.

quinta-feira, novembro 17, 2011

Sarna Cheyletiella - Cachorros.



Sarna Cheyletiella - Cachorros: A Sarna cheyletiella e uma dermatose causada pelo acaro Cheyletiella spp. Os sintomas são semelhantes aos de outros tipos de sarna (Sarna Sarcoptica/Sarna Demotica) como irritação intensa(prurido), queda de pelos(alopecia), descamações e lesões com postulas e com grandes possibilidades de adquirir infecções por fungos e bactérias. O acaro Cheyletiella spp não e microscopico como os que causam outros tipos de sarna (Demodex Cani/Sarcoptes Scabiel Canis) e pode ser visto com o auxilio de uma simples lupa, sem necessidade de microscópios como ocorre com outros tipos de acaros causadores de sarnas caninas ou zoonozes. A Sarna Cheyletiella assim como a Sarna Sarcoptica e uma Zoonose altamente contagiosa, e o contagio ocorre por contato físico frequente e direto da pessoa com o cachorro infectado.

Os sintomas desta Zoonose nas pessoas se caracterizam por descamações, lesões com postulas e grande irritação (prurido) nas regiões dos braços, abdomem e tórax. E o tratamento e feito com sabonetes, xampus e remédios orais, que deve ser feito somente após o diagnóstico, com prescrição e acompanhamento medico. Deve-se também trocar diariamente e lavar separadamente as roupas pessoais e de cama. O acaro Cheyletiella spp fica na superfície da pele, e apesar de não a escavarem como o fazem os acaros causadores de outros tipos de sarna (Demodex Cani/Sarcoptes Canis). O acaro Cheyletiella spp constroi corredores em forma de túneis no qual habitam, se protegem e também usam para facilitar a perfuração da da propria pele, para se nutrirem do fluido dos tecidos(linfa) do qual se alimentam.

E mesmo não fazendo escavações na pele, a possibilidade de infecção por bactérias e fungos oportunistas é alta, e são decorrentes das lesões e escamações produzidas pelo acaro Cheyletiella spp na superfície da pele da pessoa infectada e acometida por esta Zoonose. O ciclo de vida do acaro Cheyletiella spp assim como os demais acaros causadores de outros tipos de sarna (Demodex Canis/Sarcoptes Canis), passa por 04 estágios ovo,Larva,Ninfa e Estagio Adulto (Macho/Fêmea). E todos os estágios acontecem no próprio hospedeiro levando em media de 12 a 15 dias para se completar todo o ciclo. O acaro Cheyletiella spp consegue se movimentar com relativa velocidade na epiderme do hospedeiro infectado quando comparado com outros tipos de acaros (Demodex Canis/Sarcoptes Canis) que possuem muito pouca mobilidade. O acaro Cheytiella spp se utiliza principalmente dos caminhos em formas de túneis construído por eles para facilitar e agilizar sua movimentação.

O Tratamento da Sarna Cheytiella que acomete os cachorros e feito com remédios em forma de loções, de pó para diluir na agua ou orais. Em qualquer dos casos deve-se administrar os remédios somente após o diagnóstico e com prescrição a acompanhamento de um veterinário. Pois há certas remédios de uso oral utilizadas no tratamento que possuem fortes efeitos colaterais, principalmente a Ivermectina, uma droga fortíssima que possui graves efeitos colaterais, e que se for usada inadequadamente sem a orientação e o acompanhamento de um veterinário, pode provocar o óbito do cachorro. E para complementar o tratamento com medicamentos deve-se também higienizar os locais em que o cachorro fica, principalmente onde ele dorme. E proporcionar ao cachorro uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários para o fortalecimento do seu sistema imunológico.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado