem crescente numa seqüência estabelecida pelo Juiz momentos antes da realização de cada prova. E após a definição do percurso, os participantes podem ter até 5 minutos para o fixar e estabelecer a melhor estratégia para o abordar com o seu cachorro. E existem varios níveis de dificuldade diferenciados para iniciantes de acordo com as regras da FCI, que é a Féderation Cynologique Internacional, assim como categorias que levam em conta o tamanho do cachorro, que vão desde a standard que são para cachorros de médio e grande porte, e a mini que é para cachorros pequenos. No entanto, talvez a maior ‘sedução’ do Agility é ser uma atividade que promove a integração mais profunda entre os responsáveis e seus cachorros, integração esta que se baseia principalmente na diversão. 


Isso sem contar que o Agility, diferentemente das exposições de beleza, consegue rapidamente a adesão do público, que também se divertem e inclusive torcem por seus cachorros prediletos. Entretanto para poder praticar e participar das provas oficiais de Agility, atualmenter ainda é necessario que o cachorro tenha pedigree, porem nas ‘extra-oficiais’ essa exigência não é necessária, possibilitando então que um maior número de pessoas e cachorros possam participar das competições. E é necessário também que tanto os cachorros como os seus responsáveis passem por um processo de aprendizado, que inclui o adestramento básico de obediência como pré-requisito para a introdução dos obstáculos. 


Afinal, se o cachorro não obedecer, não será possível indicar-lhe a ordem em que deverá ultrapassar os obstáculos.  Inclusive durante a prova de Agility, o cachorro deve seguir solto, e o condutor não pode tocar no mesmo nem usar guias ou coleiras, podendo apenas fazer sinais que indiquem ao cachorro qual o obstáculo deve ser vencido. E em países em que a prática do esporte é mais difundida, existem vários Campeonatos Locais, Regionais e Nacionais, além do Campeonato do Mundo disputado anualmente entre as várias Seleções Nacionais. 


E apesar de ainda recente no país, o Brasil já conta com diversas equipes, e há um interesse cada vez maior em seu desenvolvimento, o que tem levado ao surgimento de ‘classes’ de adestramento tendo como objetivo final a prática do Agilty. E a primeira competição oficial de Agility que ocorreu no Brasil, aconteceu em Água Branca, no estado de São Paulo, em Novembro de 1998. Além da competição ‘nacional’, em que a participação de todos os cachorros (com ou sem pedigree) foi permitida, houve também uma prova pan-americana, entretanto nesta prova somente os cachorros com pedigree puderam participar.







COMPARTILHE A POSTAGEM.

COMPRE E RECEBA EM CASA! COM TODA COMODIDADE, SEGURANÇA E RAPIDEZ.

,

,

CURSO DE VIOLÃO: EBOOK + VIDEO AULAS - TOTALMENTE GRATIS!