.

terça-feira, março 13, 2012

Cachorros - Orientação/Treinamento.



Cachorros - Orientação/Treinamento: Muitos cachorros, são abrutalhados e quase derrubam quem chega pra brincar com eles, ou rosnam quando alguém mexe na sua vasilha de ração ou na sua casa ou espaço. E mesmo que estes comportamentos sejam instintivos, e por mais injusto que pareça ser, interferir na sua natureza, os cachorros precisam controlar alguns de seus impulsos para viver de maneira equilibrada e harmonica entre os seres humanos. Por isso a orientação e educação são primordiais para tornar essa relação ainda mais saudável.

Pois de acordo veterinários especializados em comportamento canino, a educação canaliza os instintos naturais do cachorro por meio da obediência, estimula sua inteligência e ajuda no controle de suas emoções. Como por exemplo, ensinar os cachorros a andarem junto, para evitar brigas e até atropelamentos no caso de algum imprevisto no meio do passeio. Já a orientação e até treinos para fazer suas necessidades sempre local adequado, agiliza e facilita em muito a higienização e a limpeza do local que o cachorro habita.Mas não se deve pensar que o treino ou adestramento, são assimilados imediatamente pelos cachorros ou podem operar milagres.

Atenção, paciência e carinho são fundamentais para não se traumatizar o cachorro, e criar em sua mente uma aversão a estes procedimentos. Pois o treinar o cachorro não significa programar o seu cérebro para que se comporte de maneira automatizada de forma instantânea e constantemente. O cérebro do cachorro funciona de maneira diferente, para ele o que vale é o momento presente e o que ele precisa fazer naquele instante para resolver suas necessidades. E um cachorro que passe muitas horas sozinho dentro de um apartamento ou casa vai buscar alternativas para aliviar a sua solidão, passar o tempo ou até mesmo chamar a atenção muitas vezes danificando ou destruindo moveis e utencilios da casa, e objetos de uso pessoal do dono.

Entretanto não se deve castiga-los, nem usar de violência, ou gritar e fazer ameaças em voz alta– além de formas de maus tratos. Pois só farão o cachorro associar a sua voz e sua presença à sensações ruins, e ele só obedecerá devido ao medo imposto a ele. Pois as técnicas mais recomendadas são as que usam o ‘reforço positivo’, onde se valoriza o acerto ao invés de punir o erro. E de acordo com treinadores e especialistas, a forma de recompensar o cachorro, inclui o “clicker”, que estimula o cachorro a obedecer através de petiscos, brinquedos e elogios, oferecidos imediatamente.

Após o comportamento desejado e o adestramento que valoriza o aprendizado através da inteligência e aptidão instintiva do cachorro para executar tarefas e obedecer aos comandos do líder (treinador ou o dono), sem o uso de guloseimas como recompensa. Para a profissional, a base de todo ensinamento deve ser a motivação positiva, respeito às particularidades da raça e acima de tudo, o amor pelo cachorro.E aquela famosa cara de culpa que os cachorros fazem quando chegamos em casa nem sempre quer dizer o que pensamos.

Um estudo recente conduzido por especialistas em comportamento canino da Universidade de Colúmbia em Nova Yorque, comprovou que o rabo entre as pernas, a cabeça baixa e a saída de cena rápida estão relacionados com a postura do dono e não com o que foi feito de errado. Por isso, todo cuidado é pouco, pode ser, por exemplo, que você tenha sido injusto culpando o cachorro por ter quebrado o vaso de porcelana chinesa, quando na realidade o vaso foi quebrado pelo vento, então muito cuidado com julgamentos precipitados. E saber Como selecionar ou escolher um adestrador profissional e competente para treinar e educar seu cachorro pode não ser uma tarefa tão simples e gera preocupações sobre como encontrar alguém responsável e competente. Por isso há quatro itens que não podem ficar de fora na hora de fazer essa escolha:

- Analisar currículo, formação profissional e o tempo de atuação na área.

- Pesquisar a metodologia de trabalho.

- Pedir referências e checar a opinião de clientes atendidos pela mesma pessoa.

- Acompanhar as aulas e ver de perto como o adestrador interage com o cachorro.

E deve-se estar prevenido, quanto a escolher um adestrador só porque ele cobra barato, sem levar em conta sua formação profissional, pois este é um erro muito grave. porque Um trabalho mal feito pode provocar danos irreversíveis na personalidade do cachorro, e infelizmente este tipo de situação ainda acontece com bastante frequência.E atualmente, graças às avançadas técnicas utilizadas no adestramento de cachorros-guias de deficientes visuais, cachorros salva-vidas de busca e resgates em casos de desaparecimentos ou acidentes e tragédias naturais estes cachorros desempenham uma função importantíssima na sociedade.

Nesses casos, o nível de interação e cumplicidade entre o homem e o cachorro torna-se tão intenso a ponto do homem poder confiar sua própria vida aos olhos, ouvidos e nariz do cachorro. Sendo tambem de fundamental importância a presença de cachorros e tambem outros animais em terapias desenvolvidas com crianças, idosos, deficientes físicos e mentais e que tem apresentado resultados cada vez mais positivos. E quem não tem a opção de contratar individualmente um profissional especializado pode optar pelos grupos de adestramento. Nesse caso, um único profissional orienta diversos cachorros conjuntamente com seus donos

Uma característica importante deste tipo de trabalho é que ele incentiva a sociabilidade do cachorro com outras pessoas e tambem outros cachorros. Atualmente já existem parques públicos localizados em São Paulo com espaços específicos para cachorros, como o Ibirapuera e o Vila Lobos, e costumam ser usados frequentemente para este tipo de atividade. E tambem o Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas com Animais (Inataa) oferece sessões mensais de sociabilidade abertas ao público. Existe tambem

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado