.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Cachorros - Poodle.



Cachorros - Poodle: O Poodle, também chamado de Barbone e Caniche, é uma raça em que especula-se, seja de origem francesa, entretanto muitos peritos acreditam que o Poodle pode ser originário da Alemanha, da Rússia, da Irlanda ou também da  região da Ibéria, e descenda de raças como o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês, ou o Walter Spaniel Irlandes, entretanto ainda não se conseguiu afirmar com certeza e axatidão qual a verdadeira origem da linhagem dos Poodle.  Alem de ser classificada como uma das melhores raças de companhia também é considerado uma das raças mais inteligentes, devido a sua versatilidade, fidelidade e docilidade. E por possuir tais características e também uma aparência encantadora, é considerado uma das raças mais populares.

E o seu nome Podlle, deriva da palavra alemã "pudel", que significa "chapinhar na água", pois no passado, seus antepassados serviram como um excelente cachorro de busca.  Na França o Poodle é chamado Caniche, que é derivado da palavra Canard, que significa pato, pois era muito usado em caça de aves selvagens aquáticas, por ser considerado um excelente resgatador, pois buscava com precisão e rapidez a caça abatida e a trazia para o seu dono. Mas, atualmente os Poodles são geralmente utilizados como cachorros de companhia e estimação, entretanto, é uma raça muito versátil, pois é capaz também, e com muita eficiência, de caçar, rastrear, ou proteger.

E nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encontrar substâncias ilegais, e devido a sua inteligencia, agilidade e ao seu porte menor, são mais adequados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão.  E são cachorros muito inteligentes, criativos, travessos, otimos nadadores, caçadores e também excelentes cães de guarda, e possuem um temperamento super dócil, sendo extremamente dedicados às pessoas e, consequentemente, zelosos a elas se afeiçoando muito aos seus donos, e com as pessoas com quem estejam familiarizados, não se limitando a ficarem apegados a uma só pessoa da família.  E quanto as suas características físicas, os Poodles tem como padrão, focinho retangular, orelhas pendentes, pelagem encaracolada e macia. E seus olhos têm cores, que dependendo da pelagem podem ser marrom, âmbar escuro ou preta, e as cores da pelagem variam entre branco, marrom, cinza e abricó, existindo também exemplares com pelagem de cores mescladas.

E o tamanho e o tipo de raça do Poodle, de acordo com a FCI, pode ser:
Gigante (ou grande), variando de 45 a 60 cm na altura da cernelha.
Tamanho médio, que varia de 35 a 45 cm na altura da cernelha.
Tamanho miniatura (mini ou anão) entre 28 a 35 cm na altura da cernelha.
Toy, cujo cão mede no máximo 28 cm na altura da cernelha.
Micro Toy, são menores que 25 cm na altura da cernelha.

E em relação a saúde dos Poodles, apesar de serem normalmente saudáveis, como em qualquer cachorro de raça pura, alguns pontos devem ser observados com mais atenção por seus donos, pois principalmente os cachorros mais velhos tem certa predisposição a desenvolverem certos problemas de saúde. E os problemas de saúde mais frequentes em Poodles toy, são a catarata, entropia, epilepsia, degeneração do disco intervertebral, atresia dos dutos lacrimais, Síndrome de Legg-Calvé-Perthes, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina, trichiasis, e urolithiasis. E nos Poodles do tamanho miniatura são, catarata, distichiálise, entropia, epilepsia, glaucoma, degeneração do disco intervertebral, atresia dos dutos lacrimáis, Legg-Perthes, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina, trichiasis, e urolithiasis.

Já os de tamanho médio ou gigante podem apresentar, Doença de Addison, catarata, displasia da bacia, distichiálise, entropia, epilepsia, torção gástrica, persistência do duto arterioso, adenosíte sebácea e Doença de Von Willebrand. E a alergia é comum a todos os tamanhos da raça, entretanto pode ser facilmente resolvida com um simples exame de sangue. O coração aumentado, também é comum a todos os portes, porem, não traz nenhuma consequencia ou limitação à vida dos cachorros afetados. E em relação aos Poodles fêmeas,  as de todos os tamanhos, têm predisposição a desenvolverem tumores na mama, e se não houver uma intenção de cruza-las, é recomendável que se faça a castração antes do primeiro cio, pois este procedimento reduz significadamente as chances de aparecimento de tumores. Para maiores detalhes e esclarecimentos, consulte um veterinário.                  

COMPARTILHE A POSTAGEM.

.

.
.

Visualizações de página do mês passado