.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Cachorros - Hepatite Infecciosa Canina.




             

Cachorros - Hepatite Infecciosa Canina: É uma doença contagiosa que acomete cachorros em todo o mundo, e os seus sintomas variam de uma ligeira febre e congestão das membranas mucosas à depressão severa, leucopenia, e hemorragias com sangramento prolongado. E esta doença também é visto em raposas, lobos, coiotes e ursos e há tambem outros carnívoros que podem se infectar sem entretanto manifestar ou desenvolver a doença. Nos últimos anos porem, a hepatite infecciosa canina tornou-se muito rara em áreas onde é feita a vacinação de forma sistemática e em prazos estabelecidos. A hepatite infecciosa canina é causada por um vírus DNA nonenveloped, adenovírus canino 1 (CAV-1), que é antigenicamente relacionados apenas ao CAV-2, que é uma das causas da traqueobronquite infecciosa canina.




E o seu virus é resistente a solventes lipídicos e tambem pode sobreviver fora de seu hospedeiro por semanas ou meses, entretanto uma solução de 1 a 3% de hipoclorito de sódio ou água sanitária já é um desinfetante bastante eficaz. E a contaminação e as principais vias de infecção pode ser adiquirida atraves da ingestão de urina, fezes ou saliva de cachorros infectados, que são as principais vias de infecção. Inclusive cachorros que se recuperaram da doença, ainda podem eliminar o vírus atraves da urina por aproximadamente uns 6 meses. E a infecção inicial ocorre nas criptas tonsilar e placas de Peyer, seguido de viremia e infecção de células endoteliais em muitos tecidos.



E o fígado, os rins, o baço e os pulmões são os principais órgãos a serem infectados. podendo inclusive ocorrer lesões crônicas nos rins e opacificação da córnea, que tambem resultam de imuno-complexos reações após a recuperação da doença aguda ou subclínica. E os seus sintomas são extremos e variaveis, pois podem variar somente de uma ligeira febre, até o proprio obito do cachorro acometido. Porem a taxa de mortalidade é maior em cachorros lactantes ou muito jovens, sendo o período de incubação de 4-9 dias. O primeiro sinal é uma febre alta, que pode ser de curta duração ou durar de aproximadamente 6 dias, e a leucopenia pode ser o único sintoma manifestado, e se a feber persistir por mais de 1 dia, a forma da doença aguda pode se desenvolver, com sintomas iniciais de taquicardia e febre alta continuada.





E se um dia após a elevação da temperatura inicial, a leucopenia se desenvolver e persistir durante todo o período febril, o grau de leucopenia pode evoluir muito, e está situação parece estar correlacionada com a gravidade da doença. E os sintomas principais são apatia, anorexia, sede, diarreia, conjuntivite serosa dos olhos e nariz e, ocasionalmente, dor abdominal e vômitos. Hiperemia intensa ou petéquias na mucosa oral, bem como aumento das amídalas, e tambem edema subcutâneo da cabeça, pescoço e tronco tambem podem ser vistos. E o tempo de coagulação está diretamente relacionada com a gravidade da doença, inclusive pode dificultar bastante o controle de eventuais hemorragias, que se manifestam atraves de hemorragias ao redor dos dentes decíduos e hematomas espontâneos, por causa subjacente de coagulação intravascular disseminada.





Sinais de deficiencias respiratórias geralmente não são vistos nos cachorros acometidos, no entanto ocorrem sinais em cachorros com traqueobronquite infecciosa. E embora seja incomum, os cachorros severamente infectadas podem vir a desenvolver e manifestar convulsões intermitentes ocasionando consequentemente danos cerebrais, hemorragias do tronco cerebral, podendo este quadro quase sempre resultar em paralisia, e com está paralisia podendo envolver um ou mais membros ou até o corpo inteiro. E a opacidade corneana bilateral, se desenvolve entre 7 à 10 dias após os sinais de crise de hepatrite aguda, e desaparecem expontaneamente em 25% dos cachorros recuperados. Inclusive nos casos leves, a opacidade corneana transitória pode ser o único sinal da doença.





E a Hepatite Crônica tem maior possibilidade de se desenvolver em cachorros com baixos níveis de anticorpos quando expostos expostos ao virus, inclusive a infecção simultânea pelo virus da cinomose tambem às é vezes visto. E as lesões e danos nos tecidos do figado resultam em hemorragias na serosa gástrica, linfonodos, timo, pâncreas e tecidos subcutâneos, e a necrose celular hepática tambem produz uma mudança e um escurecimento na cor no fígado, e que geralmente fica inchado, aumentando  de tamanho. E quanto ao diagnóstico, normalmente, o início abrupto da ocorrência de hemorragia sugerem a presença da doença, porem está evidência clínica nem sempre é suficiente para diferenciar a hepatite infecciosa canina da cinomose, embora as mudanças abruptas no fígado e na vesícula biliar são na pratica bastante conclusivos.





Porem um diagnostico preciso so pode ser é confirmado pelo isolamento do vírus, ou por imunofluorescência,  que pode detectar  a presença de corpos de inclusão intranucleares no fígado. E quanto ao tratamento adequado, inclusive transfusões de sangue podem ser necessários em cachorros gravemente doentes, além disto, dextrose 5% em solução salina isotônica deve ser administrada antes e após a transfusão. Porem em cachorros com tempo de coagulação prolongado, a administração de fluidos pode ser perigosa, então um antibiótico de largo espectro deve ser dado. Embora a opacidade da córnea transitória, que pode se desenvolver e se manifestar no decorrer do curso da doença.





E geralmente não requer tratamento, e uma pomada oftálmica pode aliviar os espasmos ciliares dolorosos que às vezes podem vir tambem a se manifestar. Inclusive cachorros com opacificação da córnea devem ser protegido contra o excesso de luz, e corticosteróides sistêmicos são geralmente contra-indicada para tratamento da opacidade da córnea associada à hepatite infecciosa canina. E a melhor prevenção é feita atraves da vacinação, inclusive já estão disponíveis, e são muitas vezes combinados com outras vacinas, inclusive a vacinação contra a  hepatite infecciosa canina é recomendado no momento da vacinação da cinomose.









COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado