.

terça-feira, outubro 11, 2011

Cachorros - Exames Periodicos.



Cachorros - Exames Periodicos: Assim como os seres humanos, os cachorros e outros animais de estimação também devem passar por um check-up anual, principalmente aqueles que têm mais de 8 anos de idade. Pois estes exames ajudam em muito a detectar precocemente a presença de varias problemas e doênças como diabetes, insuficiência renal, presença de parasitas entre outras. E é muito importante se descobrir estes problemas de saúde o quanto antes, porque o tratamento é mais bem mais fácil e as chances de cura são muito maiores. A diabetes, por exemplo, pode facilmente provocar o aparecimento de catarata nos cachorros, e leva-los à cegueira quando não são tratadas a tempo. E o animal doente passa a urinar mais (poliúria), beber mais água (polidipsia), comer mais (polifagia) e, com a evolução da doença, consequentemente emagrece bastante.





A insuficiência renal também é uma doença degenerativa e, nos estágios mais avançados, pode tambem facilmente levar à morte. E seus principais sintomas são, vômitos, desidratação, polidipsia, poliúria e anorexia (falta de apetite). Já os parasitas podem causar diarreia, vômitos e emagrecimento, mesmo que o cachorro esteja se alimentando normalmente. Estes são apenas alguns exemplos de doenças que podem atingir os cachorros e tambem outros animais de estimação. Entretanto há muitas outros problemas e doênças que não provocam sintomas tão evidentes, por isto, deve-se imediatamente procurar um veterinário ao se perceber ou se notar que o cachorro esteja triste, (apático) e sem apetite. E o medico veterinário saberá indicar os exames corretos e os centros de diagnóstico especializados que devem eventualmente serem procurados. Inclusive atualmente, a veterinária dispõe de especializações e recursos para fazer muitos exames, dentre eles:







Laboratório Clínico
- Análise Citológica
- Biópsias
- Dosagens toxicológicas
- Exames bioquímicos por automação (ureia, creatinina, fosfatase alcalina, colesterol, triglicérides e etc.)
- Exames hormonais (T3, T4, estradiol, progesterona, cortisol e etc.)
- Hemograma ("exame de sangue")
- Microbiologia (culturas fúngicas e culturas bacterianas)
- Parasitologia (exame de fezes)
- Perfil de exames (renal, hepático e etc.)
- Testes sorológicos (AIDS felina, leucemia viral felina, cinomose, parvovirose, ehrlichiose, toxoplasmose, dirofilariose, brucelose, fator reumatico.





Exames por Imagem
- Ecocardiografia
- Endoscopia
- Raio-X (simples, contrastado e mielografia)
- Ultra-som

Outros:
- Eletrocardiograma
- Anatomia Patológica e Necrópsia (medicina legal e laudos periciais)
- Anestesiologia Especializada
- Cirurgias Especializadas (ortopedia, próteses, coluna e etc.)
- Dermatologia / Dermatopatologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Oncologia
- Reprodução (inseminação artificial, espermograma)






COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado