.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Cachorros - Tumores.




           

Cachorros - Tumores: A Oncologia é a parte da medicina tanto humana quanto veterinária, dedicada aos estudos, pesquisas e ao tratamento de tumores. Vamos então a principio passar uma noção geral sobre os diferentes tipos de tumores que podem vir a acometer especificadamente os cachorros. Pois assim como os seres humanos, eles tambem não estão livres de serem acometidos por tumores, e que podem tambem ser podem ser do tipo benigno ou maligno, podendo inclusive se disseminar no organismo e afetar vários órgãos do corpo do cachorro. E é muito importante que o responsável periodicamente observe bem atentamente o seu cachorro, para poder notar antecipadamente e de forma preventiva o aparecimento de qualquer abcessos, caroços ou alteração na pele. 



Inclusive estas alterações podem ser externas e bem evidentes, como tumores de pele ou tumores das glândulas mamárias, mas podem ser internas e mais difíceis de serem observadas, como neoplasias em fígado e baço, entre outros órgãos. E entre as ocorrências de maior incidência nas clínicas veterinárias é o aparecimento de tumores de mama em cadelas, principalmente em idosas e que nunca deram cria. Sendo que eles podem ser benignos ou malignos, e caso sejam malignos, pode rapidamente vir a ocorrer a metástase, que são focos que foram disseminados da neoplasia em outras partes do organismo. E que podem inclusive não somente vir a causar sérios danos à saúde do cachorro acometido, como tambem leva-lo em um curto espaço de tempo ao óbito. 



E geralmente uma das localizações mais comuns de sua manifestação das metástases destas neoplasias são os pulmões. E Tumores de pele tambem são bastante frequentes de serem diagnosticados nas clínicas, inclusive  aparecimento de alguma lesão "estranha" no pelame do cachorro deve ser imediatamente comunicado ao veterinário, pois caso o tumor seja maligno, quando diagnosticado a tempo, deve ser retirado e tratado imediatamente, devido principalmente a sua rápida disseminação e desenvolvimento, aumentando assim as chances do cachorro vir a sobreviver e conseguir ter uma sobre-vida e com uma boa qualidade de vida. 



Deve-se então se ficar atento aos sintomas como evidente perda de peso sem causa definida, pêlos opacos e que caem facilmente, apatia, dificuldade respiratória entre outros similares. E mesmo que sejam sintomas genéricos, mesmo assim podem estar ligados à presença de neoplasia interna. E nestes casos, somente o médico veterinário poderá diagnosticar a presença da doença através da história e exames clínicos, associados à realização de exames laboratoriais, como análises clínicas, raio-X, exame ultra-sonográfico, etc..











COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado