.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Giardiase Zoonose - Cachorros.



Giardiase Zoonose - Cachorros: A Zoonose Giardiase é uma doença infecciosa causada por um parasita intestinal, mais especificamente um protozoário denominado Giardia Lamblia. E a Zoonoze Giardiase pode acometer tanto crianças quanto adultos, entretanto geralmente é assintomática, ou seja não apresenta sintomas, e quando estes se manifestam quase sempre são de forma leve e efemêra, como diarreia e cólicas abdominais. Mas a infecção pode se tornar cronica e apresentar um quadro de maior gravidade como diarreia intermitente com consequente desidrataçao, dilatação na região abdominal, forte flatulência, anêmia com consequente perda de peso e debilitação física. 

A contaminação acontece por ingestão indireta e involuntária dos cistos infectantes existentes nas fezes das pessoas contaminadas, pois as fezes contaminam a agua, os alimentos e até objetos de uso comum. E após a ingestão, os cistos ao passarem pelo estômago se transformam pela ação do suco digestivo em trofozoitos, e os trofozoitos fixam-se aderindo nas paredes do intestino delgado, se desenvolvem e reproduzem-se, originando novos cistos que são eliminados e disseminados nas fezes da pessoa acometida por esta zoonose. 

E o diagnóstico, pode ser feito através de um simples exame de fezes da pessoa com suspeita de contaminação, e o tratamento por medicamentos anti-protozoarios, anti-bacterianos como metronidazol, omidazol e tinidazol. Entretanto só utilize medicamentos com prescrição medica, pois os mesmos podem apresentar contra-indicações graves. Porem a melhor maneira de se evitar a contaminação, é tomando precauções higiênicas e alimentares, como lavar as mãos sempre que for se alimentar, e lavar os alimentos antes de consumi-los. Pois o cloro não elimina o protozoário Giardia lamblia, e alimentos e agua tratados somente com cloro não ficam isentos de contaminação.                        

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado