.

quarta-feira, março 14, 2012

Cachorros - Anticoncepcionais/Saúde.



Cachorros - Anticoncepcionais/Saúde: Muitos responsáveis por cachorros ou outros animais de estimação não querem que eles procriem, porem hesitam em castrá-los, por receio do procedimento cirúrgico ou porque muito se fala a respeito dos mitos sem fundamentos relacionados à castração, como o cachorro de guarda ficar manso demais e perder a sua capacidade de vigiar e proteger a casa, e tambem o cachorro passar a ter tendência a obesidade. E devido a falta de informação e orientação, os responsáveis pelos cachorros acabam procurando precipitadamente uma alternativa a castração. E fazem erroneamente a opção pelos anticoncepcionais para evitar a gestação em suas cadelas e gatas. 

Porem a grande maioria dos veterinários, atentam para os riscos desta opção e absolutamente não recomendam esse tipo de medicamento, alertando para as sérias consequencias e efeitos colaterais que eles podem provocar no organismo e consequentemente na saúde dos animais. E estas graves reações e efeitos colaterais tanto podem ser causados por anticoncepcionais injetáveis como em comprimidos. E o seu uso, a médio prazo ou acima de um ano, pode ocasionar varias doenças e sérios problemas de saúde como diabetes, infecção de útero, tumores de mama entre outros. Devido a todas estas graves consequencias provocada na saúde dos cachorros provenientes do uso de anticoncepicionais, é que não se deve recomendar a sua utilização como um método contracepitivo alternativa em substituição a castração. 

Pois o uso destes medicamentos, da origem a vários problemas e enfermidades que causam danos muitos graves a saúde dos animais que os utilizam, e não são danos fáceis de serem tratáveis. Pois doenças como Diabetes e Tumores de Mama, alem de terem um alto custo financeiro os seus tratamentos tambem são complexos e trabalhosos. Sendo a castração, logicamente a melhor opção e alternativa, podendo se fazer este procedimento tanto em machos quanto em fêmeas, e sem duvida é o melhor e o mais indicado método anticoncepcional, para se evitar a gestação nas cadelas, sem comprometer ou prejudicar a sua saúde, inclusive o procedimento cirúrgico da castração sendo feito de maneira correta e adequada, ocasiona riscos mínimos aos cachorros, e o seu resultado alem de evitar a procriação indesejada, ainda ajuda a preservar tanto a saúde dos cachorros quanto das cadelas.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado