.

sexta-feira, outubro 21, 2011

Cachorros - Insuficiência Renal.



Cachorros - Insuficiência Renal: Todo o líquido que é ingerido pelos cachorros, e tambem  outros animais, assim como acontece no organismo humano, é absorvido e depois passa para o sangue. E através do sangue, a água passa por dois filtros bastante seletivos, e estes filtros são exatamente os rins. Inclusive a função desses órgãos é muito importante, pois são os rins que se encarregam de regular a quantidade de urina formada, que liberam as toxinas para fora do organismo e retem os compostos importantes, e que não devem ser eliminados, como as vitaminas, proteínas, sais minerais etc... E quando a capacidade de filtragem dos rins, apresenta-se insuficiente, prejudicada ou alterada, são a principio sintomas de que o cachorro possa vir a estar com insuficiência renal. 



Pois quando os rins ou "filtros" não estão funcionando adequadamente, o reflexo mais importante é a alteração consequente e imediata na quantidade de urina formada. E dependendo do tipo e do grau de lesão apresentada nos rins, o cachorro pode até vir a parar de urinar, ou passar a urinar em grande quantidade e com freqüência. E estas alterações, consequentemente, irão tambem desequilibrar o seu organismo como um todo. Nas lesões agudas, normalmente causadas por infecções urinárias que atingem os rins, o cachorro urina muito pouco ou até mesmo chega a não urinar por um ou vários dias. Quando isto ocorre, as toxinas que deveriam ser liberadas pela urina vão sendo retidas em seu organismo. 



Causando intoxicação, e o cachorro passa então a ter sintomas gerais como vômitos, inapetência, apatia, etc.. Entretanto há outros fatores que tambem podem vir a causar diminuição na quantidade de urina tais como, cálculos urinários (nesse caso a urina é formada, mas não pode ser eliminada pela obstrução causada pela pedra), desidratação grave, hemorragias severas, etc.. E quando é formada pouca urina, esta se apresenta bastante concentrada, de coloração amarelo forte ou escurecida. Sendo que o tratamento consiste em basicamente eliminar as toxinas do organismo, administrando medicamentos que "estimulem" os rins. 


Associado a isso, é preciso combater a causa principal da falta de formação de urina. Ou seja, combater a desidratação ou a hemorragia, combater uma possível infecção renal, etc.. No caso de lesões renais crônicas, os rins perdem a capacidade seletiva e permitem que a água, vitaminas e proteínas, tão importantes ao organismo, sejam eliminadas em quantidade. Ao mesmo tempo, permitem que a uréia e a creatinina, compostos tóxicos, sejam retidos. E o cachorro passa a urinar a todo o momento, em quantidade exagerada e tambem passa a beber muita água. Apresenta tambem vômitos, falta de apetite, desidratação e emagrecimento. 



Inclusive a anemia tambem ocorre frequentemente em cachorros com insuficiência renal crônica, já que os rins produzem fatores que estimulam a formação de sangue pela medula óssea. Outras doenças também podem fazer com que o animal urine muito e constantemente, como a diabetes, ou medicação a base de cortisona por longos períodos, etc.. E o tratamento visa a restabelecer o equilíbrio orgânico, com uma dieta apropriada, com baixo teor de proteína, suplementos vitamínicos e até anabolizantes, na intenção de aumentar a capacidade dos rins. Inclusive nas lesões crônicas, que muitas vezes se manifestam quando grande parte dos rins já perdeu suas funções, não é possível a recuperação do órgão, mas apenas controle da doença. 



E o diagnóstico da doença renal é feita através de exames laboratoriais (exames de sangue), radiografias e ultra-sonografia. O transplante de rins tambem já é feito em cachorros e outros animais, porém, não é uma cirurgia rotineira, e é necessário haver um doador compatível. porem a hemodiálise já é um tratamento realizado em cachorros e gatos, e com bastante sucesso. E tambem é fundamental e muito importante, se ficar atento às alterações significativas no hábito de urinar dos cachorros e tambem outros animais domesticos. Pois a prevenção e o socorro imediato e a tempo é o tratamento mais eficaz.











COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado