.

segunda-feira, outubro 10, 2011

Cachorros - Raças Braquicefálicas.




           

Cachorros - Raças Braquicefálicas: A maioria das pessoas, e inclusive muitos dos responsáveis por cachorros de raças que possuam está caracteristica anatomica, não tem a mínima noção do que venha a significar o termo "Braquicefálico". Porem está caracteristica peculiar está presente na anatomia de diversas raças como a raça Bulldog Francês, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Bulldog, Shih Tzu e em varias outras raças que tambem tenham em comum está caracteristica. Pois estas raças tem em comum e se caracterizam por terem a anatomia estética e funcional de seu nariz, de sua boca incluindo a arcaria dentaria e os lábios, bastante diferenciada das outras raças de cachorros.



Sendo que está peculiar anatomia estética e funcional se caracteriza por ter tanto o seu nariz quanto a sua boca praticamente embutidos no rosto do cachorro, fazendo com que o rosto do cachorro fique com uma aparência achatada. Inclusive está palavra "Braquicefálico" tem origens gregas, pois "braqui" significando curto, e "cefálico" significando cabeça. Pois os cachorros braquicefálicos foram criados e desenvolvidos para possuírem um maxilar inferior normal, ou seja, que seja proporcional ao seu tamanho corporal, e um maxilar superior recuado. Entretanto ao se produzir e se aprimorar estas caracteristicas estéticas e funcionais nestas raças de cachorros, estas raças foram comprometidos de diversas maneiras importantes.



E principalmente quem é responsável por um cachorro destas raças, precisa estar ciente e familiarizado com as necessidades especiais das raças de cachorros que sejam braquicefálicas. Pois as raças braquicefálicas são caracterizadas pela síndrome respiratória braquicefálica, que afeta todo o seu sistema respirátorio ou isoladamente diferentes áreas de seu respectivo trato respiratório. Porem felizmente, a maior parte dos cachorros, principalmente se forem tomados certos cuidados, não sofrem de todos os aspectos da síndrome, mas deve-se ficar ciente sobre qual desses aspectos o cachorro pode vir a manifestar e possuir. Como a Estenose das Narinas, que é o nome técnico/cientifico para denominar as narinas estreitas.



Pois os cachorros das raças braquicefálicos tem uma abertura nasal muito estreita e pequena para poder respirar, o que consequentemente dificulta e limita bastante o seu potêncial respiratorio, e se este problema lhe causar muitas limitações respiratorias e se tornar cronico e consequentemente muito grave, a correção cirúrgica é possível e necessária. O Palato Móvel Alongado, pois devido ao caracteristico achatamento no rosto destes cachorros, é bastante difícil anatomicamente caber todos os tecidos moles da boca e da garganta no rosto curto dos cachorros braquicefálicos. Ocasionando como resultado, que o palato mole (que separa a passagem nasal da cavidade oral) fique pendurado solto até a garganta, criando sons de ronco.




Praticamente, todos os cachorros braquicefálicos em maior ou menor grau sofrem deste problema, porém, exceto nos Bulldogs, inclusive os Buldogues Franceses, estes problemas respiratórios são raros. E tambem para as raças de cachorros braquicefálicos, latir ou ofegar em excesso podem causar inchaço da garganta, que, por sua vez, pode desencadear diversos outros problemas relativos. Os cachorros das raças braquicefálicas tambem sofrem com a hipoplasia traqueal, pois a traquéia dos cachorros braquicefálicos podem ser perigosamente estreita em alguns pontos. Inclusive esta condição resulta em um grande risco anestésico, e deve ser analisado e se for o caso descartada atraves de radiografias peitorais antes de qualquer procedimento cirúrgico.



E sofrem tambem de forma constante e intensamente de estresse por calor, devido principalmente a todas as suas inerentes obstruções respiratórias superiores, o cachorro braquicefálico é um ofegante ineficiente. Pois as outras raças caninas, com seus rostos e gargantas mais convencionais conseguem passar ar rapidamente pela língua ao ofegarem, onde a saliva evapora da língua enquanto o ar passa, e o sangue que circula através da língua é esfriado eficientemente e depois circula mais resfriado para o resto do corpo. Porem no cachorro braquicefálico, um maior trabalho extra é necessário a fim de mover a mesma quantidade de ar, já que as vias respiratórias se tornam cronicamente inflamadas e inchadas.



E isto acaba acarretando e levando a uma obstrução mais severa, crises e a mais sobreaquecimento, devido a tudo isto os cachorro Braquicefálicos são potênciais candidatos a sofrerem "ataques de calor". Como um todo, as vias respiratórias superiores de um cachorro braquicefálico compromete sua habilidade de inspirar ar. E mesmo que em condições normais, isto não vem a ser tão grave a ponto de comprometer e causar maiores problemas. Entretanto os responsáveis por cachorros braquicefálicos devem tomar cuidado a fim de não deixar o seu cachorro ficar muito acima do peso ou exposto ao sol e consequentemente ficar excessivamente aquecidos devido a insolação nos meses e climas mais quentes.



Os responsáveis devem ficar atentos tambem se a intensidade do ronco é normal para a raça de seu respectivo cachorro, e caso o cachorro necessitem de anestesia ou sedativo, o veterinário pode-rá precisar tomar precauções extras ou tirar radiografias antes de lidar com a gravidade da síndrome. Pois o risco anestésico é bem maior do que o normal nessas raças, inclusive na maioria das vezes essas precauções extras necessárias são administradas prontamente pela maioria dos hospitais de animais. E tambem devido a maior parte de seus ossos nasais serem compactados, os cachorros braquicefálicos tendem a ter problemas oculares.



Em decorrência ao modo em que seus olhos estão anatomicamente localizados na sua cabeça. Pois observando-se os olhos proeminentes desses cachorros, pode-se notar que a órbita ocular é muito "rasa". Isso significa que qualquer batida na parte de trás da cabeça pode fazer com que um dos olhos saia de sua órbita, e seja então necessário que se faça a sua recolocação de forma cirúrgica. E isto também pode vir a acontecer, ocasionado por muitos puxões na guia, caso  o cachorro esteja usando uma coleira, por esta razão, recomenda-se a utilização de coleiras peitorais para cachorros braquicefálico, o que limita em muito a ocorrência deste problema caracteristico.



Inclusive muitas vezes, os olhos destes cachorros são tão proeminentes que as pálpebras de seus olhos não conseguem fechar completamente por cima dos olhos. E isto pode causar uma grande irritação, e em consequencia os centros dos olhos podem ficar secos, se uma correção cirúrgica não for feita. E quando não se consegue perceber isto durante o ato de piscar os olhos feito pelo cachorro, deve-se tentar observar enquento ele estiver dormindo, pois cachorros que sempre dormem sem fechar os olhos completamente, podem vir a precisar de uma correção cirurgica, porem para um diagnostico preciso deve-se consultar um médico veterinário.



E problemas de pálpebras são muito comuns nestas raças, deve-se então ficar atento e procurar por umidade persistente em volta dos olhos. Em alguns cachorros, o formato das pálpebras prejudica o escoamento de lágrimas, que podem ter uma tendência a acumular. Porem este problema não pode ser corrigido cirurgicamente, mas tambem não causa tanto desconforto ao cachorro. No entanto, existe um outro problema mais sério que se parece bastante com este. e este segundo problema é quando as pálpebras "enrolam para dentro" de modo que as pálpebras esfregam nos olhos de forma crônica e constante , podendo provocar ulcerações, e este problema, dependendo de sua intensidade pode vir a precisar de uma cirurgia.



E está irritação crônica aparece em forma de uma área pigmentada na superfície do olho, especialmente no lado perto do focinho. E é muito difícil de ver sem o auxilio de uma luz forte, mas se for notado, deve-se procurar a causa, e dependendo do local da pigmentação, a cirurgia pode ser recomendada. E as outras preucupações referentes, são em relação a arcaria dentaria destes cachorros, pois os cachorros em geral tem 42 dentes em suas bocas. E mesmo que os cachorros braquicefálicos também tenham 42 dentes em sua arcaria dentária, eles porem tem muito menos espaço para estes dentes se posicionarem em suas bocas. Significa dizer então, que os seus dentes vão ficar muito aglutinados ou expremidos, e tendem a crescer em ângulos diferentes.





Que por sua vez, tendem a reter e prender residuos e restos de alimentos, o que pode vir a ocasionar doenças periodontais bem mais precocemente ou mais cedo do que em outras raças não braquicefálicas.  E quanto mais cedo e precocemente começar a se prevenir, e a se usar produtos dentarios na higiene bucal do cachorro, maior é a possibilidade de se previnir e se evitar serios problemas bucais e periodentários, inclusive tambem possíveis cirurgias dentárias.  E tambem há a possibilidade de ocorrência de infecções nas dobras de sua pele, pois são ploblemas muito comuns nas dobrinhas das faces dos cachorros de raças braquicefálicas.  Inclusive não se pode esqueçer de examinar essas áreas periodicamente, e ficar atento e procurar por pequenas feridas ou vermelhidões.



E tambem as largas cabeças destas raças, tornam a sua reprodução bastante complicada, e devido a isto, o parto através de cesáriana é frequentemente utilizada.  Devido principalmente ao trabalho de parto muitas vezes se tornar dificil, sendo comum então a assistência cirurgica, que quase sempre é imprencindivel e necessária. E é muito importante e etico não fazer reprodução em fêmeas com hipoplasia traqueal, aliás, é importante não se reproduzir qualquer cachorro com doenças genéticas (hereditárias). Portanto, o melhor nestes casos é deixar a criação e a reprodução destas raças restrita aos especialistas que são os criadores renomados, que conhecem todas as caracteristicas e problemas inerentes aos cachorros de raças braquicefálicas, evitando-se assim a disseminação de muitos problemas e doenças geneticas que podem eventualmente vir a acometer alguns exemplares destas raças.



Entretanto apesar de todos os problemas decorrentes de suas caracteristicas anatomicas e funcionais, as raças braquicefálicas tem a predileção e são as preferidas de muitos pessoas e responsáveis por todo o mundo. Pois são justamente estas suas caracteristicas anatomicas que fazem o charme e a originalidade destas raças, fazendo inclusive a serem quase que irresistíveis, principalmente devido as suas carinhas amassadas, que proporcionam suas expressões inconfundíveis, porem devido as suas necessidades especiais, aqueles que possuem cachorros desta raça devem procurar se informar sobre o assunto, que é muito importante. Inclusive peça auxilio a um medico veterinário para se informar sobre os cuidados preventivos necessarios e que devem ser tomados por quem possui um cachorro braquicefálico.



COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado